Lançamento do MakeWare Java versão 4.0.5 - (IDE de programação brasileira para a linguagem Java)

Fala pessoal,

Meu nome é Luciano e venho avisar que se encontra disponível em meu site a versão mais atualizada da minha ferramenta de programação para a linguagem Java, o MakeWare Java.

Para quem nunca ouviu falar do MakeWare Java, o MakeWare Java é uma ferramenta de programação que eu desenvolvi para o desenvolvimento de aplicações usando a linguagem Java. Você pode fazer várias tipos de aplicações com essa ferramenta: Aplicações para console, aplicações gráficas com formulários (como no Delphi), aplicações baseadas em sistemas distribuídos, Applets Java,Aplicações para Banco de Dados e até aplicações para celulares, com o J2ME.

No MakeWare Java você possui sete tipos diferentes de projetos, são eles:

  • Projeto Java Simples : Neste tipo de projeto você pode trabalhar com o essencial do Java: classes, interfaces e pacotes. E você pode Criar:

  • aplicações baseadas em console e,

  • aplicações gráficas utilizando componentes Swing

  • Projeto Java RMI: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando RMI (Remote Method Invacation). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface remota. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

  • Projeto Java Corba: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando Corba (Common Object Request Broker Architecture). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface (IDL). Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

  • Projeto Java Applet: Neste tipo de projeto você cria aplicações applets em Java, onde toda a execução será exebida no seu browser.

  • Projeto Java Socket: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto para trabalhar com Sockets. Nele você vai especificar o cliente e servidor. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, simplesmente execute o projeto, não é preciso descomentar nada. O Projeto Java Socket já possui agora um help.

  • Projetos Java BD: Neste projeto é criado um modelo pronto que faz a utilização de mecanismos de banco de dados fornecidos pela linguagem Java, o JDBC (Java DataBase Connectivity). Também nesse projeto podemos fazer uso e criar uma fonte de dados ODBC (Open DataBase Connectivity), que funciona como um “alias” para o nosso banco de dados. No momento, o projeto Java BD só cria fotne de dados voltados para banco de dados Accesss.

  • Projeto Java Mobile: Este é um tipo de projeto voltado para o desenvolvimento de aplicações Java para dispositivos móveis (J2ME). Para usar esse projeto, é necessário ter instalado o o Wireless Tool Kit da Sun(de preferência na versão 2.5.2 (versão atual)) voltado para dispositivos do tipo CLDC (Connected Limited Device Configuration). Para fazer o download deste prgrama, clique aqui. A instalação do Wireless Tool Kit NÃO É OBRIGATÓRIA, caso você não esteja interessado em desenvolver aplicações para dispositivos móveis, não precisa informar o diretório.

Observações sobre o Projeto Java Mobile : Quando você cria um projeto Java Mobile, é criada também uma pasta com o mesmo nome do projeto, quando você mudar o projeto para um outro local, leve essa pasta junto.

O MakeWare Java oferece diversos recursos que facilitam a vida do programador, como um analisar dinânico de erros de código, mostrando em tempo de projeto onde se encontram os erros daquele e , dependendo do erro, ele te da uma sugestão para você corrigir aquele erro.

Novidades dessa versão:

  • Editor de formulários otimizado. Foram feitos algumas otimizações no editor de formulários, além de você agora contar com mais um novo componente para você utilizar em seus projetos, o componente: JSpinEdit. Uma das otimizações interessantes que fiz nesta versão é que alguns componentes como o JPanel, JTextField,JLabel ,JButton o JFrame já possuem em sua lista de propriedades, a capacidade de você pode mudar a cor dos componentes, tanto a cor de fundo como a cor do texto, além de você pode mudar o estilo da fonte, como nome da fonte, tamanho e etc.

  • Agora também é possível você redimensionar e mover os componentes do formulário através do uso teclado. Para você mover um componente selecionado pela teclado, você precisa segurar “Ctrl” e pressionar uma das teclas de direção. Para redimensionar um componente selecionado, segure “Shift” e pressione uma das teclas de direção.

