JSF é o futuro nas empresas?

Então vc não poderia falar que JSF é bom, pois parece (não tenho certeza, mas é o que o seu post dá a entender) que vc nunca experimentou outra coisa seriamente. É como o cara que só conhece Struts e acha maravilhoso.

A questão do JSF é que, quando comparado com outros frameworks que estão por aí, ele parece meio espalhafatoso, enrolado, cheio de pequenos detalhes e passos desnecessários, não-simples e não-produtivo para o cara que está começando a mexer com ele. Se o cara já trabalha com ele a 2 anos então isso obviamente não se aplica!

Vc falou que usa ele com Spring. Isso, na minha opinião, é um problema dos projetos web em Java. Vc usa Spring, JSTL, Hibernate, Commons DBCP, Commons Email, Velocity, Sitemesh, MyFaces, JAAS, e por aí vai…

Só dá para dizer se JSF é bom ou não se compararmos ele a outra coisa. Por si só ele é maravilhoso para quem usa e entende.

Quem quiser ver uma comparação do SEAM (JSF) com o Mentawai pode dar uma olhada nesse post aqui: http://forum.mentaframework.org/posts/list/1707.page

Só peço que por favor coloquem qualquer comentário no post relacionado, e não aqui…

Se você nao tem argumentos fatuais (e, preferencialmente, científicos) pra discutir uma coisa como a adoção de uma tecnologia de desenvolvimento web, como você pode aludir que nós somos os cegos e o único esclarecido nesse forum, que tem mais de 30 mil usuários, eh você?

E antes que eu me esqueça, eu não sou seu amigo.

Eu já passei por experiências similares, mas geralmente eu estava bem longe de qualquer tipo de tecnologia a nao ser as empregadas na produção de ácido lisérgico. E não, eu não sei do que você esta falando. Por favor, esclareça.

A tecnologia do futuro eh a que vai resolver os problemas de tecnologia da informação que empresas e organizações têm. Se ela vai pagar as contas ou não eh totalmente irrelevante - o mundo nao gira em torno do seu saldo bancário, mas sim do valor de negócio produzido pelo seu trabalho. A julgar pela sua descrição envolvendo criaturas míticas e apego a tecnologias dependentes de ferramentas e desenhadas para permitir que programadores inexperientes e de baixa capacidade consigam produzam aplicações com as mesmas qualidades, ele eh pouco.

Sim, você tem toda razão. JSR-252 define a especificação atual. Talvez a causa de tanta antipatia pelo JSF e seu modelo orientado a componentes seja o receio de que o transformem no “Swing da Web”. Sim, isso é possível se você cruzar um engenheiro de software com um evangelista sectário.

Acho absolutamente desnecessário provar que uma tecnologia criada para simplificar a construção de interfaces gráficas Web (como JSF/ASP.NET), com reutilização de componentes e orientada a eventos seja menos produtiva para criar aplicações Web interativas do que com frameworks MVC. Já vivenciei os dois lados da moeda e para mim está muito claro. Por que gastar nosso tempo discutindo religião ?

Feliz Natal!!

[quote] Feliz Natal!! [/quote] Idem e até mais…
http://www.guj.com.br/posts/list/76065.java#400786

Se você nao tem argumentos fatuais (e, preferencialmente, científicos) pra discutir uma coisa como a adoção de uma tecnologia de desenvolvimento web, como você pode aludir que nós somos os cegos e o único esclarecido nesse forum, que tem mais de 30 mil usuários, eh você?

E antes que eu me esqueça, eu não sou seu amigo.
[/quote]

Você não entendeu Carlos, é segredo e ele não vai te contar por que você não é do clube do bolinha.

Se você representa o fórum como moderador, deveria respeitar a opinião de seus usuários. O único lugar em que sou obrigado argumentar “cientificamente” sobre a adoção de uma tecnologia é na empresa em que trabalho, pois me pagam para isso. Creio que os usuários deste fórum são pessoas inteligentes e esclarecidas e não se deixarão levar sobre essa “alusão à cegueira” que foi citada por você, não por mim.

Não leve isso a sério nem para o lado pessoal. Aqui onde vivo é Natal.

Não sei o que é “ácido lisérgico”. É algum tipo de droga?

Para mim e para a maioria dos desenvolvedores que postam em fóruns e tem vidas de verdade, ganhar dinheiro é relevante.

