Lançado Eclipse 3.3 M4

Saiu o último milestone do Eclipse 3.3 desse ano.

Link p/ download:

http://download.eclipse.org/eclipse/downloads/drops/S-3.3M4-200612141445/index.php

Novidades:

http://download.eclipse.org/eclipse/downloads/drops/S-3.3M4-200612141445/eclipse-news-M4.html

Cada vez melhor!!!

Agora tem refactoring sem ter que salvar os arquivos que estão sendo alterados. :slight_smile:

Empresas que já dominaram o mundo das IDEs como a Borland, agora estão escrevendo ótimos plugins para Eclipse. Além do Together, o próprio JBuilder agora é plugin do Eclipse. Isso ajuda a mostrar o poder do OSGI, q é o alicerse do eclipse.

t+

E aida sem suporte a WTP…???

Pelo menos nesse M4 não vi nada de interessante.

O WTP M4 deve sair em 04/01 por razões óbvias:

http://wiki.eclipse.org/index.php/Europa_Simultaneous_Release

também acho o suporte do eclipse para web bem fraco, mas acho que com a entrada do google nmessa historia as coisas melhoram…

O importante é a continuidade do projeto e a busca de melhorar cada vez mais! Aos poucos o eclipse vai crescendo assim como foi o Delphi, que ficou bom apenas na versão 5, mas até chegar na 5 houve varias releases das versões anteriores. É impossível que qualquer projeto já chegue ao mercado totalmente aprovado pelos usuários, pois sempre há melhorias a fazer!!!

Abraços.

[quote]O importante é a continuidade do projeto e a busca de melhorar cada vez mais! Aos poucos o eclipse vai crescendo assim como foi o Delphi, que ficou bom apenas na versão 5, mas até chegar na 5 houve varias releases das versões anteriores. É impossível que qualquer projeto já chegue ao mercado totalmente aprovado pelos usuários, pois sempre há melhorias a fazer!!!

Abraços.[/quote]

cara… acho que o eclipse poderia ser muito melhor… mas é como um user daqui do GUJ fala… o chun… o eclipse é uma ide genérica feita em java por qualquer que seja o motivo, e não é uma ide feita para java… o eclipse, reconheçamos isso, já foi muito melhor que as outras ides que existem por ai… mas ele estagnou, parou, morreu… não é como o delphi ou qq outra ide que sempre foi para uma única tecnologia e que não teve para onde correr e o que mais atualizar… o eclipse pode sim ser muito melhor… muito melhor que outras ides pelo modo como é feito… mas infelizmente eles tem outros projetos e plugins para milhares de outras linguagens…(o que é fantástico)… o netbeans está anos na frente por ser feita para java… e o eclipse está anos na frente por ser para qualquer outra linguagem que nao seja java, pois tem um concorreten só nesta área…

enfim…

[]'s

Finalmente ta fazendo refactoring em salvar arquivo (como ja foi dito). Eu estava esperando por isso faz tempo :smiley:
Outra coisa que achei bacana foi poder copiar as configuracoes da workspace atual quando eu troco de workspace.
Agora sobre o eclipse ter sido ou nao ultrapassado por outras IDEs isso é muito relativo (como tudo nessa vida :smiley: ). O netbeans tem o visual web pack que é muito bacana (só pra exemplificar), mas pra mim nao acrescenta em anda (http://blogs.sun.com/roumen/entry/is_netbeans_visual_web_pack).
Para quem gosta de arrastar componente realmente o eclipse está parado no tempo em relacao ao netbeans na parte web, mas para quem escreve mais código do que faz tela, ou entao que simplesmente gosta de ter o código seguindo seu proprio padrao, e nao o da IDE, o eclipse ainda dá show.
Nao quero voltar à velha discussao sobre IDEs, mas temos que ver que cada uma tem seu ponto forte. Pra código o eclipse é o melhor, pra visual o netbeans é o melhor. Aí quando sair o netbeans com um editor de codigo bom, sai uma versao do eclipse com parte visual boa e a disputa continua…
ainda nao vejo um ou outro “morto”.

E o callisto nessa historia ? os milestone que baixei anteriormente nao dava pra usar o callisto pra fazer download dos plugins.
Se for pra ficar instalando plugin por plugin eu to fora… muito cansativo… ainda prefiro usar o 3.2.1

enquanto isto o webtools continua sem suporte a jspx :frowning:

[quote=marllonSimoes][quote]O importante é a continuidade do projeto e a busca de melhorar cada vez mais! Aos poucos o eclipse vai crescendo assim como foi o Delphi, que ficou bom apenas na versão 5, mas até chegar na 5 houve varias releases das versões anteriores. É impossível que qualquer projeto já chegue ao mercado totalmente aprovado pelos usuários, pois sempre há melhorias a fazer!!!

