Se você quer homem-hora, concordo plenamente. Mas eu não poderia responder a isso melhor que o Paul Graham.
Mas 90% de Java é Struts, JSF, EJB. Eu sei que para alguém que desenvolveu seu próprio framework é difícil de engolir isso, mas hoje, 4 de dezembro de 2007, tem gente começando projeto com Struts 1 e DAO feito na unha. Tem gente para quem JSF ainda é o futuro. Existe muita inovação em Java? Claro. Mas até aí, existe Cobol Orientado a Objetos e até Cobol.NET.
Se todos os desenvolvedores Java do mundo morassem numa cidade, ela teria a população do Rio de Janeiro. É claro que existe uma inércia enorme aí, mas essa inércia é uma espada de dois gumes. As comunidades Ruby e Rails ainda são pequenas e muito mais ágeis. Houve mudanças bastante significativas entre as versões 1.0 e 1.2 de Rails, mas a comunidade está acompanhando. Conforme ela crescer, as mudanças vão se tornar mais difíceis, mas pelo menos elas vão se solidificar em torno de uma arquitetura mais sólida que Struts.
Ruby on Rails não depende de custom classloader e geração de bytecode, então toda a “mágica” fica em Ruby e pode ser estendida em plugins que vão muito mais fundo que um componente ou uma biblioteca. Veja por si mesmo a variedade de plugins disponíveis.