[quote=cv]
A julgar pela sua descrição envolvendo criaturas míticas e apego a tecnologias dependentes de ferramentas e desenhadas para permitir que programadores inexperientes e de baixa capacidade consigam produzam aplicações com as mesmas qualidades, ele eh pouco.[/quote]
Nem todos os desenvolvedores que usam IDE’s são “inexperientes e de baixa capacidade” como você afirma de forma preconceituosa. Suponho que também tenha algum argumento “factual e científico” para provar isso. Seu comentário demonstra total desrespeito pelos 30 mil usuários que convenientemente citou no início do seu post.

Feliz Natal !!

Nao disse que todos os desenvolvedores que usam IDEs sao inexperientes e de baixa capacidade. Eu uso IntellIJ IDEA e me dou muito bem com ele, obrigado. Estava me referindo a ferramentas, frameworks e plataformas que te obrigam a usar uma IDE. Delphi, VB, JSF e ASP.NET sao exemplos classicos disso, e todos eles foram desenvolvidos com o suporte a IDEs para as massas de programadores que nao sabem direito o que estao fazendo como foco primario.

Ok, obrigado por ter esclarecido sua intenção quanto ao comentário. A essa altura o pessoal do forum deve estar fazendo rolar alguma aposta para ver quem nocauteia quem primeiro. Eu estou em desvantagem pois sou apenas um humilde “o que é um classpath” neste fórum. Por isso estou acenando a bandeira branca da paz. Sendo assim sugiro que usemos nossas massas cinzentas a partir de agora apenas para escrever código limpo e livre de erros…

Reitero meus votos de Feliz Natal.

Te falo que eu sou um …hahahaha… (brincadeira)

Venho acompanhando essa ‘discussao’ e tô achando mtooo interessante…

vi coisas q sequer sabia q existiam…ao longo dessas 9 paginas, sempre tirava uma coisa ou outra dos posts e pesquisa no google, literalmente buscando novas informacoes a respeito do q estava sendo falado …

gostaria de agradecer a vcs, aprendi mta coisa com a briga, opsss…rs…, com o debate de vcs … :smiley:

[]'s e Feliz Natal …

ps: nao tem ngm querendo bater em ninguem ai nao ne!? :roll:

[quote=pardal_nb]Venho acompanhando essa ‘discussao’ e tô achando mtooo interessante…
gostaria de agradecer a vcs, aprendi mta coisa com a briga, opsss…rs…, com o debate de vcs … :smiley:
[/quote]
Também aprendi postando neste fórum. Sei que todos vocês são uns caras legais que assim como eu são apaixonados por tecnologia. Agradeço pelo comentário positivo, especialmente a parte em que diz que aprendeu, pois esse é o espírito que deve prevalecer em uma comunidade como essa. Fiquei tão feliz que vou comer um hambúrger…

Feliz Natal !!

Espero que vc tenha concluído que JSF = http://en.wikipedia.org/wiki/Rube_Goldberg_machine

:slight_smile:

Mas tudo é subjetivo… Então sejamos felizes com as nossas escolhas, sejam elas quais forem…

heheheh…

essa foi boa saoj…

Recentemente comecei a definir um projeto individual. Vai ser um projeto web. No entanto ainda não defini com o que vou desenvolver, já que não conheço muitas tecnologias. Meu espaço se limita a JSP, servlet, Stuts 1.1 e JSF. Confesso que de todas elas a que mais me atraía era JSF. Já participei de um projeto grande(50.000 hrs) usando struts(o cv ficaria feliz :lol: ), e depois disso espero que nunca mais na minha vida eu trabalhe com esse negocio. Tenho participado de pequenos projeto em JSF, e não uso uma IDE pra fazer o serviço, faço praticamente tudo no braço.
Das tecnologias que conheço, acho JSF a melhor, mas acho que tem muita limitação ainda, e as vezes me geram problemas que dão muita dor de cabeça.

Estava quase decidido a usar JSF no meu projeto pessoal, por achar mias fácil e ter um conhecimento razoável, mas acho que vou estudar outras alternativas como rails ou outras.
Mesmo porque vou precisar de escalabilidade no projeto, e usar uma tecnologia que poucos são a favor me deixa com um pé atrás.

Legal a discussão deste thread. Foi uma das que eu mais aproveitei.

