Matisse++

É se você usar DBControls ligados diretamente a camada de persistência realmente é errado.
Mas quem disse que não existe outra maneira de fazer isso?
Ligando os DBControls ao seu modelo?

Acho que o problema de usar IDE´s RAD como Delphi, Netbeans, Visual Studio etc é o fato de deixar o programador preguiçoso. Acaba fazendo as coisas sem saber o que realmente acontece. Esses dias peguei um cara programando JSF com o Visual Web Pack do netbeans e o cara nem fazia idéia do que era um Managed Bean.

Onde está o erro? na IDE ou no programador?

[]´s

Nunca vou usar uma ferramenta cujo código gerado por ela não posso alterar. Nunca.

Não confio em tecnologias que são complexas demais para serem usadas sem um editor visual. Se é necessário um punhado de wizards para conseguir trabalhar com o treco, eu passo.

Os DFMs (descrições de tela) do Delphi por exemplo, são bem simples de mexer…

[quote=LIPE]Nunca vou usar uma ferramenta cujo código gerado por ela não posso alterar. Nunca.

Não confio em tecnologias que são complexas demais para serem usadas sem um editor visual. Se é necessário um punhado de wizards para conseguir trabalhar com o treco, eu passo.[/quote]

Bom… ae nao eh questão de “ser complexo demais”… e sim questão de performance… ler um XML é MUITO mais rapido que interpretar o codigo linha a linha…

questão de opção… preferem gastar menos memoria… mas se vc quiser usar eclipse amanhã… nada impede… o codigo vai funcionar…

A questão é… Tela em 90% dos casos nao tem o que “refatorar” , é tela… usando matisse vc faz rapidinho outra… é besteira deixar de lado 500% a mais de produtividade só prq vc nao consegue alterar o codigo na munheca…

Fora que se vc usar as propriedades no painel do lado vc consegue mudar MUITA coisa… praticamente tudo… consegue inclusive adicionar codigos antes e depois de cada componente… acho que isso é mais do que suficiente…

Fora que conforme a evolucao das tecnologias o Matisse até que te ajuda… ex: se vc usar JDK 1.5 ele usa o GroupLayout com uma biblioteca externa… se vc usar JDK 1.6 ele converte para GroupLayout do proprio JDK… sem ter que ficar se acabando…

IDE é pra isso… ajudar :slight_smile:

DFM’s sao simples me mecher por 2 motivos:

1º - 1% dos usuarios mechem nele
2º - São orientados a X:Y , ou seja… quando vc coloca um layout no meio a coisa complica bastante…

[quote=Avante]
Acho que o problema de usar IDE´s RAD como Delphi, Netbeans, Visual Studio etc é o fato de deixar o programador preguiçoso. Acaba fazendo as coisas sem saber o que realmente acontece. Esses dias peguei um cara programando JSF com o Visual Web Pack do netbeans e o cara nem fazia idéia do que era um Managed Bean.

Onde está o erro? na IDE ou no programador?
[]´s[/quote]

E assim o mercado java vai ficar cheio de programadores, a IDE facilita o desenvolvimento, daqui a pouco vai ter nego fazendo CRUD completo com transações e segurança sem sequer saber o que é Hibernate :stuck_out_tongue:

Na web é a mesma coisa, vai chegar uma hora que nego diz ser programador JSF por clicar na tabela do lado esquerdo do Netbeans (no Data Navigation), arrastar pra um table e dizer “sou programador web master fucking”

gg

DFM’s sao simples me mecher por 2 motivos:

1º - 1% dos usuarios mechem nele
2º - São orientados a X:Y , ou seja… quando vc coloca um layout no meio a coisa complica bastante…

[/quote]

Que linha de raciocínio esplêndida!!!

