Livro de Orientação a Objetos

Estou hoje trabalhando com java na plataforma web, mas ainda tenho um pouco de deficiencia quando se refere a lógica orientada a objetos… Gostaria de saber se alguem poderia me indicar algum livro que possa me dar alguma ajuda… É claro que as coisa não vão mudar do dia para a noite após eu ler o livro mas já será um bom caminho percorrido…
Links relacionados ao assunto, também ajudam bastante…
Muito obrigado pessoal…

Marco Paradiso

Dá uma olhada nesse
Mesmo sendo dos famosos “Aprenda em X dias” ele é mto bom, aprendi bastante coisa.
Na fenasoft eu paguei R$: 10,00 :mrgreen:

http://www.guj.com.br/posts/list/28509.java

Dizem que esse livros da sere aprenda em X dias são muito bons…
André, os livros que vc me indicou tb são muito bons, mas são mais voltados para padrões de projetos, eu precisava de algo mais voltado a programação orientada a objetos… trabalhar com objetos não é tão simples assim… principalmente para quem começou com linguagem estruturada…

No link que sugeri, o primeiro livro que postei é sobre o livro ‘Utilizando UML e Padrões’. Ele te dá uma boa introdução na modelagem de objetos orientados a objetos.

Recentemente eu li um livro de UML… muito bacana por sinal…
Considero fundamental fazer toda a modelagem e depois fazer o código… mas alguns aspectos como poliformismo, qdo a classe tem q ser abstrata e mais algumas coisa ficaram muito no ar… esse é o real problema dos livro de uml…

Será?

http://c2.com/cgi/wiki?WaterFall

[quote=paradiso]Recentemente eu li um livro de UML… muito bacana por sinal…
Considero fundamental fazer toda a modelagem e depois fazer o código… mas alguns aspectos como poliformismo, qdo a classe tem q ser abstrata e mais algumas coisa ficaram muito no ar… esse é o real problema dos livro de uml…[/quote]

É exatamente sobre isso que o livro trata. QUando utilizar polimorfismo, agregação, composição. Quem é responsável pelo quê, como seus objetos devem colaborar entre si, o que não devem saber/fazer, etc.
E de quebra ainda apresenta alguns padrões para criação de um modelo de dóminio.

Aqui tem as lecture notes de vários anos da disciplina Laboratory In Software Engineering no MIT.

Eu aprendi muito mais sobre OO lendo estes pdfs do que com as aulas que tive na faculdade. E leia sim sobre patterns, além de serem obviamente necesários eles ajudam a desenvolver uma intuição sobre OO.