Jonathan Schwartz vai revelar quanto dinheiro a Sun faz com o java

basicamente em 3 áreas: J2ME, treinamentos e tools.

Ferramentas? Ele deixou tudo como “open-source” agora :stuck_out_tongue: Receita: $0,00

Treinamento? Então a Globalcode e a Caelum podem competir com a Sun. É claro que por mais caros que sejam os treinamentos, não podem ser uma parte significativa das receitas.

O que pode ser é royalty sobre o uso do Java em JavaCard e Java ME. Não deve cobrar muito caro, senão outras tecnologias seriam muito mais difundidas.

eu chuto que a maior parte eh mesmo o treinamento… e as ferramentas, acho que o suporte da sun deve estar incluido…

Acho que faltou uma parte (ou melhor, foi omitido estrategicamente).

Devia estar incluso também os servidores (Sun Fire) que vem como Java e o Solaris instalados, aréa onde a Sun concorre com a Dell (E até por isto não vai citar numéros para a concorrência).

Flos.

Uma pergunta, tem royalty nos celulares que vem com Java embarcado?

Se for, mesmo que o custo seja reduzido, o numero de celulares deve ser significativo na receita.

Flos.

A meu ver a maior parte deve ser de consultoria na linguagem e acho que esses numeros eles nao vao divulgar.

]['s

Consultoria e Mentoring dão MUITO dinheiro, a sun ajudou em parte do desenvolvimento de software para imigração nos EUA. O contratou foi de quase 100 milhões de dólares. Acho que todos que ja foram aos EUA ja viram que o sisteminha que roda na entrada eh java, swing.

[quote=jmp]Consultoria e Mentoring dão MUITO dinheiro, a sun ajudou em parte do desenvolvimento de software para imigração nos EUA. O contratou foi de quase 100 milhões de dólares. Acho que todos que ja foram aos EUA ja viram que o sisteminha que roda na entrada eh java, swing.

[/quote]

De qualquer maneira, ainda deve valer aquela estatística de alguns anos atrás (de que a IBM tem mais gente trabalhando com Java e consultoria que a própria Sun.)

Independente dos valores, o Jonathan Schwartz não iria fazer um anúncio deste tipo se isso não pudesse ser revertido em favor da própria Sun (i.e., elevação do valor das suas ações).

Bom eu acho que a SUN, teve e tem um papel fundamental no Open Source e que sua colaboração para este nicho, deve ser parabenizado.
Por conta desta tecnologia hoje tenho família e vários bens de consumo.

OBRIGADO JAVA :smiley: