Não sei se aqui é o lugar certo para perguntar mas, ai vai.
Gostaria da indicação de vocês sobre livros para especialmente melhorar a organização de código, construção de softwares que depois fiquem fácil de aumentar e etc… Eu queria algo se possível com exemplos de código, não necessáriamente em java, mas que de uma demonstração real de problemas e suas soluções.
Alguns que eu pensei em comprar, mas não colhi opiniões foram:
“Use a Cabeça: Análise & Projeto Orientado ao Objeto"
e
"Use a Cabeça! Padrões de Projetos (Design Patterns)”
Vi aqui nas pesquisas do fórum que teremos “Arquitetura e design de software” feito pelo pessoal da Caelum mas ainda não esta disponível pra venda.
Todo e qualquer tipo de comentário sobre estes e principalmente outros livros é totalmente bem vinda
Sao otimos livros! eu posso afirmar pois tenho os dois, alias tenho 10 livros da serie, sao uns dos poucos livros que tem uma didatica excelente, a conversacao é bem informal, isso te deixa mais a vontade e estudar fica mais interativo, ao invez de ser uma coisa estatica e sem graça, sao bem criativos! porem, tambem recomendo a versao inglesa! voce com certeza nao ira se arrepender
Po, eu dei uma lida no resumo desse livro, tem muita coisa interessante nele, mas ao menos na parte que eu li, vi que ele foca mais em objetos. Vou comprar também, ate achei pdf dele na net mas não compensa, preciso carregar comigo pra poder ler
[quote=WRYEL]Não sei se aqui é o lugar certo para perguntar mas, ai vai.
Gostaria da indicação de vocês sobre livros para especialmente melhorar a organização de código, construção de softwares que depois fiquem fácil de aumentar e etc… Eu queria algo se possível com exemplos de código, não necessáriamente em java, mas que de uma demonstração real de problemas e suas soluções.
[/quote]
Com exemplos de codigo é dificil porque arquitetura não está no codigo de uma unica classe, está no codigo de todas as classes.
Organização de codigo em si mesmo é mais fácil.
Design Patterns é fundamental para qualquer bom design e boa arquitetura, mas ha outras coisas como nomenclatura, tratamento de exceções, programação defensiva, principios com SoC , IoC , DRY , Open-Close ,…
Livro fundamentais :em java Effective Java. Se vc não compreende este livro e não usa o que está lá escrito vc não é um programador java.
Em geral : Clean Code do robert C Martin e Code Complete do Steve Mcconnell
O primeiro trata de boas práticas e principios gerais como a nomenclatura e o que significa ser um desenvolvedor de software baseado no cunho do termo sofware crafmanship ( artesanato de software) : o objetivo é manter o codigo sempre limpo custe o que custar a quem custar.
O segundo tb não é especifico de linguagem e trata de vários itens desde do recolhimento correto de requisitos até ao design passando levemente pela arquiteura. Ele tem listas de referencias no fim de cada capitulo para saber mais detalhes.
Minha recomendação é leia estes dois livros. O Code Clean como filosofia de vida profissional e o Code Complete para reforço das ideias e como referencia a outras obras. Se programa em java, o Effective Java 2 edição é tb obrigatorio
realmente sao bons livros, pode comprar sem arrependimento. o livro citado por joellolobo Refactoring: Improving the Design of Existing Code é excelente pode comprar em portugues se quiser a traducao da Bookman eh fantastica.
@sergiotaborda: o effective java eu achei um pdf só para dar uma olhada por cima, quando eu melhorar meu inglês vai ser o primeiro livro que eu vou ler em inglês.
@LPJava: sabe me dizer o nome desse livre em português ? e por favor, sem piadas de jogue no google porquê não deu certo hahaha :?
edit: acho que achei, seria: “Refatoração: Aperfeiçoando o Projeto de Código Existente” ?
Acreditem se quiser, vou comprar cada livro citado aqui. Já achei um pdf do effective, achei o inglês dele um pouco pesado pro meu nível, mas esse ano também vou fazer um investimento no inglês, afinal hoje em dia programador java sem inglês também não anda sendo programador
Vou começar pelos livros em portugues, depois pulo para os em inglês. Continuo que ainda quaisquer outras sugestões estão sempre abertas
[quote=WRYEL]Obrigado a todos acima pelo feedbeck.
@sergiotaborda: o effective java eu achei um pdf só para dar uma olhada por cima, quando eu melhorar meu inglês vai ser o primeiro livro que eu vou ler em inglês.
@LPJava: sabe me dizer o nome desse livre em português ? e por favor, sem piadas de jogue no google porquê não deu certo hahaha :?
edit: acho que achei, seria: “Refatoração: Aperfeiçoando o Projeto de Código Existente” ?
Acreditem se quiser, vou comprar cada livro citado aqui. Já achei um pdf do effective, achei o inglês dele um pouco pesado pro meu nível, mas esse ano também vou fazer um investimento no inglês, afinal hoje em dia programador java sem inglês também não anda sendo programador
Vou começar pelos livros em portugues, depois pulo para os em inglês. Continuo que ainda quaisquer outras sugestões estão sempre abertas :P[/quote]
é esse mesmo em portugues. tem os livros do edson goncalves tb.