Lançado o Update 10 do Java 6.0

O Update 10 do Java 6.0 resolve uma série de problemas e introduz alguns recursos interessantes.

Novos recursos:

Next Generation Java Plug-in
New Direct3D Accelerated Rendering Pipeline for Microsoft Windows Platforms, Enabled by Default
Applet Deployment using Java Network Launch Protocol
Java Web App and Next Generation Web Browser Plugin
Java Kernel
Java Quick Starter
JRE Update (static vs patch in place)
Nimbus LAF
Windows JRE Autodownload Files (online update only)
Unsigned Java Applet Window Change on Windows

Ele agora resolve, por exemplo, problemas com applets assinados em Windows Vista com o Internet Explorer, que inviabilizavam o uso de applets nessa plataforma.

Essa versão do JDK tem um recurso para janelas transparentes e não-retangulares também, mas é um pouco “escondido”.

JavaTM SE 6 Update 10 Release Notes

Oi,

É impressão minha ou a SUN parece muito preocupada com o Windows? Quase todas as novidades diz respeito a Windows…coincidência?

[quote=rafaelglauber]Oi,

É impressão minha ou a SUN parece muito preocupada com o Windows? Quase todas as novidades diz respeito a Windows…coincidência?[/quote]

ué, nada mais esperado, querendo ou não o windows é o sistema operacional mais usado e o internet explorer é o browser mais usado.

abraços!

[quote=mcbarsotti]
ué, nada mais esperado, querendo ou não o windows é o sistema operacional mais usado e o internet explorer é o browser mais usado.
abraços![/quote]

Oi,

Só espero que não esqueça de outros…multi-plataforma sempre foi um dos apelos do Java, sei que não se pode afirmar nada ainda, mas fico com a pulga atrás da orelha.

[quote=rafaelglauber][quote=mcbarsotti]
abraços![/quote]

Oi,

Só espero que não esqueça de outros…multi-plataforma sempre foi um dos apelos do Java, sei que não se pode afirmar nada ainda, mas fico com a pulga atrás da orelha.[/quote]

Acho que a preocupação também se deve ao fato de que o Vista apesar de estar ha algum tempo no mercado ainda apresentava incompatibilidades.

E também foi o ultimo grande lançamento de SO. Para o Linux, achio que num tem muito que alterar, já ta funcionando bem…

Alguém já tentou usar essas janelas transparentes no linux??

[quote=rafaelglauber][quote=mcbarsotti]
abraços![/quote]

Oi,

Só espero que não esqueça de outros…multi-plataforma sempre foi um dos apelos do Java, sei que não se pode afirmar nada ainda, mas fico com a pulga atrás da orelha.[/quote]
Não acho que a Sun vai esquecer dos outros SOs.

Eu acho bom a Sun se preocupar com o Windows, apesar de eu não usar, é nele ontem tem mais concorrência. Dar atenção a detalhes é importante, e me parece que foi o que fizeram nesse release.

"

Acho louvável o interesse deles em compatibilizar com o win vista. Já tive problemas de compatibilidade, não só com java, no win vista… Geralmente quando tem acesso a hardware ( vai entender pq o sr bill mexeu no que já estava bom)(sim, nunca tive dor-de-cabeça com o xp)

Pensem comigo, pode ser ‘propaganda’ pra microsoft esse esforço pra funcionar SO deles, mas se outras linguagens não são compatíveis tb, é ponto positivo pro java

O tio Bill decidiu mexer nisso por causa de questões de segurança. Qualquer viruzinho podia fazer a festa no seu HD e no hardware e por isso estes recursos passaram a ter acesso controlado, seja por bem ou por mal.

é… mas será que compensa prejudicar o usuário para seu próprio bem?

Ah, com essa versão também acabou (pelo menos comigo) aquele bug chato que Swing que tinha com o Compiz.

Paz e bem!

Sim.

Maravilha
Ja estou baixando para começar a a usar

o quickstarter é inútil, não existe nenhuma melhora de carregamento.

a) Você tem de reiniciar a máquina para que o serviço JQS entre no ar.
b) Ele só acelera aplicativos Java que usem a JVM “client” (que tem class data sharing) e que não sejam por si só exageradamente grandes. Por exemplo, o Jude (http://jude.change-vision.com/ ) inicia instantaneamente na minha máquina com o JQS.

[quote=mario.fts][quote=rafaelglauber][quote=mcbarsotti]
abraços![/quote]

Oi,

Acho que a preocupação também se deve ao fato de que o Vista apesar de estar ha algum tempo no mercado ainda apresentava incompatibilidades.

E também foi o ultimo grande lançamento de SO. Para o Linux, achio que num tem muito que alterar, já ta funcionando bem…

Alguém já tentou usar essas janelas transparentes no linux??[/quote]

A janela transparente está funcionando no linux, porém você precisa estar com o compiz ativado.

Finalmente consertaram as fontes! Depois de 6 versões e mais de 10 anos as fontes das aplicações Swing não parecem um lixo. Agora parecem até mais bonitas que as do SWT.

Parecem legais as melhorias.

Eu fiquei um pouco decepcionado com a Sun por estar demorando pra resolver várias problemas distintas de segurança que eu tenho reportado: primeiro já no começo do Maio (dia 12), e os dois mais graves dando acesso total (pense em format C: ) aos applets não assinados. Mas talvez essas novidades/melhorias tenham ocupado muito o tempo deles.

[]s,
Sami