Mais mini-cursos gratuitos nesta semana

Dando continuidade ao programa Open-Source Education, nesta semana a Globalcode está oferecendo os seguintes mini-cursos gratuitos em São Paulo e Campinas:

Introdução a JUnit - 12/03 (quarta) das 18:30 às 21:30 - São Paulo

Introdução a JavaServer Faces - 13/03 (quinta) das 18:30 às 21:30 - São Paulo

Sintaxe da Linguagem Java e Orientação a Objetos - 14/03 (sexta) das 18:30 às 21:30 - Campinas

Para se inscrever entre em contato através do telefone 11 3171-1987.

MUITO legal da parte da Globalcode

só uma dúvida… vocês entregam algum tipo de certificado?

A Globalcode envia por e-mail um certificado de participação no mini-curso para aqueles que solicitam.

[quote=ana_abrantes]A Globalcode envia por e-mail um certificado de participação no mini-curso para aqueles que solicitam.

[/quote]

Cara não viaja…

Esses mini-cursos não agregam muita coisa, pois, primeiro pq não há uma preocupação em saber se o participante está aprendendo, e segundo q java não é tão simples assim de se aprender em pouco mais de duas horas. A curva de aprendizagem em java é bem maior que as outras… requer muita dedicação.

Pra mim é uma boa iniciativa… mas de marketing, isso sim.

Pois vejamos: qual o alvo das pessoas que vão até o local para assistir um mini-curso deste?.Com certeza a maioria são pessoas que estão iniciando na linguagem ou estão pensando em migrar de alguma outra linguagem, seguindo uma tendência do mercado…de boa, qualquer iniciante que for até o local com o intuito de aprender pode sair frustado de lá.E posso afirmar isso, pois, eu já fui em duas oportunidades e conclui isso.

Eu não estou aqui para julgar iniciativa ou trabalho de nenhuma das empresas(Caelum ou GlobalCode), mas a iniciativa da caelum com as apostilas e o forum aqui de java tem contribuido muito mais com a comunidade… e não estou querendo dizer que a caelum não faz seu marketing, claro que faz… mas a iniciativa é melhor.

A minha dica é a seguinte: pra quem é iniciante e quer aprender java sem gastar dinheiro com curso é melhor baixar as apostila e lê todas que são otimas… e qualquer dúvida é só postar aqui que os proprios caras que fizeram a apostila vão ajudar e com certeza vc vai aprender muito mais do que assistindo esses mini-cursos. :smiley:

Bom, sei que essa msg pode causar problemas, mas eu estava querendo falar isso em outro topico porém estava bloqueado… :slight_smile:
http://www.guj.com.br/posts/list/83801.java

Desculpa a todos ai… :slight_smile:
Abraços.

Lintz_net, acho que falta profissionalismo em seu post. Tanto a Globalcode quanto a Caelum são empresas sérias e devem ser respeitadas como tais… um dia você pode precisar de uma destas escolas para estudar ou para trabalhar, por tanto vá com calma.

É óbvio que ninguém sai expert em qualquer mini-curso (muita ingenuidade se alguém for pensando nisso), o foco deste tipo de treinamento não é esse. Ter um ponto de partida, um primeiro contato com determinado assunto, além de apostilas, livros, tutoriais sobre tópicos relacionados, um networking com quem conhece o assunto… cara a cara… é uma ótima pedida.

Uma oportunidade de encontrar pessoas com dúvidas relacionadas, outras com experiência, ver linhas de códigos, poder de levantar a mão e perguntar… ser ouvido e se fazer ouvir… sinceramente, só não é bom para quem não sabe aproveitar.

Que a Globalcode continue investindo com este tipo de “marketing” assim como a Caelum com suas apostilas, pq como sempre é dito aqui no GUJ: “quem sai ganhando é a comunidade”.

[color=yellow] PS: Este tipo de xilique que alguns membros do fórum insiste em ter com Caelum e Globalcode já deu no saco[/color]

Acho que se alguns num tem o que dizer, deveriam ficar quietos.
Qualquer iniciativa é bem vinda e não é somente iniciante em Java que vai lá. Tem gente que não conhece alguma tecnologia proposta pelo mini-curso e quer ter uma idéia. Não devemos desprezar isso.
Acho que é pouco louvável vir um aqui e fazer criticas como essa, sem fundamento real. Todos usufruem de marketing, ou eles devem viver de vento e ficar sustentando folgados que não querem gastar 1 centavo com livros?

