Linguagem web (server-side)

Olá caros, gostaria da opinião de vocês sobre um assunto, estou iniciando em programação web.
Minha duvida sobre a linguagem de programação para trabalhar no lado do servidor, qual seria interessante utilizar,
Java Script com um node.js, Java(JSP, JSF…) ou um PHP, confesso que tenho mais intimidade com o Java,
mas qual vocês recomendariam?

Cara, este tipo de pergunta tem um bilhãio ou mais de respostas espalhadas pela web afora.
Todas as respostas sinceras dirão: depende.
Você diz ter mais familiaridade com java, mas, já parou para pensar ou pesquisar em que tipos de aplicaçõs o java web é utilizado? JSP? JSF? Quem consome este tipo de solução?
Na mesma lógica, já parou para pensar no tempo para aprender PHP? Nodejs? Python? Django? Ruby e Ruby on Rails? ASP.NET?
Além disso, parou para analisar a primeira pergunta que fiz, mas com as demais linguagens?

Vamos supor que eu, com meus anos de experiência, fosse começar agora a programar web. Eu iria partir para backend java, utilizando Spring boot. Pela minha familiaridade e por ser um ótimo framework para aplicações RESTful.

2 curtidas

É uma perguntar muito difícil. Acho que depende de tudo que o @Luis_Augusto_Santos comentou e outras coisas, como a região que você quer trabalhar, pois dependendo de qual região você mora ou queira trabalhar uma linguagem pode ser mais forte que a outra… Depende muito também do tipo de aplicação você quer trabalhar, pois a linguagem irá influenciar, pois uma pode ser melhor para cerca coisa do que outra.
Agora, se você quer arrumar uma vaga de emprego mais rápido, creio que irá encontrar mais vagas voltadas a Java e .NET em back-end.

Boa sorte na escolha!

1 curtida

Depende mesmo da região, tenho visto muito mais vagas para PHP e CMS baseados em PHP, aqui na região de Curitiba. Proporcionalmente, muito mais do que java e .net juntos.

1 curtida

Realmente Luis, algumas regiões como Curitiba e Florianópolis acabei vendo mais vagas para PHP do que outras, como Java e .NET. Assim como países, onde por exemplo, na Austrália é muito forte o .NET e em alguns outros países o Java e etc…

Então, é o que eu falei, é uma pergunta com muitas respostas.
Além disso, ele pode estudar ASP.NET com MV5, odiar e querer aprender PHP ou RoR

1 curtida

Primeiro obrigado pelas opiniões, realmente diferencia as regiões moro na região Sul e tem muitas vagas em php,
estou querendo me tornar empreendedor e montar um negocio relacionado a marketing digital,
acredito que na nossa área o ideal e ser flexível pois atualiza seguidamente,
ire focar em Java que é a linguagem no qual tenho mais intimidade,
obrigado a todos.
forte abraço!!!