Olá Pessoal
Estou no tinkercad fazendo uma matriz de led 4x4, acontece que quando inicio a simulação dá um erro dizendo que o led em uso é de 28,6mA , sendo que o máximo recomendado é de 20mA. Não sei como faço para mudar esta voltagem…Troquei as cores , mas, todas com o mesmo erro, e também preciso fazer uma figura geométrica. Todos os leds estão ligados diretos no Arduino Uno R3. Ufaaa, alguém pode me ajudar? Obrigada
Matriz LED 4x4, led com defeito
1 Resposta
Solucao aceita
1 like
Você tem que pôr um resistor em série com o LED.
Você tem saber a queda de tensão em cima seu LED, feito isso, pode calcular o resistor com a seguinte fórmula:
R = (V1 - V2) / I
Onde:
R: é o valor do resistor (em ohms)
V1: é a tensão de alimentação (em volts)
V2: é a tensão em cima do LED (em volts)
I: é a corrente fluindo pelo LED (em ampères)
Então, se por acaso sua tensão de alimentação for 5 volts e a queda de tensão em cima do LED é de 2 volts e você deseja que a corrente seja de 18 mA
(18 mA aumenta a vida útil do LED, 20 mA trabalha no limite)
É só calcular assim:
R = (5 - 2) / 0,18
R = 16,6 ohms
Comercialmente você vai encontrar resistores de 16 ohms (marrom, azul, preto) ou 18 ohms (marrom, cinza, preto).
Criado 1 de julho de 2020
Ultima resposta 1 de jul. de 2020
Respostas 1
Participantes 2
Alura O que é Python? — um guia completo para iniciar nessa linguagem de programação Acesse agora o guia sobre Python e inicie sua jornada nessa linguagem de programação: o que é e para que serve, sua sintaxe e como iniciar nela!
Casa do Codigo Engenharia de Prompt para Devs: Um guia para aprender a... Por Ricardo Pupo Larguesa — Casa do Codigo