DFM’s sao simples me mecher por 2 motivos:

1º - 1% dos usuarios mechem nele
2º - São orientados a X:Y , ou seja… quando vc coloca um layout no meio a coisa complica bastante…

[/quote]

Que linha de raciocínio esplêndida!!![/quote]

Pena que nao posso dizer o mesmo :slight_smile:

Pessoal,

Se é pra discutir, vamos discutir algo que seja mais produtivo… :lol:

Aos que falam mal de Delphi: teve seu tempo, foi uma excelente ferramenta (tanto a linguagem, que é totalmente orientada a objetos, quanto ao RAD). Simplesmente desmerecer algo que era bom, talvez antes de você começar a programar, é tolice…

Aos que defendem o Delphi: programei em Delphi desde a segunda versão e percebi o seu declínio desde a quinta (ou quarta) versão… não conseguiu acompanhar as mudanças (como um dia o Java também não vai conseguir…), perdeu o foco, e se f****. E um grande problema de ferramentas que facilitam muito a vida dos programadores é que a média dos desenvolvedores nestas ferramentas se tornam mediocres, são ótimos pra arrastar-e-soltar… no mundo java o cenário é bem melhor.

Programar é profissão, não religião… Ok, Delphi tá morto, mas ainda tem gente que ganha dinheiro com Cobol, Clipper… e aí?

Hoje programo 100% do meu tempo com Java e curto muito isso, todas as necessidades que tenho hoje, Java resolve de forma bem melhor que Delphi. Isso é verdade pra mim, pode não ser pra outros… e ponto.

Se é pra brigar, melhor que seja de Java e RoR :smiley:

netBeans pare de ser burro, e seja mais funcional $%%¨@#!

imagina o tempo que economiza com isso…

pq ver problemas nisso??

Estranho, todo mundo usa hibernate porque é pratico, economiza tempo em não ter que ficar fazendo toda aquela parafernália via JDBC, e ninguém reclama.

Poderia ser mais claro na sua afirmação ?

Pratico = puxar 512 milhoes de plugins inuteis e mal feitos ?
Pratico = complicar coisas simples ?

Nao entendi…

Se isso virar uma guerra de IDEs, o tópico será trancado.

Deve ser por isso que programador java adora XML.

Alias, muito inteligente esse comentário.

Não sei se é um deboche, mas também acho que ler um XML embora lento ainda seja menos do que ler fontes Java

Como assim resources?
Não deveria existir código pra tela?..e assim nascerão vários programadores q não sabem nem o q é um gerenciador d layout…

[quote=Lich King][quote=Avante]

Realmente esse argumento já deu o que tinha que dar. Aliás, eu acho que o código nem deveria existir já que as telas seriam baseadas em resources.
Programariamos apenas o modelo.
[/quote]

Como assim resources?
Não deveria existir código pra tela?..e assim nascerão vários programadores q não sabem nem o q é um gerenciador d layout…[/quote]

Resources nao quer dizer que nao vai existir codigo de tela… mas sim que nao vai ser CODIGO JAVA. eh uma outra forma de expressar o posicionamento de objetos em tela… Matisse jah faz isso… ele tem seu .form… porem gera codigo java para poder funcionar em qualquer IDE…

E quanto a nao saber sobre layouts… eu nao tenho uma opiniao bem formada… mas acho que para QUE ficar complicando a vida ? pra que ficar programando na mao uma coisa que PODE SIM ser automatizada e as vezes quase eliminada ? Programadores sao pagos para programar coisas mais importantes que perder 30 anos em cima de uma tela de cadastro… dificilmente telinha é o que importa em um sistema hoje em dia…

[quote=Lich King][quote=Avante]

Realmente esse argumento já deu o que tinha que dar. Aliás, eu acho que o código nem deveria existir já que as telas seriam baseadas em resources.
Programariamos apenas o modelo.
[/quote]

Como assim resources?
Não deveria existir código pra tela?..e assim nascerão vários programadores q não sabem nem o q é um gerenciador d layout…[/quote]

O que é um gerenciador de layout?