Livros, Inicio de estudo em programação

Bom dia, boa tarde, boa noite dependendo do horário que você está lendo este tópico.

Gostaria de avançar meus estudos em programação, gostaria de dicas de qual linguagem começar sabendo que meu intuito é na área de Segurança/Redes, muitos dizem que é C, outros python, e até mesmo java, problemas de sintaxes mais complexas, etc, não são problemas, eu aprendo rápido, e logo após a sugestão gostaria de livros…

Obs: Já conheço o básico de programação, como funções, paradigmas da programação, já vi o básico de OO, etc.

Te recomendo ir nos cursos do alura, vai no menu de carreiras, procura a que te interessa e monta um mapa de estudos de acordo com o que o site te mostrar.

Cara, tem o livro do Jon Erickson, chama ‘Hacking’’, ensina algumas linguagens de programação. Acho que vai ser bom pro seu objetivo.

http://livraria.folha.com.br/livros/seguranca-de-dados/hacking-jon-erickson-1026368.html

um bom programador conhece algumas linguagens.

por exemplo, se o seu objetivo é segurança ou redes, C é uma excelente escolha. mas pode ser que vc patine um pouco pq são exemplos onde vc escreve muito e tem varias magicas q ninguem explica direito ( como as macros, e coisas especificas de interfaces como POSIX ).

Python, Ruby ou Perl são excelentes para vc fazer um programinha e testar uma coisa nova, por exemplo, fora a imensa biblioteca de codigo disponivel e facil de instalar ( Perl tem o cpan que é um repositorio abissal de projetos, por exemplo ). e vc nao precisa dominar OO ( vc pode começar com um estilo procedural e ir refinando aos poucos.

se vc quer aprender, pegue um livro de programação de redes e faça aqueles exemplos de cliente/servidor tcp/udp e depois brinque com non-blocking IO e muito mais.

para aprender e resolver desafios eu indico a plataforma https://www.hackerrank.com/

é essencial que vc busque amigos programadores, entre em listas, foruns, tenha seus projetinhos, explore codigos e fuce bastante. Linux é uma excelente plataforma para entender redes, sistemas operacionais, etc. com o tempo vc estara respondendo duvidas e isso mostra q vc esta no caminho.

esse ramo de segurança possui provas de certificação, assim como redes, pode ser interessante vc correr atras disso ( ja aviso o custo de um CCNA pode ser alto, portanto veja se é isso que vc quer e se o conteudo te interessa, afinal se vc nao for configurar roteador cisto isso sera inutil ).

estudar para uma certificação te prepara para algumas coisas e pode ser melhor que fazer a prova em si.

Obrigado á todos pelas dicas, procurarei mais sobre os temas passados.