  • Agora é possível você possa copiar e colar os componentes no formulário, recurso existentes na maioria das IDEs. Um detalhe é que você só pode copiar um componente por vez, não é possível ainda copiar vários componentes selecionados de uma vez só.

  • O MakeWare Java agora já pode listar métodos e atributos de classes criadas pelo usuário, porém , a listagem de métodos e atributos de uma classe só funciona se a classe estiver sinatticamente “correta”, caso contrário, não será mostrada sua lista de atributos e métodos.

  • Suporte a JUnit : O MakeWare Java já faz testes unitários de classes com o uso do framework JUnit, que já vem embutido nele.

  • Suporte a Banco de Dados MySQL e PostgreSQL : Nesta versão inclui um suporte a utilização de banco de dados MySQL e PostgreSQL por meio de arquivos JAR responsáveis por fazer conexões com BDs MySQL e PostgreSQL.

  • Agora em um projeto Java Mobile você pode trabalhar com várias classes MIDlets em um único projeto.

  • Foi feito uma correção de uma falha que ocorria quando era salvo todos os arquivos de formulários de um projeto , pela opção “Salvar Tudo”. Quando se trabalhava com vários arquivos de formulários em um único projeto, quando era salvo todos os arquivos pela opção “Salvar Tudo”, todos os formulários tinham a mesma “cara”, ou seja, o primeiro formulário teria a mesmos componentes que o segundo formulário, o segundo teria a mesmos componentes que o terceiro e assim sucessivamente. Isso agora foi corrigido .

  • Foi feita uma correção na exclusão de componentes do formulário. Quando deletavamos um componente, em algum momento, era mostrada uma mensagem de erro do tipo “Access Violation in Address…”. Isso agora foi corrigido.

O MareWare Java ainda oferece alguns utilitários que ajudam o usuário no desenvolvimento de suas aplicações, são eles: Você conta com um utilitário que realiza consultas SQL em um determinado banco de dados Access, caso vá trabalhar com banco de dados em Java. Você também conta com um utiliário que cria, de modo fácil, arquivos JAR (Java Archive). Um arquivo JAR é como se fosse um arquivo ZIP que contém todas as classes e entre outros arquivos que constituem uma aplicação Java.

O MakeWare Java faz tudo isso com apenas 4,33MB.

Pré-requisitos:

Para o MakeWare Java, é preciso que você tenha instalado o JDK, de preferência da versão 5.0 em diante.

Se por acaso você deseja criar aplicações para celulares , é preciso que você tenha instalado o Wireless Tool Kit, versão 2.5.2.

Para fazer seu download, visitem meu site:

http://www.makeware.orgfree.com

Abraços…

legal ter um ide br boa iniciativa vou testar aki.

Opa Luciano. Já to baixando!

Abraço mano!

PS: Se falou comigo no Gtalk outro dia… não deu pra mim falar abraço até a próxima.

muito legal a ferramenta vale a pena baixar.

gostaria de baixa para testa, mais o site esta fora do ar

Meus parabéns pela iniciativa, Luciano!

Tentei acessar a página, mas recebi a seguinte mensagem:

Não sei se mais alguém teve esse problema…

Achei legal…

Não consigo entrar no site… esta bloqueado para acesso internacional? Ou esta mesmo fora do ar?

Faz o redirect para sites de publicidade… :evil:

Que legal, eu desconhecia mesmo esse projeto.

Parabéns, não deve ser nada fácil fazer uma IDE.

Cara muito bakana, mas não consigo acessar o site para fazer o download da IDE…

Tá com problema será? :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Grande abraço…

fpribeiro… troca essa figura por favor, está muita grande :wink:

Sobre o site estar fora do ar, parece que foi invadido e o Luciano trocou de site, tem um post com a nova url.

Bom… qual é a URL sabe me dizer???

Abs.

Vlw