JSR 348 (Reestruturação do JCP) foi aprovada

11 respostas
M

http://jcp.org/en/jsr/results?id=5241

“A Oracle continua o trabalho na direção de uma nova versão do JCP (Java
Community Process) chamada
JCP.next <http://www.infoq.com/news/2011/05/jcp-next>,
como parte da JSR 348 <http://jcp.org/en/jsr/summary?id=348>”.

Pra quem não acompanha, foi uma das primeiras promessas da Oracle quando adquiriu a Sun, tornar as discussões do JCP mais transparentes e com uma maior participação dos desenvolvedores. O irônico é que na época da Sun as duas empresas que reclamavam disso eram a Fundação Apache e a Oracle.

A reestruturação vai ser feita em várias JSRs, a 348 trata das coisas mais simples que são consenso, enquanto a 350 que ainda está sendo discutida, trata de assuntos mais polêmicos, como os critérios pra participar dos comitês.

Uma das mudanças aprovadas nessa JSR é a exigência que as discussões sejam feitas em listas e gerenciadores de issues públicos, que antes era somente recomendado. Outro objetivo das mudanças é reduzir o tempo entre as discussões das propostas e sua aprovação, pra não acontecer das tecnologias chegarem muito defasadas ao java. Acho que o melhor exemplo disso é o jsf, que ficou sendo discutido tanto tempo que quando saiu, o ajax surgiu e estava no auge e a especificação velha não previa ele de forma alguma. Quando finalmente saiu a versão do JSF com suporte nativo, a onda já era o html5. Agora estão discutindo o html5 pro Java EE 7, espero que acelerem. hehehehe

11 Respostas

Adelar

isso aí, vamos botar ordem na casa, senão nunca a JSR de data vai sair :smiley:

Jesuino_Master

Eu estava agora mesmo lendo o livro de EJB e lá o autor fala que Java perdeu para .Net, RoR, e outros por causa da complexidade do EJB 2.

Eu aprendi a gostar de JSR recentemente, mas antes eu nem lia a especificação, usava mais tecnologias alternativas e.g. Play. JAX-RS e JPA me atraiu para as especificações…

Adelar

Jesuino Master:
Eu estava agora mesmo lendo o livro de EJB e lá o autor fala que Java perdeu para .Net, RoR, e outros por causa da complexidade do EJB 2.

Eu aprendi a gostar de JSR recentemente, mas antes eu nem lia a especificação, usava mais tecnologias alternativas e.g. Play. JAX-RS e JPA me atraiu para as especificações…

Jesuino, vc diz do framework Play? Se sim, o que acha dele? Fiz alguns Hello World nele mas nada muito complexo para tirar alguma conclusão. Pareceu bom, mas não sei se ele se comportaria bem para uma aplicação grande.

Jesuino_Master

Adelar:
Jesuino Master:

Jesuino, vc diz do framework Play? Se sim, o que acha dele? Fiz alguns Hello World nele mas nada muito complexo para tirar alguma conclusão. Pareceu bom, mas não sei se ele se comportaria bem para uma aplicação grande.

Sim, é o Play.
Eu fiz uns 3 projetos nele, totalmente stateless e com JQuery UI na view.

Gostei muito do que vi e de como Play é inovador e simples, mas faz tempo que não mexo com ele :frowning:

Incrível como ele é flexível e se adapta a diversas coisas novas. A mais recente foi a integração com o OpenShift:

http://planet.jboss.org/post/let_s_play_on_the_red_hat_cloud_using_the_play_framework_on_openshift_express_with_jboss_as_7

Mas o Play não segue nenhuma especificação até onde sei. Adelar, você tem a mente aberta para desenvolvimento Java ou gosta muito dos padrões?

Tem umas especificações que forma fraquíssimas(168 do portlet) e outras muito boas, mas que não obteram sucesso, como a do JCR, algumas foram só para formalizar o que já tinha se tornado padrão, como CDI, persistência, etc.

