Loocrum - Gestor Financeiro

Senhoras e senhores, depois de muito enrolar e adiar, por falta extrema de tempo e paciência, rsrs, quero anunciar que mesmo tarde, estou dando inicio a um projeto pessoal para desenvolvimento de um software para gestão financeira pessoal/familiar.

Razões:
:arrow: Não gostei de nenhum software financeiro que usei até hoje, acho a maioria muito complexa para grande parte dos usuários, outros com tantas coisas jogadas nas telas que fico ate com dor de cabeça em tentar usar.
:arrow: Sim, esse nome de software que passou pela sua cabeça para perguntar se eu conheço, eu já testei e odiei.
:arrow: Muitos conhecidos, já tentaram organizar suas contas em vários softwares e desistiram, vários deles ficando na boa e velha planilha do excel.

Com isso e algumas outras coisas, mais minha necessidade pessoal, resolvi dar inicio ao desenvolvimento de um software, que será feito exclusivamente para uso de acordo com leis, regras financeiras e dados do Brasil.

Algumas das funcionalidades previstas:
:arrow: Criação de vários orçamentos por usuário.
:arrow: Contas à receber/pagar.
:arrow: Controle de contas bancárias.
:arrow: Controle de cartões de crédito.
:arrow: Integração das contas entre orçamentos diferentes.
:arrow: Gráficos estatísticos.
:arrow: Relatórios.
:arrow: Cálculos de 13º salário, férias, juros, financiamentos, dentre outros.
:arrow: Módulo adicional para acompanhamento do mercado de ações, com criação de carteiras, gráficos, notícias, etc.

<EDIT 2009>
O sistema será desenvolvido basicamente usando:
:arrow: Ruby on Rails

Todo conteúdo para os interessados em colaborar, acompanhar etc, será centralizado em:
http://code.google.com/p/loocrum/

Os fontes estarão no Github:
http://github.com/laguiar/loocrum/tree/master

</EDIT 2009>

Origem do nome:

Loocrum - Pronuncia correto com som de ?u? , ficando a pronuncia original da palavra retirado do latin, Lucrum, que significa lucro, rendimento.

P: Por que usar ?oo? ao invés de ?u? se o som fica o mesmo?
R: Porque fica mais fácil do google comprar depois. :smiley:

Valeu, conto principalmente com as criticas de vcs, porque nelas podemos encontras as nossas falhas. :wink:

:arrow: Grupo de discussões
Pessoal eu criei um grupo do google groups para os interessados em acompanhar e os desenvolvedores tbm se cadastrarem.
http://groups.google.com/group/loocrum

Obrigado!

Te desejo sorte!

Concordo com o que você falou, existem alguns programas livres, mas nada fácil de utilizar e principalmente, nada que envolva as “peculiaridades” brasileiras!

Baixei pelo SVN mas ele tá vazio… onde que pode baixar o fonte?

[]'s

Rodrigo Auler

Será que não seria legal um módulo em J2ME para controlar despesas durante o andamento do dia?

Sinto a mesma coisa que você: nada do que existe por aí é fácil pra gerenciar minhas finanças. Espero fortemente que você solucione esse meu problema :wink: (que frase egoista hahaha)

Bom, já usei alguns, agora mais fácil e inteligente como o M$ Money99 não tem. As demais versões do MS Money são muito complexas, mas o 99 é muito bom.

Procure tirar umas idéias dele.

Agora estou no mundo linux, e, infelizmente, ainda não encontrei alguma solução legal como o MS Money. :cry:

Parabéns pela iniciativa.

[]'s

:lol: Gostei da sinceridade, parabéns!! E quem se interessar em fazer parte do projeto, quais são os procedimentos? Ou não está aberto?

A Paz!

Boto fé brother… Já usei algumas opções free e não curti nenhuma pelos problemas supracitados.

Vou dar uma acompanhada no projeto…

[quote=Rodrigo Carvalho Auler]Baixei pelo SVN mas ele tá vazio… onde que pode baixar o fonte?

[]'s

Rodrigo Auler
[/quote]Olá Rodrigo!
Realmente, verifiquei agora e os fontes não subiram :frowning:

A noite eu faço o comit corretamente, dê uma verificada pelo site pra ver se já estará tudo lá:
http://loocrum.devjavu.com/projects/loocrum/browser

São poucas classes que tem até o momento, como disse, apenas um esboço inicial, sem nada da parte gráfica ainda. :wink:

[quote=nilolima]Será que não seria legal um módulo em J2ME para controlar despesas durante o andamento do dia?[/quote]Após uma primeira versão estável, algumas features como um front-end para celular tbm fazem parte dos planos mirabolantes hehe… mas isso mais pra frente.