Não parta para o Struts 1.x não. Ele já foi muito usado, e na época era o que tinhamos. Mas hoje esta ultrapassado e tem coisas bem melhores hoje.

Tente também os frameworks ageis* em Java. Temos dois bons exemplos brasileiros, o JRaptor e o Mentawai

http://www.mentaframework.org/
http://www.vraptor.org/

• Será que posso definir estes frameworks como ágeis?

Essa discussão trouxe algumas lembranças do fundo do baú. Quando programava em C++ há alguns anos lembro que havia uma opção do compilador que permitia a emissão do código Assembly em formato “legível” por seres humanos, resultado da compilação do código-fonte em C++. Lembro que em algumas tarefas que exigiam timing muito preciso ou controlavam algum aspecto do hardware, nós tinhamos a opção de editar esse Assembly e compilá-lo diretamente com o masm, eliminando alguns vacilos do compilador C++ que consumiam clocks preciosos numa época de hardware escasso. Após algum tempo, os compiladores ficaram mais espertos e nós abandonamos essa prática.

Creio que parte das reservas quanto à adoção de JSF/ASP.NET pelo pessoal “high-end” seja justamente o fato de que não é possível atualmente ter controle absoluto sobre o que o browser vai renderizar. Se o requerimento da aplicação envolve emitir tags bem comportadas, css e xhtml compliant, então esses frameworks deixam a desejar. Isso acontece porque os componentes que você coloca em um form emitem suas próprias tags, afinadas para o caso de uso médio - que afinal pode não ser o que você deseja. Embora alguns ambientes permitam customizar a geração de código isso acaba tornando-se uma tarefa paralela e muitos acabam desistindo da idéia e fazendo tudo na mão ou com a ajuda de frameworks mais leves. Isso sem falar na largura de banda: programadores experientes tendem a criar código mais compacto que se comporta melhor quando carregado a partir da Web.

Por favor, veja que não estou dizendo que JSF/ASP.NET geram apenas lixo e caos. Estou dizendo que para algumas aplicações com requerimentos especiais o código gerado pode não ser adequado.

Esse aspecto particular da tecnologia (geração de código) é bem interessante e talvez mereça um fórum especifico.

That’s All !!

[quote] xandroalmeida wrote.:Não parta para o Struts 1.x não. Ele já foi muito usado, e na época era o que tinhamos. Mas hoje esta ultrapassado e tem coisas bem melhores hoje. [/quote]Sem partir pra briga, poderiamos incluir ai o Struts 2.0.11 " http://struts.apache.org/2.x/ " ele é bem prático e simples.

bom, eu tinnha respondido no inicio da thread, e depois de ler todos os post acho que esse comentario reflete exatamente o meu pensamento.
volto a dizer, JSF tem facilidades, principalmente se vc usar uma IDE que de suporte, mas EU particularmente não gosto muito.
Um dos motivos é o citado acima.
Ainda não vi nada que gere codigo java de forma decente, talves a propria linguagem limite isso, não sei. Mas por isso não gosto muito de frameworks que p/ vc ser produtivo se baseia em wizards.

[]´s

Acho que ta longe ainda de máquina escrever código melhor que o ser humano

Compiladores como o gcc fazem otimizações de código bem específicas de cada caso afim de gerar o assembler mais adequado. Não é impossível um ser humano fazer isso, mas é insano achar que alguém avaliaria as melhores situações para cada instrução em milhares de linhas de código. É aí que a máquina é melhor.

Compiladores como o gcc fazem otimizações de código bem específicas de cada caso afim de gerar o assembler mais adequado. Não é impossível um ser humano fazer isso, mas é insano achar que alguém avaliaria as melhores situações para cada instrução em milhares de linhas de código. É aí que a máquina é melhor.[/quote]
E quem falou de otimizações de compiladores ? Estamos falando de geradores de códigos a partir do zero. Demos como exemplo IDEs fabulosas para gerar código para JSF e outras porcarias semelhantes.

é acho que o JSF precisa de mais uns 5 anos ainda…

ele é legal pra quem ta migrando da programação desktop para WEB, mas não sei por que sinto um certo disturbio na força quando vejo sistemas em JSF :stuck_out_tongue:

Pessoalmente EU (tambem) não gosto de JSF, mas pagando bem que mal tem, ne?