WRYEL:
Não sei se aqui é o lugar certo para perguntar mas, ai vai.
Gostaria da indicação de vocês sobre livros para especialmente melhorar a organização de código, construção de softwares que depois fiquem fácil de aumentar e etc… Eu queria algo se possível com exemplos de código, não necessáriamente em java, mas que de uma demonstração real de problemas e suas soluções.
Com exemplos de codigo é dificil porque arquitetura não está no codigo de uma unica classe, está no codigo de todas as classes.
Organização de codigo em si mesmo é mais fácil.
Design Patterns é fundamental para qualquer bom design e boa arquitetura, mas ha outras coisas como nomenclatura, tratamento de exceções, programação defensiva, principios com SoC , IoC , DRY , Open-Close ,…
Livro fundamentais :em java Effective Java. Se vc não compreende este livro e não usa o que está lá escrito vc não é um programador java.
Em geral : Clean Code do robert C Martin e Code Complete do Steve Mcconnell
O primeiro trata de boas práticas e principios gerais como a nomenclatura e o que significa ser um desenvolvedor de software baseado no cunho do termo sofware crafmanship ( artesanato de software) : o objetivo é manter o codigo sempre limpo custe o que custar a quem custar.
O segundo tb não é especifico de linguagem e trata de vários itens desde do recolhimento correto de requisitos até ao design passando levemente pela arquiteura. Ele tem listas de referencias no fim de cada capitulo para saber mais detalhes.
Minha recomendação é leia estes dois livros. O Code Clean como filosofia de vida profissional e o Code Complete para reforço das ideias e como referencia a outras obras. Se programa em java, o Effective Java 2 edição é tb obrigatorio