Mascaras com banco de dados

Estou com dificuldade, para acertar as mascaras no banco de dados vou colocar alguns print para entenderem melhor.

4

1° defina os campos telefone,cpf como varchar.
2° define a data como datetime.

Olá Cleiton,

obrigado pela ajuda, consegui melhorar, mas ainda aparece assim!

posta o código onde faz o insert na tabela.

Então, @adriano_eurich, n]ao é uma boa prática guardar dados formatados (ou mascarados) no banco. O melhor a fazer é guardar o dado sem formatação e formatá-los quando for mostrar na tela pro usuário. Tem como tu fazer com o jQuery.mask() ou procurar na documentação do PHP se dá (no java eu sei que dá usando JSTL. Já PHP eu não sei porque eu nunca mexi).

<?php

session_start();
include_once ‘conexao.php’;

$nome = filter_input(INPUT_POST, ‘nome’, FILTER_SANITIZE_SPECIAL_CHARS);
$email = filter_input(INPUT_POST, ‘email’, FILTER_VALIDATE_EMAIL);
$telefone = filter_input(INPUT_POST, ‘telefone’, FILTER_SANITIZE_NUMBER_INT);
$cpf = filter_input(INPUT_POST, ‘cpf’, FILTER_SANITIZE_NUMBER_INT);
$datanasc = filter_input(INPUT_POST, ‘datanasc’, FILTER_VALIDATE_INT);

$querySelect = $link->query(“select email from tb_clientes”);
$array_emails = [];

while ($emails = $querySelect->fetch_assoc()):
$emails_existentes = $emails[‘email’];
array_push($array_emails, $emails_existentes);
endwhile;

if(in_array($email,$array_emails)):
$_SESSION[‘msg’] = “

”.‘Já existe um cliente cadastrado com esse email’."

";
header(“Location: …/CadCli.php”);
else:
$queryInsert = $link->query(“insert into tb_clientes values(default,’$nome’,’$email’,’$telefone’,’$cpf’,’$datanasc’)”);
$affected_rows = mysqli_affected_rows($link);
if($affected_rows > 0):
    $_SESSION['msg'] = "<p class='center green-text'>".'Cadastro efetuado com Sucesso!'."<br>";
    header("Location: ../CadCli.php");
endif;

endif;

Oi Lucas, pois é estou me batendo um pouco pra entender rsrsr, pois comecei a pouco tempo!

Sobre o que o Lucas comentou, eu entendi o que ele quis dizer, porem não seu de qual forma poderia fazer! Por exemplo nesses código que enviei, tem a pagina de cadastro.php, onde gostaria que aparecesse as mascaras na hora de preencher, mas que fosse para o banco sem a formatação, porem teria que aparecer na pagina consulta.php, na hora que faz a consulta ao banco que viesse formatada, por exemplo a data ela só aparece como yyyy/mm/dd.
Acho que estou fazendo confusão rsrsrs…

read.php

<?php include_once 'conexao.php'; $querySelect = $link->query("select * from tb_clientes"); while ($registros = $querySelect->fetch_assoc()): $id = $registros['id']; $nome = $registros['nome']; $email = $registros['email']; $telefone = $registros['telefone']; $cpf = $registros['cpf']; $datanasc = $registros['datanasc']; echo ""; echo "$nome $email $telefone $cpf $datanasc"; echo "edit"; echo "delete"; echo ""; endwhile;