Lançado JBoss 6.0 M1

32 respostas
alexrosa

A RH/Jboss liberou uma versão Milestone do JBoss 6.0, com as principais MF (Major Features) - CDI (Context management & Dependency Injection), Bean Validation e JSF2, dando suporte as tecnologias chaves da JEE 6.0.

Agora é testar pra ver como ficou essa versão :slight_smile:

http://community.jboss.org/wiki/AS600M1ReleaseNotes

http://www.jboss.org/jbossas/downloads/

[]s,
Alexandre!

32 Respostas

edvaldo.santiago

Valeu Alexandre…
Ótima notícia, eu trabalho com Jboss 4x quem sabe esse cara novo vem para ficar…

Vlw

paulohbmetal

Vixe!!! Agora que estamos pensando em migrar pro 5. :lol:

Paz e bem!

AUser

Eu sempre achei o JBoss um exemplo em servidor de aplicação e em projetos paralelos (jBPM, drools, etc). A arquitetura deles é sempre perfeita, tudo cheio de qualidade, e evoluem muito rápido.

C

Finge que o JBoss 4.x não existiu, dai posso concordar com vc que o pessoal da JBoss é muito bom.

Alessandro_Lazarotti

Finge que o JBoss 4.x não existiu, dai posso concordar com vc que o pessoal da JBoss é muito bom.

A verdade pra mim é contrária, vejo mais pessoas que preferem o JBoss 4.x do que o JBoss 5.x

AUser

Em que você acha ruim? E de toda forma, eu disse que são um exemplo em arquitetura. Nunca vi um servidor de aplicação tão fácil para clusterizar e tão estável. Mas de que você não gostava?

J

Alessandro Lazarotti:

A verdade pra mim é contrária, vejo mais pessoas que preferem o JBoss 4.x do que o JBoss 5.x

Eu sou um.

C

Lembro que, num antigo emprego meu, tentamos migrar uma aplicação que rodava legal no JBoss 3.2.6 para o 4.0.2.
Foi traumatizante para todos.
Perdemos algum tempo, cogitamos seriamente migrar para outro AS, mas dai demos um voto de confiança à eles.
Migramos para o 4.2.x, e pronto! Resolvemos os nossos problemas.

Mas fora isso, não tenho o que reclamar deles.
Eu sempre procurava acompanhar os fontes deles, e a evolução deles, e sempre me pareceram competentes.
Não é por menos que eles têm voto forte na JCP.

maior_abandonado

nossa que legal… a red hat criou vergonha e agilizou mesmo o desenvolvimento do JB AS… o 4 fico mó tempão sem uma nova versão, ai veio o 5, nem faz taaaanto tempo assim e ja tão lançando o 6…

ironias a parte gostei muito mesmo, ponto pra eles…

AUser

clone_zealot:
Lembro que, num antigo emprego meu, tentamos migrar uma aplicação que rodava legal no JBoss 3.2.6 para o 4.0.2.
Foi traumatizante para todos.
Perdemos algum tempo, cogitamos seriamente migrar para outro AS, mas dai demos um voto de confiança à eles.
Migramos para o 4.2.x, e pronto! Resolvemos os nossos problemas.

Mas fora isso, não tenho o que reclamar deles.
Eu sempre procurava acompanhar os fontes deles, e a evolução deles, e sempre me pareceram competentes.
Não é por menos que eles têm voto forte na JCP.

É, eu não sei, eu nunca migraria algo em produção para algo em .0.… Eu ia esperar esse zero subir ao menos um ou dois…

Alessandro_Lazarotti

maior_abandonado:
nossa que legal… a red hat criou vergonha e agilizou mesmo o desenvolvimento do JB AS… o 4 fico mó tempão sem uma nova versão, ai veio o 5, nem faz taaaanto tempo assim e ja tão lançando o 6…

A demora no tempo do lançamento do JBoss 5 foi pela total reengenharia do servidor. Desde seu núcleo, o JBoss 5 é completamente diferente do JBoss 4, um outro servidor. Uma vez isso pronto, os novos lançamentos seguirão em tempo comum de desenvolvimento.

A

maior_abandonado:

Os releases seguem uma lógica…

Se o servidor é completamente aderente à Java EE 5 a versão é 5.

Se o servidor é completamente aderente à Java EE 6 a versão é 6.

Daí os releases rápidos. Entendeu? :wink:

André Salvati

Adelar

Não vejo a hora de ver essa nova versão. Gostei muito da 5 :slight_smile:

Alessandro_Lazarotti

andre_salvati:
maior_abandonado:

Os releases seguem uma lógica…

Se o servidor é completamente aderente à Java EE 5 a versão é 5.

Se o servidor é completamente aderente à Java EE 6 a versão é 6.

Daí os releases rápidos. Entendeu? :wink:

Não, isso não é fundamentado. Como já disse, o JBoss foi reescrito em sua versão 5, não foi simplesmente uma questão de “ser certificado” ou não.

M

O 5 ficou bem mais modular e a configuração dele simplificou bastante. A versão 4.2.x era excelente, mas bem complexa se você precisasse fazer um ajuste fino.

Aqui estamos testando a 5.1 mas em produção a gente ainda está na 4.2.2. Sabe como é, sistemas muito grande, funcionando estáveis, muito código legado no meio…

A

Não sei se vc percebeu, mas o que escreveu não invalida o que eu disse.

Sim, o kernel foi reestruturado na versão 5.

E sim, a versão 5 atende a TODOS os requisitos da Java EE 5 e, portanto, é certificada na Java EE 5.