Eu já fiz um desses minicursos e achei muito bons; obviamente não se pode esperar que o Vinicius (ou outro palestrante) lhe faça um transplante de cérebro ou uma sessão de hipnose e lhe passe todo o conhecimento (e mais os pulos do gato) em uma ou duas horas.
É mais ou menos como você fosse assistir a uma das palestras do Sun Tech Days ou SouJava, só que dada por gente que entende do que está falando e focado sobre um assunto que conhece. (Quem assistiu a algum desses eventos como o Sun Tech Days sabe que, pela própria magnitude e diversidade dos eventos, a qualidade é bastante irregular - ao lado de gente que sabe muito e sabe explicar bem, há aqueles caras que têm de falar sobre algo que não conhecem para cobrir alguma ausência.)
É claro que é um evento “de marketing” - por que não seria? Mas, de certo modo, é como se fosse um test-drive de carros. Se você achar que aquele Lexus* não é para você, aham, que aprender EJB3 não é o que você vai precisar, você agradece educadamente e tenta outro carro - talvez um Corolla já lhe sirva.

  • Para quem não conhece as marcas de carros, tanto Lexus quanto Corolla são marcas da Toyota, mas a primeira é de carros de luxo e a segunda é a dos carros mais vendidos do mundo.

Pode não agregar pra você, mas para outras pessoas talvez agregue muito. Não generalize as coisas, desse jeito parece que você está falando por todos entendeu? Toda empresa precisa de marketing, e graças a isso que você conhece a globalcode e a caelum.

Enfim, se você não acha legal é só não comparecer ao evento :slight_smile:

Ab!

Eu também já estive em dois mini-cursos e achei bastante instrutivo. O instrutor fez o possível para esclarecer o tema abordado.
Não trata-se daquela ação de marketing onde tentam lhe vender algum curso. Nunca tentaram me vender nada.

Parabens pelos mini-cursos, são sempre bem interessantes.

Caro Lintz_net, os mini cursos são como tutoriais ou mini eventos, eles vão dar uma idéia geral e vc se aprofunda depois, é muito legal assistir, pois, vc vai ter uma noção de como usar. :smiley:

Interessante, parabens a globalcode pela iniciativa! :smiley:

[quote=Lintz_net]
Esses mini-cursos não agregam muita coisa, pois, primeiro pq não há uma preocupação em saber se o participante está aprendendo[/quote]

E como você vai garantir isso, num público de 50/100 ou mais pessoas, num período de 3 horas? O intuito dos mini-cursos não é formar experts, e sim dar uma introdução a alguma tecnologia específica ou assunto.
Quanto a não agregar, não é este exatamente o feedback que temos, bem pelo contrário.

[quote=Lintz_net]
Pra mim é uma boa iniciativa… mas de marketing, isso sim.[/quote]
E o que você sugere?

Partindo deste princípio, qualquer evento de Java(Conexao/Falando em Java/Sun tech days/Just Java/JavaOne/Javapolis/etc) são pura perca de tempo, pois são somente apresentações curtas sem a preocupação da audiência aprender e a curva de aprendizado é bem maior que este pouco tempo, certo?
E você realmente foi a um mini-curso acreditando que sairia um expert depois de 3 horas?
Aliás, você já participou de algum? Ou é somente uma opinião sua sem embasamento nenhum?

Aliás, sempre resta uma alternativa a quem não se interessar também. Não ir.

:idea: Gostaria de voltar a afirmar, fiz Academia do Java e tive a oportunidade de ter um excelente instrutor.Valeu muito apena mesmo, e recomendo todos Mini-Cursos.[color=green]Uma Empresa que tem excelência em qualidade Educacional e prestação de Serviço.[/color]

[color=green]Abraços a Todos.[/color]

[quote=Lezinho]Lintz_net, acho que falta profissionalismo em seu post. Tanto a Globalcode quanto a Caelum são empresas sérias e devem ser respeitadas como tais… um dia você pode precisar de uma destas escolas para estudar ou para trabalhar, por tanto vá com calma.

É óbvio que ninguém sai expert em qualquer mini-curso (muita ingenuidade se alguém for pensando nisso), o foco deste tipo de treinamento não é esse. Ter um ponto de partida, um primeiro contato com determinado assunto, além de apostilas, livros, tutoriais sobre tópicos relacionados, um networking com quem conhece o assunto… cara a cara… é uma ótima pedida.

Uma oportunidade de encontrar pessoas com dúvidas relacionadas, outras com experiência, ver linhas de códigos, poder de levantar a mão e perguntar… ser ouvido e se fazer ouvir… sinceramente, só não é bom para quem não sabe aproveitar.

Que a Globalcode continue investindo com este tipo de “marketing” assim como a Caelum com suas apostilas, pq como sempre é dito aqui no GUJ: “quem sai ganhando é a comunidade”.

[color=yellow] PS: Este tipo de xilique que alguns membros do fórum insiste em ter com Caelum e Globalcode já deu no saco[/color]

[/quote]

Amigo, acredito que a minha msg ficou um pouco forte lendo novamente, reconheço isso, mas eu li novamente o post pq eu queria saber onde eu desrespeitei alguém ou alguma empresa…acho melhor vc lê novamente com mais calma.Minha critica foi sobre os mini-cursos, que na minha visão não agrega muita coisa. É mais com o proposito de conquistar alunos do que ensinar, agora se você acha isso falta de profissionalismo paciência né?.Pra mim nem se trata de um assunto profissional… e em nenhum momento estou colocando em dúvida o potencial das empresas, pelo contrário, se algum dia precisar de algum treinamento pode ter certeza que não deixo de fazer em qualquer uma das duas, pois, eu sei da qualidade que cada uma tem…

Agora, imagine este cenário:

“É óbvio que ninguém sai expert em qualquer mini-curso (muita ingenuidade se alguém for pensando nisso), o foco deste tipo de treinamento não é esse. Ter um ponto de partida, um primeiro contato com determinado assunto, além de apostilas, livros, tutoriais sobre tópicos relacionados, um networking com quem conhece o assunto… cara a cara… é uma ótima pedida.”

Um iniciante vai ficar loquinho pra fazer a matricula heim?. Já achou o lugar certo…com pessoas de qualidade…

Eu penso o seguinte:acredito que o guj é um espaço democratico e aberto a dialogo, onde todas as pessoas podem por sua opinião, se já deu no saco este tipo de xilique é só vc nã entrar mais… ou então cria um forum só pra vc…

Abraços.

[quote=djemacao]Acho que se alguns num tem o que dizer, deveriam ficar quietos.
Qualquer iniciativa é bem vinda e não é somente iniciante em Java que vai lá. Tem gente que não conhece alguma tecnologia proposta pelo mini-curso e quer ter uma idéia. Não devemos desprezar isso.
Acho que é pouco louvável vir um aqui e fazer criticas como essa, sem fundamento real. Todos usufruem de marketing, ou eles devem viver de vento e ficar sustentando folgados que não querem gastar 1 centavo com livros?
[/quote]

Pelo contrario, não estou quieto pq tenho o que dizer…Já vc q não tem o que falar fica agredindo verbalmente outras pessoas, né?.Então vc que deveria ficar quieto…

Pow cara, não precisamos xingar um ao outro só pq estamos discutindo sobre um determinado assunto… vc me conhece?.Não vou continuar mesmo… e não foi sem fudamento o que eu falei, melhor vc lê novamente a minha msg.

[quote=thingol]Eu já fiz um desses minicursos e achei muito bons; obviamente não se pode esperar que o Vinicius (ou outro palestrante) lhe faça um transplante de cérebro ou uma sessão de hipnose e lhe passe todo o conhecimento (e mais os pulos do gato) em uma ou duas horas.
É mais ou menos como você fosse assistir a uma das palestras do Sun Tech Days ou SouJava, só que dada por gente que entende do que está falando e focado sobre um assunto que conhece. (Quem assistiu a algum desses eventos como o Sun Tech Days sabe que, pela própria magnitude e diversidade dos eventos, a qualidade é bastante irregular - ao lado de gente que sabe muito e sabe explicar bem, há aqueles caras que têm de falar sobre algo que não conhecem para cobrir alguma ausência.)
É claro que é um evento “de marketing” - por que não seria? Mas, de certo modo, é como se fosse um test-drive de carros. Se você achar que aquele Lexus* não é para você, aham, que aprender EJB3 não é o que você vai precisar, você agradece educadamente e tenta outro carro - talvez um Corolla já lhe sirva.

  • Para quem não conhece as marcas de carros, tanto Lexus quanto Corolla são marcas da Toyota, mas a primeira é de carros de luxo e a segunda é a dos carros mais vendidos do mundo.

[/quote]

Eh tudo bem… faz sentido.

Gostei da sua resposta.

[quote=Rafael Nunes][quote=Lintz_net]
Esses mini-cursos não agregam muita coisa, pois, primeiro pq não há uma preocupação em saber se o participante está aprendendo[/quote]

E como você vai garantir isso, num público de 50/100 ou mais pessoas, num período de 3 horas? O intuito dos mini-cursos não é formar experts, e sim dar uma introdução a alguma tecnologia específica ou assunto.
Quanto a não agregar, não é este exatamente o feedback que temos, bem pelo contrário.

[quote=Lintz_net]
Pra mim é uma boa iniciativa… mas de marketing, isso sim.[/quote]
E o que você sugere?

Partindo deste princípio, qualquer evento de Java(Conexao/Falando em Java/Sun tech days/Just Java/JavaOne/Javapolis/etc) são pura perca de tempo, pois são somente apresentações curtas sem a preocupação da audiência aprender e a curva de aprendizado é bem maior que este pouco tempo, certo?
E você realmente foi a um mini-curso acreditando que sairia um expert depois de 3 horas?
Aliás, você já participou de algum? Ou é somente uma opinião sua sem embasamento nenhum?

Aliás, sempre resta uma alternativa a quem não se interessar também. Não ir.[/quote]

[quote=Rafael Nunes]E como você vai garantir isso, num público de 50/100 ou mais pessoas, num período de 3 horas? O intuito dos mini-cursos não é formar experts, e sim dar uma introdução a alguma tecnologia específica ou assunto.
Quanto a não agregar, não é este exatamente o feedback que temos, bem pelo contrário.[/quote]

Pois é cara…não tem mesmo como… é extamente esta a motivação da minha critica, não entendeu?

Eu falei:.“E posso afirmar isso, pois, eu já fui em duas oportunidades e conclui isso.”

Amigo, pode ter certeza que eu não vou…hehehe

[quote=Lintz_net]
"(…)não há uma preocupação em saber se o participante está aprendendo (…) qualquer iniciante que for até o local com o intuito de aprender pode sair frustado de lá(…) Pra mim é uma boa iniciativa… mas de marketing, isso sim (…) "

“Eu não estou aqui para julgar iniciativa ou trabalho de nenhuma das empresas(…)”

“Amigo, acredito que a minha msg ficou um pouco forte lendo novamente, reconheço isso.(…)”[/quote]

  1. Se não existe a preocupação com os participantes, então a seção de perguntas e respostas esta lá atoa, fora a disposição dos instrutores em responder perguntas em qualquer momento, basta levantar a mão. O aprendizado nestes mini-cursos são introdutórios, e isso é bem claro pelo seu próprio termo “mini-curso”.

  2. Qualquer iniciante pode sair frustrado… desde que seja você. Veja quantas pessoas contradizem sua opinião só neste fórum.

  3. Iniciativa de marketing óbvio que é, assim como é também uma iniciativa de inclusão tecnológica.

  4. Não esta aqui para julgar (estranho essa sua afirmação depois do post), não “desrespeitou nenhuma empresa” e etc… bom essa politicagem defensiva e sem fundamento só demerita ainda mais o conteúdo da sua postagem.

Como já disse, esse tipo de flamewar além de chato, repetitivo, já deu. Se quiser continuar com esta discussão, continue, quem sabe alguém (não eu) tem saco para continuar mostrando pra vc que o problema é “pessoal seu” e não da iniciativa da escola…

[quote=Lintz_net]
Pois é cara…não tem mesmo como… é extamente esta a motivação da minha critica, não entendeu?[/quote]

Sim, entendi, o que não entendi foi a sua expectativa de sair já com conhecimento aprofundado em determinada tecnologia, em 3 horas.

[quote=Lintz_net]
Eu falei:.“E posso afirmar isso, pois, eu já fui em duas oportunidades e conclui isso.”[/quote]
Já foi a algum evento de Java?(Conexao, Falando em Java, Just Java, Java One, Mini cursos do SouJava).
Tem a mesma opinião sobre eles?

[quote=Lintz_net]
Amigo, pode ter certeza que eu não vou…hehehe[/quote]
Viu, é bem fácil…

E, novamente, se os mini-cursos não agregam em nada para você, o que você sugere?

Eu já fui a 2 mini cursos e acho super interessante, tanto q vou nesse de JSF.

Mesmo sendo curioso e lendo vários tutoriais eu sinto muita dificuldade em certos assuntos, pois cada autor escreve de um jeito e se nao for bem explicado, as duvidas básicas não serão sanadas.

Eu já li várias coisas sobre JSF e até agora num entendi m***** nenhuma… Espero q após este mini curso eu possa entender o funcionamento básico do JSF e poder me aprofundar…

Eu acredito q depois do mini curso o aproveitamento com livros, tutorias e afins é maior já q o assunto não é totalmente estranho a vc.

E é mto mais facil aprender com alguem te explicando e sanando suas duvidas, doq simplesmente lendo…