Caros,
Há umas semanas apareci aqui pedindo um “roadmap” para ficar bom em arquitetura de sistemas de forma a aprender UML, MVC, Design Patterns e etc. Fui orientado a começar aprendendo UML, pois é por onde se começa fazendo um sistema.
O que eu queria atualmente era uma recomendação de um livro que me servisse de base para o começo do desenho de um sistema em UML. Algo como o livro do Yourdon foi. Aquele livro não serve mais porque não se usa tanto linguagem estruturada como naquela época. Em outras palavras, qual é o “Yourdon” do momento? Queria que fosse um livro que fosse desde os conceitos de relacionamento de entidades (1-1, 1-n, n-n) até o fim da especificação de um sistema em UML. Eu já conheço esses conceitos na prática (1-1, 1-n… etc) mas queria uma base teórica melhor. Não me sinto seguro só porque sei desenhar as tabelas de um banco de dados descentemente. Quero uma boa base teórica em um livro que pudesse ser empregado (ou atualmente seja empregado) numa faculdade para quem nunca viu isso e está entrando agora. Muito obrigado!
Abs,
José Roberto