JRuby on Rails - Rails rodando na JVM mais perto de você!
14 respostas
Mauricio_Linhares
Saiu no JavaWorld um tutorial de como rodar o famoso framework para desenvolvimento de aplicações web em Ruby, Ruby on Rails, a execução ainda não está perfeita, mas já é uma grande vitória para os envolvidos e demonstra que em pouco tempo teremos aplicações Ruby de verdade executando na JVM.
RoR isso já virou uma polêmica aqui na empresa,
já que estaremos começando um novo sistema web no final de março.
RoR ou java?
Eis a questão?
Rodrigo_Carvalho_Aul
Qual seria avantagem de usar o JRoR no lugar do Grails? Acho a integração do Grails com o legado java ótima e o fato dele usar o Hibernate e o Spring por trás também ajuda a convencer os gerentes. Só falta ficar estável…
Pelo o que eu vi do JRoR, ele roda o próprio RoR na JVM, como isso vai interagir com legado java?
[]'s
Rodrigo Auler
neofito
O pessoal fala tanto de Ruby, mas se esquecem do Groovy. Claro que o Groovy foi inspirado no Ruby, mas o Groovy tem a imensa vantagem de ter sido desenvolvido para a plataforma java, com todas as suas bibliotecas e API, frameworks, etc.
Ainda não mechi com Groovy, mas estou doido para fazê-lo.
roadhouse
Rodrigo Carvalho Auler:
Qual seria avantagem de usar o JRoR no lugar do Grails? Acho a integração do Grails com o legado java ótima e o fato dele usar o Hibernate e o Spring por trás também ajuda a convencer os gerentes. Só falta ficar estável…
Pelo o que eu vi do JRoR, ele roda o próprio RoR na JVM, como isso vai interagir com legado java?
[]'s
Rodrigo Auler
A vantagem de usar rails seria o ruby, a linguagem tem um arquitetura diferente de java o que procê algumas construções e facilidades que alguns podem achar essenciais, digo isso porque foi por esse motivo que o cara que criou o rails - o DHH usou ruby pra montar o framework, acho que seria interessante dar uma olhada na linguagem pra ver essas características em ação pra se ter uma idéia melhor do que ela pode fazer.
Quanto a rodar a RoR na Jvm, o pessoal que tava trampando no JRuby foi contratado pela sun né? Acho que é só uma questão de tempo mesmo pra se ter uma completa integração de RoR e Java, acredito que com o mustang isso irá ser facilitado demais, mas por enquanto ainda acho essa implementação muito “crua” não usaria em produção por exemplo, mas é o tipo de projeto que compensa assinar o RSS
Rodrigo_Carvalho_Aul
Mas essas facilidades o Groovy tem. Se for pela facilidade da linguagem acho que não tem diferenças signifcativas.
[]'s
Rodrigo Auler
gbmesso
roadhouse:
Rodrigo Carvalho Auler:
[]'s
Rodrigo Auler
A vantagem de usar rails seria o ruby, a linguagem tem um arquitetura diferente de java o que procê algumas construções e facilidades que alguns podem achar essenciais, digo isso porque foi por esse motivo que o cara que criou o rails - o DHH usou ruby pra montar o framework, acho que seria interessante dar uma olhada na linguagem pra ver essas características em ação pra se ter uma idéia melhor do que ela pode fazer.
Quanto a rodar a RoR na Jvm, o pessoal que tava trampando no JRuby foi contratado pela sun né? Acho que é só uma questão de tempo mesmo pra se ter uma completa integração de RoR e Java, acredito que com o mustang isso irá ser facilitado demais, mas por enquanto ainda acho essa implementação muito “crua” não usaria em produção por exemplo, mas é o tipo de projeto que compensa assinar o RSS
Sendo assim poderia a SUN adotar o RoR como framework padrão e deixar o JSF de lado ??? (to falando besteira ??)
Rodrigo_Carvalho_Aul
Dificilmente. O JSF foi feito pra ser complicado pra vender IDE. RoR foi feito pra ser simples e não precisar de IDE.
[]'s
Rodrigo Auler
roadhouse
Mas essas facilidades o Groovy tem. Se for pela facilidade da linguagem acho que não tem diferenças signifcativas.
[]'s
Rodrigo Auler
Mas até onde eu sei ruby é mais velho que groovy não? (embora o rails tenha 2 anos apenas)
Mas eu fui dar uma olhada na sixtaxe do grrovy e realmente eu achei bem parecido, vou dar uma olhada no grails pra poder ter uma opinião
serp
duas coisas:
1º: Tem um pessoal defendendo o Groovy, mas é possível desenvolver um projeto web, se sim, de forma facíl como ROR?
2º: Eu acho, que o fato do JSF utilizar componentes renderizaveis, trouxe um outro modo de se fazer web, que não é tão agíl, mas o projeto fica muito profissional.
roadhouse
D-U-V-I-D-O, o mais provável é que a SUN apoie o RoR e dê suporte a ele dentro da JVM (como já vem fazendo), de repente ela enxergou no RoR o “the best framerok of the week” ou algo que o valha
1º: Tem um pessoal defendendo o Groovy, mas é possível desenvolver um projeto web, se sim, de forma facíl como ROR?
2º: Eu acho, que o fato do JSF utilizar componentes renderizaveis, trouxe um outro modo de se fazer web, que não é tão agíl, mas o projeto fica muito profissional.
Groovy eh linguagem RoR é Framework… a pergunta teria que ser esta:
Tem um pessoal defendendo o Grails, mas é possível desenvolver um projeto web, se sim, de forma facíl como ROR?