Lançado o RIFE 1.5

O RIFE é um framework para desenvolvimento de aplicações web que reúne o que já de melhor nos frameworks baseados em requisições e nos baseados em componentes. Sendo o primeiro framework web a prover continuações e com integrações nativas a vários outros frameworks, como Spring, ele facilita a vida do desenvolvedor com soluções simples para os problemas mais comuns.

Com a nova versão, 1.5, o RIFE adiciona suporte total ao Java 1.5 e ainda simplifica a sua configuração.

Notícia: RIFE 1.5 Released

Um projetista fã de SmallTalk estava falando desse RIFE para mim hoje. Disse que é o futuro.

Dei uma olhada em um ou dois exemplos.
Na prática, por que ele é melhor que MVC padrão? Eu posso estar atrofiado (o que é pessimo) por ter aprendido e praticado o MVC padrão -> JSP para View, Actions + Front Controller para controller + EJB para camade de negócios e Hibernate\CMP\Framework caseiro maluco para persistência. Mas não gostei muito não.

A única diferença é que ele é tanto action-based como component-based, você escolhe o que fica melhor pra sua lógica (o que é uma maravilha, porque tem certaz coisas que fazer com componentes é muito chato).

com componentes vc usa OO na view

O lance de continuations eh legal. Na pratica nao sei se eh escalavel ou se tem boa performance - em Java isso ainda eh recente. Talvez o tempo dira. Mas eh uma baita ideia do ponto de vista do desenvolvimento.

Marcio Kuchma