Saiu no JavaWorld um tutorial de como rodar o famoso framework para desenvolvimento de aplicações web em Ruby, Ruby on Rails, a execução ainda não está perfeita, mas já é uma grande vitória para os envolvidos e demonstra que em pouco tempo teremos aplicações Ruby de verdade executando na JVM.
Qual seria avantagem de usar o JRoR no lugar do Grails? Acho a integração do Grails com o legado java ótima e o fato dele usar o Hibernate e o Spring por trás também ajuda a convencer os gerentes. Só falta ficar estável…
Pelo o que eu vi do JRoR, ele roda o próprio RoR na JVM, como isso vai interagir com legado java?
O pessoal fala tanto de Ruby, mas se esquecem do Groovy. Claro que o Groovy foi inspirado no Ruby, mas o Groovy tem a imensa vantagem de ter sido desenvolvido para a plataforma java, com todas as suas bibliotecas e API, frameworks, etc.
Ainda não mechi com Groovy, mas estou doido para fazê-lo.
[quote=Rodrigo Carvalho Auler]Qual seria avantagem de usar o JRoR no lugar do Grails? Acho a integração do Grails com o legado java ótima e o fato dele usar o Hibernate e o Spring por trás também ajuda a convencer os gerentes. Só falta ficar estável…
Pelo o que eu vi do JRoR, ele roda o próprio RoR na JVM, como isso vai interagir com legado java?
[]'s
Rodrigo Auler
[/quote]
A vantagem de usar rails seria o ruby, a linguagem tem um arquitetura diferente de java o que procê algumas construções e facilidades que alguns podem achar essenciais, digo isso porque foi por esse motivo que o cara que criou o rails - o DHH usou ruby pra montar o framework, acho que seria interessante dar uma olhada na linguagem pra ver essas características em ação pra se ter uma idéia melhor do que ela pode fazer.
Quanto a rodar a RoR na Jvm, o pessoal que tava trampando no JRuby foi contratado pela sun né? Acho que é só uma questão de tempo mesmo pra se ter uma completa integração de RoR e Java, acredito que com o mustang isso irá ser facilitado demais, mas por enquanto ainda acho essa implementação muito “crua” não usaria em produção por exemplo, mas é o tipo de projeto que compensa assinar o RSS
[quote=roadhouse][quote=Rodrigo Carvalho Auler]Qual seria avantagem de usar o JRoR no lugar do Grails? Acho a integração do Grails com o legado java ótima e o fato dele usar o Hibernate e o Spring por trás também ajuda a convencer os gerentes. Só falta ficar estável…
[]'s
Rodrigo Auler
[/quote]
A vantagem de usar rails seria o ruby, a linguagem tem um arquitetura diferente de java o que procê algumas construções e facilidades que alguns podem achar essenciais, digo isso porque foi por esse motivo que o cara que criou o rails - o DHH usou ruby pra montar o framework, acho que seria interessante dar uma olhada na linguagem pra ver essas características em ação pra se ter uma idéia melhor do que ela pode fazer.
Quanto a rodar a RoR na Jvm, o pessoal que tava trampando no JRuby foi contratado pela sun né? Acho que é só uma questão de tempo mesmo pra se ter uma completa integração de RoR e Java, acredito que com o mustang isso irá ser facilitado demais, mas por enquanto ainda acho essa implementação muito “crua” não usaria em produção por exemplo, mas é o tipo de projeto que compensa assinar o RSS [/quote]
Sendo assim poderia a SUN adotar o RoR como framework padrão e deixar o JSF de lado ??? (to falando besteira ??)
1º: Tem um pessoal defendendo o Groovy, mas é possível desenvolver um projeto web, se sim, de forma facíl como ROR?
2º: Eu acho, que o fato do JSF utilizar componentes renderizaveis, trouxe um outro modo de se fazer web, que não é tão agíl, mas o projeto fica muito profissional.
D-U-V-I-D-O, o mais provável é que a SUN apoie o RoR e dê suporte a ele dentro da JVM (como já vem fazendo), de repente ela enxergou no RoR o “the best framerok of the week” ou algo que o valha
1º: Tem um pessoal defendendo o Groovy, mas é possível desenvolver um projeto web, se sim, de forma facíl como ROR?
2º: Eu acho, que o fato do JSF utilizar componentes renderizaveis, trouxe um outro modo de se fazer web, que não é tão agíl, mas o projeto fica muito profissional.[/quote]
Groovy eh linguagem RoR é Framework… a pergunta teria que ser esta:
Tem um pessoal defendendo o Grails, mas é possível desenvolver um projeto web, se sim, de forma facíl como ROR?