Abraços.[/quote]

cara… acho que o eclipse poderia ser muito melhor… mas é como um user daqui do GUJ fala… o chun… o eclipse é uma ide genérica feita em java por qualquer que seja o motivo, e não é uma ide feita para java… o eclipse, reconheçamos isso, já foi muito melhor que as outras ides que existem por ai… mas ele estagnou, parou, morreu… não é como o delphi ou qq outra ide que sempre foi para uma única tecnologia e que não teve para onde correr e o que mais atualizar… o eclipse pode sim ser muito melhor… muito melhor que outras ides pelo modo como é feito… mas infelizmente eles tem outros projetos e plugins para milhares de outras linguagens…(o que é fantástico)… o netbeans está anos na frente por ser feita para java… e o eclipse está anos na frente por ser para qualquer outra linguagem que nao seja java, pois tem um concorreten só nesta área…

enfim…

[]'s

[/quote]

PERFEITO!!! Nota 10 :smiley:

[quote=gilliard_santos]Finalmente ta fazendo refactoring em salvar arquivo (como ja foi dito). Eu estava esperando por isso faz tempo :smiley:
Outra coisa que achei bacana foi poder copiar as configuracoes da workspace atual quando eu troco de workspace.
Agora sobre o eclipse ter sido ou nao ultrapassado por outras IDEs isso é muito relativo (como tudo nessa vida :smiley: ). O netbeans tem o visual web pack que é muito bacana (só pra exemplificar), mas pra mim nao acrescenta em anda (http://blogs.sun.com/roumen/entry/is_netbeans_visual_web_pack).
Para quem gosta de arrastar componente realmente o eclipse está parado no tempo em relacao ao netbeans na parte web, mas para quem escreve mais código do que faz tela, ou entao que simplesmente gosta de ter o código seguindo seu proprio padrao, e nao o da IDE, o eclipse ainda dá show.
Nao quero voltar à velha discussao sobre IDEs, mas temos que ver que cada uma tem seu ponto forte. Pra código o eclipse é o melhor, pra visual o netbeans é o melhor. Aí quando sair o netbeans com um editor de codigo bom, sai uma versao do eclipse com parte visual boa e a disputa continua…
ainda nao vejo um ou outro “morto”.[/quote]
Se o NB 6 vier com o Editor como esta prometendo. O Eclipse fica muito para tras.
NB tem MUITA vantagem para desenvolvimento web.So tem editro muito lento,fraco , fraco , lento , lento e fraco!
Mas n uso nenhum dos 2 :smiley:

Urubatan, pelo que eu li.
Nao muda muita coisa em desempenho para o JSP. Ou muda?
Também sei q vc esta com o IntelliJ nessa mudanca … rs :smiley:

yeap to migrando do eclipse pro IntelliJ, mas ainda estou com problemas para me acostumar com os atalhos dele :smiley:

Eu imprimi as teclas de atalho (tem um PDF prontinho acho que no menu help) e colei ao lado do monitor, destaquei as teclas que masi vou usar… em poucos dias já deu pra decorar tudo :smiley:

Já abriu um bug?

https://bugs.eclipse.org/bugs/

tem vários: https://bugs.eclipse.org/bugs/buglist.cgi?query_format=specific&order=relevance+desc&bug_status=open&product=&content=jspx

[quote=afsrj]
Se o NB 6 vier com o Editor como esta prometendo. O Eclipse fica muito para tras.
NB tem MUITA vantagem para desenvolvimento web.So tem editro muito lento,fraco , fraco , lento , lento e fraco!
Mas n uso nenhum dos 2 :D[/quote]

mas voce viu quando que o NB 6 vai sair? ta mto longe… e por coincidencia vai sair praticamente junto com o WTP 2.0 do eclipse que vai ter suporte a jsf 1.2 e outras coisinhas que pra mim nao importa muito (pois ja uso jsf 1.2 no WTP 1.5… com algum custo, mas uso :stuck_out_tongue: ).
Eu concordo que se continuar assim, e o editor do NB realmente ficar bom, ele vai ser uma ferramenta mais completa, mas vai depender muito do estilo de quem usa o que é melhor ou nao… naquele link que eu mandei o carinha lá fala pra quem as vantagens da parte viasual do NB é útil ou nao, e pra mim nao é. Nao quero dar um de defensor de IDE A ou B, mesmo porque o certo é saber tirar proveito das ferramentas que temos disponiveis; mas da forma como eu desenvolvo minha view, toda feita de componentes, ainda nao vi uma IDE que faça diferença. No dia que uma tiver suporte “full” ao facelets pra mim vai ser vantagem. O exadel tem algum suporte mas pra mim ainda nao serve. E claro que estou me referindo a uma tecnologia que estou usando agora, e amanha pode ser outra e entao o NB ser melhor pra mim (e de fato ele é bem mais completo pro desenvolvimento JavaEE). Mas o fato é que no meu ponto de vista super limitado de que nao conhece a fundo as vantagens do NB em relacao ao eclipse, o NB só é melhor pra quem esta iniciando ou quem gosta/faz questao de “arrasta e solta” em paginas web.

seria interessante um pronunciamento da parte de alguem que realmente use o netbeans para web/JavaEE para comentar as vantagens (mais facil se a pessoa conhecer o eclipse também). Eu sei que isso é batido, e que no site do netbeans tem quilos de vantagens, mas como eu disse, das várias que tem lá, a maioria pra mim é mais marketing ou facilidade para quem esta aprendendo uma coisa nova. Abrir um wizard pra anotar uma classe com @Entity, no meu ponto de vita, nao chega a ser uma “vantagem competitiva” hehehe.

desculpa ae pessoal, escrevi um livro :lol:

ps: nao to desmerecendo wizards, só gostaria que alguem citasse vantagens mais “fortes”.