A JAX-RS e JAX-WS gostei bastante e acho muito fácil de programar usando elas. A especificação do portet, a antiga é bem zoadinha e não cobre muita coisa… Daí fizeram a 286, se não me engano, depois t\em o portlet bridge, muita zona…

O fato é se essas especificações podem atrasar a plataforma Java. IMO algumas ajudam muito, como JSR 311, Jax RS, outras são um pouco infelizes(talvez pela criticidade envolvida), umas são mal usadas e subestimadas(não li inteira, mas a JCR me parece ser muito interessante e não é dada tanta importância a ela), outras são muuuuuito desconhecidas, como a JDM, Java Data Mining, JSR 73(nesses casos, valeu o esforço para criar ela?).

O play já evolui muito rápido(cloud, scala, plugins) por ter o estilinho anarquista dele de ser(atributos public, não existe sessão, métodos estáticos).

É uma boa discussão na verdade!

[Desculpas pelo texto mal escrito, sono :frowning: ]

Jesuino_Master

Adelar:
Jesuino Master:

Sobre aplicações grande, quando eu acompanhava o play eu lembro que tinham muitos cases de sucesso e um deles era de um site que o criador afirmava tem milhões de hits por dia e era feito em play.

Acho que ele se comporta bem sim, problema é essa forma livre dele de ser, deve ser dificil manter o código controlado e tals… Imagine aquele arquivo de routes como não fica, imagina os controllers :o

johnny_quest

Uma nova JSR que gostaria muito de ver, seria que a linguagem Groovy se tornasse a principal linguagem da plataforma Java, e que
Grails se tornasse o principal Front Controller.

Estou terminando de ler Groovy in action e Grails in action e estou surpreso com o poder, facilidade e produtividade de desenvolvimento. Na plataforma
java ainda não vi nada que possa se comparar com groovy e grails.

adriano_si

Para Web né ???

Cuidado que plataforma Java é maior que um polvo de tantos braços que tem pra se explorar… Mas para Web Pura e simplemsente, realmente GRails é sussa…

Abs []

Adelar

Jesuino Master:
Adelar:
Jesuino Master:

Sobre aplicações grande, quando eu acompanhava o play eu lembro que tinham muitos cases de sucesso e um deles era de um site que o criador afirmava tem milhões de hits por dia e era feito em play.

Acho que ele se comporta bem sim, problema é essa forma livre dele de ser, deve ser dificil manter o código controlado e tals… Imagine aquele arquivo de routes como não fica, imagina os controllers :o

Obrigado por compartilhar sua experiência. Pela forma dele funcionar não tinha a certeza da capacidade para aplicações maiores.
Realmente, gostei muito da versão atual. E a versão 2.0 vai ficar melhor ainda, com SBT, Akka e tal :smiley:
Sobre os padrões, depende muito se o padrão vem para complicar ou descomplicar… se vem para complicar melhor nem usar.

johnny_quest

Sim, isso mesmo adriano_si, seria para web mesmo.
Mas depois as outras partes da JEE poderiam ser atualizadas definindo uma interface mais simples usando groovy.

Adelar

Removido. Errei ao editar o post. :oops:

nofan

Adelar:
Jesuino Master:
Adelar:
Jesuino Master:

Obrigado por compartilhar sua experiência. Pela forma dele funcionar não tinha a certeza da capacidade para aplicações maiores.
Realmente, gostei muito da versão atual. E a versão 2.0 vai ficar melhor ainda, com SBT, Akka e tal :smiley:
Sobre os padrões, depende muito se o padrão vem para complicar ou descomplicar… se vem para complicar melhor nem usar.

Tambem tenho usado o play e a experiencia tem sido a melhor possivel, espero que mais gente na comunidade possa conhecer as simplicidades desse fantastico framework!

Criado 15 de setembro de 2011
Ultima resposta 20 de set. de 2011
Respostas 11
Participantes 6