Kent Beck - Design Responsável

Uma das melhores palestras que vi na minha vida. Claro que estou falando dentro do meu contexto psicopata por engenharia de software. Quem se interessa pelo assunto, pode conferir. Acho que não vai se arrepender.

http://celsoavmartins.blogspot.com/2009/06/kent-beck-design-responsavel.html

Não seria Design Responsivo?

To assistindo a apresentação, bem longa, mas está bacana.

É… mas não sei se “responsivo” passaria um significado melhor. Para mim não faz muito sentido. :smiley:

Creio que responsável caiba melhor… por isso a licença poética… =)

Quando acabar de assistir e continuar achando que responsável não cabe, pf, me avisa e vamos analisar.

Obrigado!

Responsivo (reage imediatamente) != Responsavel (age corretamente)

Licenca poetica a parte, a traducao correta teria que ser responsivo mesmo.

Em tempo, o que eh a barba do Kent Beck hein?! Excelente!

Entendi a sua colocação.

Vamos definir que o responsável é a pessoa que reflete antes de agir.
Ainda acho que responsivo soaria muito estranho. Mas não sou o dono da verdade. Posso repensar a licença poética. =D
Mas também conversei com algumas pessoas que gostaram da idéia do responsável.
Vamos pensar, quantas vezes usamos responsivo no dia-a-dia?
Seria mais ou menos como a tradução de um filme. =D

Abraços!

EDIT: Do ponto de vista do marketing, a frase estaria perfeita, já que gerou alguma polêmica. =D
Polêmica gera audiência. Se estivéssemos em um fórum de marketing… =D

Alterei o blog para tentar mostrar o que eu queria expressar.

A questão é que o foco da apresentação é mostrar como o design deve responder mais rapidamente as mudanças, e não como fazer o design de maneira mais responsável. Os significados são bem diferentes.

Bem legal a apresentação, e a barba dele ta demais hehe

Entendi…

Acho que vai ser interessante essa discussão… pode me fazer mudar de idéia…

Em primeiro lugar, a confusão não está na tradução, pois é óbvio que responsive não é responsável. Meu inglês falado(escutado) pode ser ruim, mas o escrito (lido) é razoável. E responsive está no título da palestra que vi uma vez em tela cheia e outra vez com a tela no tamanho normal para acompanhar os slides. A questão é a colocação do responsável no lugar de responsivo.

Quais são os princípios de um design responsável? Eu creio que conseguir responder e responder rapidamente são dois deles.

As estratégias apresentadas por Beck podem, na minha opinião, compor uma palestra com responsável no lugar de responsivo.

Outro princípio que me levou a trocar a palavra do título foi o “small steps”. Quando você está dando pequenos passos você não está sendo responsivo e sim responsável. Quando refatoramos de A para B, em vez de A para Z, estamos sendo responsáveis. Quando usamos patterns corretamente, estamos sendo responsável.

Entretanto, ainda na introdução, ele comenta sobre o poder das palavras e porque ele adora a palavra responsivo. Eu não discordo, só achei que a palavra restringiu um pouco o escopo da palestra.

Outro ponto que levou a discórdia foi a colocação do Beck e do Fowler como os maiores arquitetos da atualidade. Falaram que faltou esse aqui. E olha que isso nem está na palestra, apenas no meu blog.

Como eu disse, posso ter viajado, mas, na minha opinião, seria mais produtivo levarmos a discussão para este lado que pro lado da tradução.

E qual a discussão afinal?

Para que lado levar a discussão?

Bem, eu acharia interessante ver uma discussão sobre o conteúdo da palestra, como rever as estratégias sugeridas pelo Beck. Acho que agregaria mais valor a todos.

Pra quem não viu a apresentação podia ter uma transcição ou até mesmo um resumo dos principais pontos no seu blog.

Cara, eu não sei se isso feriria a lei dos direitos autorais. :wink:

No blog já há um resumo do resumo do resumo do que achei que seriam os pontos principais da palestra. Posso fazer esse trabalho sim, mais para o início de julho, quando estarei mais desafogado. Assumi algumas atividades extra emprego, que estão me dando muito prazer, diga-se de passagem, mas que estão me consumindo algum tempo também. Estas tarefas estão especificadas no blog. :wink:

Mas preciso saber se não estaria descumprindo alguma legislação.

Ainda estou ocupado escrevendo a série Princípios de Projeto, que é o core do blog neste início. Normalmente neste tipo de review, como da apresentação do Beck, eu escrevo algo bem resumido mesmo, mas tentando passar o core da apresentação.

Agora, como assim quem não viu a apresentação?? Não precisa ir aos EUA. Pode ver pela InfoQ mesmo. Só não dá para ouvir as perguntas, mas dá para deduzir através das respostas do Beck. Neste fds assisti mais uma vez. :lol:

Abraços.