[quote=eduardo_lopes]Bom, já usei alguns, agora mais fácil e inteligente como o M$ Money99 não tem. As demais versões do MS Money são muito complexas, mas o 99 é muito bom.

Procure tirar umas idéias dele.

Agora estou no mundo linux, e, infelizmente, ainda não encontrei alguma solução legal como o MS Money. :cry:

Parabéns pela iniciativa.

[]'s[/quote]Conversando com algumas pessoas, também vi um certo agrado pelo Money 98 e 99, os mais novos são realemnte complicadíssimos de se usar, por instalar uma cópia dessas versões para avaliar.
Valeu pelo toque!

Quem tiver interesse em colaborar, tem um link na página inicial do projeto no DevjaVu:
http://loocrum.devjavu.com/projects/loocrum/register

Não sei certo oq esse link vai fazer… hehehe

quem preferir, pode me passar o email a ser cadastrado no projeto, falando se deseja desenvolver, apenas acompanhar, essas coisas, pra eu poder dar as devidas permissões.

Valeu!

Po, fala serio… eu uso o Money 2006. Olha meu dia-a-dia:

  • Vou no site do meu banco, export cc
  • Abro o money, importo o arquivo
  • 2,3 cliques categorizo os lançamentos.
  • Feito!

Tenho todo o controle de orçamento sincronizado com a minha conta do banco e não gasto nem 5 min por dia… isso pq eu faço todo dia, coisa q nem precisa…

Boa sorte na empreitada!

[quote=Luiz Aguiar]Um site mais bonitinho e comercial será colocado em breve no ar, com domínio próprio do projeto, ficando o conteúdo do DevjaVu exclusivamente para os colaboradores, lembrando que o software é GPL, apenas o módulo de ações será lançado como LGPL.

P: Por que usar ?oo? ao invés de ?u? se o som fica o mesmo?
R: Porque fica mais fácil do google comprar depois. :smiley:
[/quote]

Mas será que você consegue misturar as 2 licenças no mesmo sistema sem quebrar a licensa? Lembro que fiz uma biblioteca usando a biblioteca xvid, e por eu apenas incluir o tal do “xvid.h”, eu precisei deixar meu programa como glp por isso. Ou seja, se vc der um import em algo gpl, acho que também precisa ficar gpl esse que está importando…

Agora essa do nome foi ótima huahuahaha

[quote=allansk82][quote=Luiz Aguiar]
Razões:
:arrow: Não gostei de nenhum software financeiro que usei até hoje, acho a maioria muito complexa para grande parte dos usuários, outros com tantas coisas jogadas nas telas que fico ate com dor de cabeça em tentar usar.
[/quote]

Po, fala serio… eu uso o Money 2006. Olha meu dia-a-dia:

  • Vou no site do meu banco, export cc
  • Abro o money, importo o arquivo
  • 2,3 cliques categorizo os lançamentos.
  • Feito!

Tenho todo o controle de orçamento sincronizado com a minha conta do banco e não gasto nem 5 min por dia… isso pq eu faço todo dia, coisa q nem precisa…
[/quote]Bom saber, obrigado por mostrar esse “mapeamento” hehe

Agora coloca uma dona de casa, que nem usa direito o computador, pra usar o Money 2006, ai eu quero ver :wink:

Pessoal eu criei um grupo do google groups para os interessados em acompanhar e os desenvolvedores tbm se cadastrarem.
http://groups.google.com/group/loocrum

Duvido alguem bater a minha planilha do Excel :stuck_out_tongue:

Rafael
ps: Google Code vai te dar uma pá de problemas logo logo

[quote=Rafael Steil]Duvido alguem bater a minha planilha do Excel :stuck_out_tongue:
[/quote]

Hah! A minha tá na versão 1.0 e eu arrisco o páreo ein! Tem umas descrição, gráficos, médias de gastos. Só falta agora eu deixar de ser relaxado e começar a usar direito. :twisted:

Em relação ao projeto, a única coisa que me faria trocar a planilha, seria algo que eu pudesse acessar via web pra poder fazer os lançamentos de onde estiver.

[quote=Rafael Nunes]…
Em relação ao projeto, a única coisa que me faria trocar a planilha, seria algo que eu pudesse acessar via web pra poder fazer os lançamentos de onde estiver.[/quote]
Creio eu que o projeto nesse começo seja somente para desktop, quem sabe mais para frente tenha mais front-ends?
Vou me candidatar a desenvolvedor, mas ainda não achei onde.

Até!

[quote=Rafael Steil]Duvido alguem bater a minha planilha do Excel :stuck_out_tongue:

Rafael
ps: Google Code vai te dar uma pá de problemas logo logo
[/quote]Pow Rafael, depois me passa essa sua plainilha ai cara… limpa ela me passa uma versão vazia fazendo favor :wink:

Não entendi o lance do google code Rafael :roll: