Máscara e verificação de CPF válido

Prezados, bom dia.

Sou novo no fórum, peço desculpas caso esteja postando no local errado.

Estou precisando que o edit abaixo tenha máscara de CPF e verique se o mesmo é válido ou não apresentando mensagem caso seja inválido.

Meu código:


<label style="width:15%;">CPF<br><input type="text" id="cpf" step="0.1" name="cpf" class="form-control cpf-mask" placeholder="Ex.: 000.000.000-00" style="width:100%"></label>


Já tentei diversas formas e não consegui.

Obs.: Sou iniciante em programação web.

Agradecido desde já pelas ajudas que estão por vir.

Muito obrigado!!!

Veja aqui , há um exemplo pronto. Basta estudar o que foi feito e adequar às suas necessidades.

Boa tarde, @Iohannes.

Não sei como aplicar, poderia dá um exemplo de como ficaria a função com o meu input se não for muito incomodo?

Grato desde já.

Qual postar o seu código? Daí fica mais fácil exemplificar… não tenho nada construído em PHP no momento.

Gostaria que ao trocar de um edit para outro fizesse essa verificação, se possível.

Na verdade, eu acredito que fazer a validação no front-end seria bem melhor do que enviar para o servidor. Nesse caso vais usar JavaScript.

Isso, pode ser em java script, mas não sei como chamar ele pra verificar quando o usuário for trocar de edit, o nome do evento e nem como faz. rsrs, desculpa minha falta de conhecimento…

ola amigo voce precisa usar java script para fazer desta forma teste essa soluçao :

https://www.todoespacoonline.com/w/2014/11/como-validar-cpf-e-cnpj-com-javascript-ou-jquery/