Linguagem de programação para iniciantes?

Bom dia.
Pretendo entrar no mundo da programação.
OBS: Sou ruim em matemática.
Qual e a melhor linguagem de programação para aprender?.
Estou pensando no mercado de trabalho.
Tentarei dedica pelo menos 3h por dia ( 3 x por semana ou + ) durante até o final do ano .
Vejo vídeos, comentário e fico cada vez + confuso.
Alguns falam: C/ C++, PHP, Python e até mesmo Javascript ou Java.
Qual e a melhor para começa e já conseguir uma vaga no mercado de trabalho?.
As vezes vejo algo complicado que são as empresas que pedem trilhões de coisas .
Ex: Já vi vaga no catho para programador de Python que o cara tinha que sabe Java etc etc.
Como e uma linguagem sólida e boa para um iniciante investir sem medo?

1 curtida

Para entrar no mercado, a plataforma java é uma boa, mas não é a única. Tem o python e tb a plataforma node que requer javascript. Resumindo:

• Plataforma JDK: java
  • Python
  • Plataforma nodejs: javascript
  • Android: kotlin
  • IOS: swift

Extra:

• Ainda para mobile tem a plataforma Flutter (que atende Android e IOS): Linguagem Dart

Isso é beeem básico ok?

Obs.: Para a plataforma JDK, o kotlin tb funciona e é uma excelente linguagem. E para o nodejs, há também o typescript que é bastante usado.

1 curtida

Mesmo eu nao sabendo nada? Consigo pegar python com mais facilidade?

Parece que python é uma linguagem fácil de aprender, mas vc terá que ter base para entender as coisas, assim como é para qualquer linguagem de programação.

1 curtida

To querendo adquirir um curso do programador BR.
WEB Full stack / FRONT END / BACK END

Se não sabe nada de programação, eu sugiro não pular etapas. Você disse que vai estudar um pouco por dia até o final do ano, então entendo que não está com aquele imediatismo do tipo “aprenda a programar em X horas”, ou “preciso daquela vaga agora”. Isso é bom, pois dá pra fazer as coisas com um pouco mais de calma.

Eu diria pra começar pelo básico: lógica de programação, algoritmos, estruturas de dados. Neste início, não importa muito a linguagem. Claro que para praticar, você vai acabar usando uma linguagem, mas pense nela como uma ferramenta: algo “secundário”, pelo menos no começo, pois o principal é aprender os conceitos básicos da programação (isso, na minha opinião, é o mais importante, pois tendo uma base sólida, a linguagem passa a ser um mero detalhe que você pode aprender rapidamente depois).

Vejo muito pessoas fazendo o contrário, aprendem as ferramentas (a linguagem/framework da moda) antes de aprender a programar, e aí viram copiadores de código ou configuradores de framework, só seguem as receitas de bolo e não conseguem resolver nada além disso (ou patinam muito quando precisam pensar só um pouquinho fora da caixa). Depois de um tempo a moda muda (na nossa área isso acontece o tempo todo), vem outra linguagem/framework e a pessoa tem que começar tudo de novo. Quem tem as bases, por outro lado, consegue mudar mais facilmente, já que, sejamos francos, em termos de linguagens de programação e frameworks, nada de extremamente revolucionário surgiu nos últimos anos. Pelo menos nada que alguém que tem uma boa base não consiga aprender rapidamente.

Além disso, até o fim do ano (que é o prazo que você se deu aos seus estudos) pode ser que o mercado tenha mudado (ou não), então não adianta muito sugerir X ou Y. Se você não sabe nada, está começando e não tem ideia do que fazer, melhor primeiro estudar o básico independente da linguagem. Até porque o mercado é muito amplo e dinâmico, não adianta eu falar que tal área está bombando agora, pois isso não garante que estará do mesmo jeito quando você tiver concluído seus estudos.

Nesse caso, pelo menos JavaScript é “obrigatório” (todo site acaba usando). Mas como eu disse, não se apegue muito a linguagens (sob o risco de virar fanboy de linguagem), foque primeiro no básico.

PS: eu não sou professor, não sei qual o melhor caminho (didaticamente falando), então não tome tudo isso como verdade absoluta - aliás, isso vale para qualquer conselho que você recebe de pessoas aleatórias na internet :slight_smile:

2 curtidas

Realmente tem sentido.
Eu conseguir um curso de logica de programação 0800.Vou começar com ele
Algoritmos e Lógica de Programação 2020 - O Curso COMPLETO
14 modulos em videos e com exercicios.
MODULOS:

1. Apresentação do curso
  2. Introdução à programação
  3. Estrutura sequencial
  4. Estrutura condicional
  5. Estruturas repetitivas
  6. Estruturas repetitivas
  7. Matrizes
  8. Instalação das ferramentas para linguagens
  9. Linguagem C
  10. Linguagem C++
  11. Linguagem Java
  12. Linguagem C#
  13. Linguagem Python
  14. Seção Bônus
  • Curso da udemy:
    Udemy - Curso C e C++ 20 modulos
    01 Introducao e Fundamentos Teoricos
    02 Tipos de Variaveis
    03 Condicionais
    03 Condicionais/ 04 Lacos de Repeticao
    05 Vetores, Strings e Matrizes
    06 Revisao e Introdução
    07 Ponteiros, Funcoes e Seus Tipos

08 Funcoes com Parametros
09 Alocacao Dinamica de Memoria
10 Structs
11 Leitura e Escrita em Arquivos Externos
12 Estrutura de Dados - Introducao e Buscas
13 Estrutura de Dados - Pilhas
14 Estrutura de Dados - Filas
15 Estrutura de Dados - Ordenacao
16 Estrutura de Dados - Busca e Operacoes com Listas Simples
17 Estrutura de Dados - Busca e Operacoes com Listas Encadeadas
18 Jogos - Jogo da Forca
19 Jogos - Batalha Naval
20 Jogos - Jogo da Velha
@hugokotsubo
Baixei tudo 0800 - gratis vou começa por logica para ter uma boa base

Acredito que o curso de logica seja bom com essees modulos. Correto?

1 curtida

De graça:

3 curtidas

top. Obrigado

Não dou aula à distância. Tive que preparar por causa da pandemia. Acho que dá para vc ter uma base para pelo menos saber onde está entrando. Tenho mais playslists de disciplinas mais avançadas.

1 curtida

Obrigado. Estou até como inscrito ja.

Não existe melhor. Tudo depende do contexto, eh igual carro, uma BMW perde para um jipe no offroad, por exemplo.

Veja o que pedem as vagas de emprego, faça uns projetos com as linguagens dos anúncios e escolha a que tu tiver mais afinidade.
A minha favorita eh Kotlin, por exemplo.

Olá, Souza_Santos. Estou iniciando os estudos nessa área também e gostaria que me disponibilizasse esse curso 0800, se possível for. Desde já ficarei grato pela sua atenção.
Como deve fazer para acessar o curso?