Nas versões 4.2 e 4.3 ele já suportava alguns requisitos da Java EE 5, NÃO todos, portanto, não era certificado na Java EE 5.

Novamente, os releases seguem essa lógica…

Recordar é viver. :wink:

André Salvati

L

O problema da JBoss é que agora eles vão e focam na versão 6 e esquecem da versão 5. O Jboss 5.x.x tá com vários bugs críticos, principalmente na parte de JMS, e não são corrigidos.

Até parece que a equipe do 5 foi migrada toda pra versão 6.

A

lavh:
O problema da JBoss é que agora eles vão e focam na versão 6 e esquecem da versão 5. O Jboss 5.x.x tá com vários bugs críticos, principalmente na parte de JMS, e não são corrigidos.

Nesse caso, correção só pra quem tem subscrição? :roll:

André Salvati

Alessandro_Lazarotti

andre_salvati, a minha resposta foi quanto sua irônica observação:

O tardio realese do 5, como já mencionado, não foi por conta de estar compliant com a espec ou não.

A

Alessandro Lazarotti:
andre_salvati, a minha resposta foi quanto sua irônica observação

Não houve ironia. Não leia o que não está escrito.

A reestruturação foi trabalhosa e foi compreensível a demora.

As versões do JBoss acompanham as versões da spec. Simples assim.

<added>

Aliás, isso tb está acontecendo com o Seam 3? Alguma previsão?

</added>

André Salvati

Alessandro_Lazarotti

lavh:

Até parece que a equipe do 5 foi migrada toda pra versão 6.

O JBoss é o join de vários projetos. Se você esta tendo problemas com o JBoss Messaging por algum motivo (sinceramente eu não estou), você pode instalar de forma simples sua nova versão e parmanecer com o JBoss 5 sem que isso afete os outros componentes.

A nova versão do JBoss Messaging se chama HornetQ, um excelente projeto: http://www.jboss.org/hornetq. Em seu próprio tutorial, tem um passo a passo para você integra-lo com o JBoss 5.

Diferente do que aconteceu com a versão 4 para a versão 5, o JBoss 6 não é uma reescrita do servidor. Ele agrega as features do JavaEE6 MAIS as correções de bug e melhorias quanto a performance do JBoss 5, logo, de fato a equipe é a mesma. Inclusive o HornetQ é a mensageria padrão do novo servidor.

Alessandro_Lazarotti

Se não ouve ironia me desculpe,porém a versão 5 de nada teve haver com “releases rápidos” (motivos já explicados)

O maior trabalho no momento esta sendo feito sobre o Weld, futura engine do Seam 3 para DI e gerenciamento de contextos baseada na spec CDI. Esta para ser lançada a versão 1.0.1 do projeto (esta em CR1).

Antes de sair a versão 3 do Seam, ainda teremos a ultima 2.2.1, que esta proxima de ser liberada.

AUser

Alessandro Lazarotti:
andre_salvati:

Se não ouve ironia me desculpe,porém a versão 5 de nada teve haver com “releases rápidos” (motivos já explicados)

O maior trabalho no momento esta sendo feito sobre o Weld, futura engine do Seam 3 para DI e gerenciamento de contextos baseada na spec CDI. Esta para ser lançada a versão 1.0.1 do projeto (esta em CR1).

Antes de sair a versão 3 do Seam, ainda teremos a ultima 2.2.1, que esta proxima de ser liberada.

Agora mudando um pouquinho o assunto, alguma novidade sobre o jBPM5? Quando deve sair? Será que nas versões que temos (4.x) vamos ter suporte a history management das instâncias dos processos?

Grato…

Alessandro_Lazarotti

Acaba de ser lançado o JBoss AS 6 M2. Confiram: http://community.jboss.org/wiki/AS600M2ReleaseNotes

A

Troquei uns emails com uns carinhas do projeto e tive um pressentimento que uma release estável (GA) do Seam 3 vai ficar só para 2011 mesmo.

Além disso, parece que não vai ser fácil portar do Seam 2 para o 3.

Vamos aguardar.

André Salvati

A

Alessandro Lazarotti:
andre_salvati:

Ok. Releia o tópico e veja que a observação dos “releases rápidos” não foi minha.

André Salvati

Alessandro_Lazarotti

andre_salvati:

Além disso, parece que não vai ser fácil portar do Seam 2 para o 3.

Vamos aguardar.

A portabilidade é garantida pela extensão Seam Bridge, que virá inclusa no Seam 3.
Um componente Seam 2.x pode ser injetado em um Bean CDI (Seam 3) e vice-versa, sem grandes complicações.

Herrera

O jboss 6 está na M5 e ja tem um jboss7 na alpha1 . Alguem (não) recomenda ?

Herrera

Adelar

Herrera:
O jboss 6 está na M5 e ja tem um jboss7 na alpha1 . Alguem (não) recomenda ?

Herrera

Acho que tem que configurar mais alguma coisa nele para funcionar, a versão 7 só tem 19 MB. Estou usando a 6.0.0.M5 e não encontrei problemas com ela.

Att.

M

Vou começar a testar a versão 6 também, hoje estamos na 4.2.2, mas até finalizarmos a migração, a 6 já deve ter saído a versão final.

Adelar

A versão 6 é para ter muitas coisas interessantes. A que mais aguardo é a farm (para clusterização), que possuia alguns problemas nas versões anteriores.

Att.

Rubem_Azenha

JBoss continua sendo meu AppServer preferido :slight_smile:

Criado 3 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 21 de nov. de 2010
Respostas 32
Participantes 14