JPA 2.0 Wish List

15 respostas
boaglio

Nesse artigo foi publicada a seguinte wishlist do JPA 2.0:

1. Restriction in callback methods.
  2. @ManyToOne, @OneToMany and @ElementCollection implicits.
  3. Converters.
  4. Method in EntityManagerFactory for obtaining the list of all entities.
  5. Composite keys without key class.
  6. UUID as GeneratedType for @GeneratedValue.
  7. Default fetch value for @ManyToOne.
  8. @ElementCollection.
  9. Qualified properties in @OrderBy.

Já ouvi falar de gente que gostaria de acessar a Connection também.

E vocês, do que sentem falta?

15 Respostas

kicolobo

Sinto MUITA falta de algo como buscas do tipo Criteria do Hibernate.

gui_sv

Opa,

• Criar as chamadas PFK - Primary Foreign Key, ou seja, dados q vem de outra tabela para uma outra como chave primaria. Não sei como faz isso … existe ? ( Acho q o item 5 resolve isso - maravilha)

• Check nos atributos, por exemplo:
    ao criar um atributo char … gostaria q seus valores fossem ‘A’, ‘B’, ‘C’ - semelhante a constraint de check

• Dar nomes as foreigns key e nomes as primaries keys. (Frescura, mas acho q come a ter um controle melhor da base)

• Lazy e Eager - O q diferencia um do outro ?? se uso lazy tenho q fazer a chamada… collection.iterator() … size() … qq coisa … não da na mesma ?

• Union no query language

Acho q é isso … o q sinto mais dificuldade mesmo é em relacao as chaves compostas …

Vlw

Leozin

10- Criteria API

gui_sv

Com relação ao item 5. Composite keys without key class.

@Entity
public class Entity1 {
     @Id
      private String attribute1;

@Id
      private String attribute2;

....
}

Agora o legal …

public class Entity2 {

@Id
     private String number;

@Id
     private Entity1 e1;

...
}

Quando gerar as tabelas, a tabela Entity2 terá 3 colunas chaves - attribute1 attribute2 number - isso é lindo !

Valeu

javaBeats
  1. Criteria API
  2. Criteria API com controle refinado de carga do grafo de objetos.
mcbarsotti

javaBeats:
10. Criteria API
11. Criteria API com controle refinado de carga do grafo de objetos.

tb gostaria desses!!! :lol:

RaulCarlin

Criteria e Projections com certeza…

Eu também gostaria de ter acesso à Connection para, em um caso particular, criar um statement com ela ou coisas do tipo… ia ser legal…

sergiotaborda

RaulCarlin:
Criteria e Projections com certeza…

Eu também gostaria de ter acesso à Connection para, em um caso particular, criar um statement com ela ou coisas do tipo… ia ser legal…

O acesso à connection é uma pegadinha. usar isso é POG.
O problema é resolvido com um NativeCriteria que pode ser executado pelo povedor de forma especifica.

javaBeats

RaulCarlin:

Eu não concordo com acesso direto à Connection. Bom, na verdade não acho que faça mal algum deixar disponível na API, mas já posso ver as besteiras que a galera desavisada vai fazer em nome do sagrado “aumento do desempenho”. Por quê você quer criar um statement “por fora”?

Meu argumento é, se você atingiu o ponto onde anda precisando dessas coisas… tá na hora de repensar o design. E se você realmente precisa rodar alguns statements, use as native queries :wink:

Ao invés disso, seria bom concentrar esforços no aprimoramento de features existentes em providers como o Hibernate; BatchSize e Fetching, Criteria… Customização de statements para determinadas entidades. Etc…

R

A JPA 2.0 possui uma API Criteria

RaulCarlin

Não cheguei à ponto de precisar disso, só falei que seria legal… eu uso uma Query se precisar algo específico, não to preocupado com o desempenho, só falei que seria legal… :frowning:

Paulo_Silveira

Criteria ja esta certo pro JPA 2.0… quem foi no FalandoEmJava sabe!

Esse artigo ta mais parecendo propaganda do OpenXava que qualquer outra coisa nao eh?

Eduardo_Bregaida

Criteria já ta ok.

EDIT: N lembrava q o Emmanuel confirmou Criteria… :smiley:

boaglio

Paulo Silveira:

Esse artigo ta mais parecendo propaganda do OpenXava que qualquer outra coisa nao eh?

Só porque ele citou apenas 10 vezes o OpenXava no artigo ? :mrgreen:

FredMP

Eu gostaria de poder fazer isso: http://www.guj.com.br/posts/list/77162.java

Criado 11 de junho de 2008
Ultima resposta 15 de jun. de 2008
Respostas 15
Participantes 12