Me ajudem pfv : Problemas em visual basic alguem pode me ajudar?

ta tudo pronto interface e alguns codigos e um projeto eu tenho 1 codigo assim olha

if RichTextBox1.text = “opcoes” Then

opcoes.show()

End If

e tenho esse :

opcoes.show()

End If

if RichTextBox1.text = “msg” Then

ta tudo pronto interface e alguns codigos e um projeto eu tenho 1 codigo assim olha

opcoes.show()

End If

e tenho esse :

opcoes.show()

End If

MensageBox.Show(“aqui fica a mensagem q o usuario define na rich text box”)

End If

e esse codigo ;

rem aqui eu queria q quando o usuario escrevesse msg e colocaçe 1 valor tipo msg =“699”

e criaçe a msg

End If

nesse texto

opcoes.show()

End If

if RichTextBox1.text = “exit” Then

Application.Exit()

End If

ai esse codigo que ele escreve na richtextbox
e eu tenho 1 botao que ele clica e executa o codigo em uma janela separada queria que o programa criaçe uma janela e e tipo mostraçe a mensagem definida pelo usuario
e tambem gostaria que o usuario podesse definir 1 titulo tipo title = “meu titulo” a janela
o problema e isso e mais uma coisa quando faço as funçoes usando if ele so dexa usar 1 de ver tipo ele executa assim

so = opcoes ou nao faz
e se tiver 1 espaço ele n faz e se tiver 2 linhas com funções definidas ele n executa da para resolver desde já agradeço um grande abraço e fiquem com Deus , Ala , Tupã

Michael, boa noite!
Quantas RichTextBox você está usando?
Acho que você precisará de mais de uma e ao que me parece você está usando apenas uma, não tenho certeza, pois precisaria de mais detalhes.
Sugestão, para aprimorar a interface, o que você acha de usar um combobox e a partir dele fazer a tomada de decisão?

Qualquer dúvida, estou a disposição.

es_goncalves , boa tarde,boa noite, bom dia.

a combo box não serve para resolver meu problema porque ela e de seleção de textos e números em lista aonde as pessoas podem escrever a richtextbox e a unica que pode resolver ela e feita para escrever textos em forma estilo word a textbox usando multi line também pode resolver mas não e para isso e mas para texto de 1 linha indo para o assunto.

preciso de um código que crie um form = formulário visual tipo o inicial sem que eu crie outro e incremente nele e nesse form formulário preciso que ele obtenha as informações enviadas a ele pelo richtextbox tipo assim : o form formulário ai o usuário escreve assim la na richtextbox do form inicial do visual basic title = “” ai na frente dentro das aspas ele escreve o titulo e a janela criada em código o form formulário receba o titulo que esta dentro das apas no código title ou se não pode fazer assim escrever title e na frente ele paga o titulo e bota no form formulário
e a mesma coisa com a msg ele cria uma caixa de mensagem tipo assim : msg = "a mensagem"
ai ele cria automático no outro formulário a mensagem digitada tipo assim : msg = “test” ai ele clica no botao de executar q eu fiz no meu programa no form formulário inicial ele cria a janela coloca o titulo e também mostra a mensagem e também tem esse texto q o usuário escreve na richtextbox e alinha na posição desejada a janela tipo align = “center” ai vai alinha a janela form formulário no centro e também poder escolher largura do formulário dele tipo : width = “500” heigth = “570” e um texto na richtextbox q quando ele escreve exit no fim de todos os texto ele fecha o form formulário dele o usuário e também crie botoes e alinhe ele tipo button = “aqui fica nome do botão”,align = “center” e criar uma richtextbox dentro do form formulário e escrever esse texto na richtextbox bgcolor = “aqui captura a cor rgb tipo 255377” ai a cor do form fomulário que o usuário cria fica da cor rgb ali em cima por fim o usuário poder escolher onde o botão ou richtextbox dele fica agarrado tipo assim : dock = “center-top” e para finalizar ele poder fazer ids nos objetos dele tipo assim button = “test”,74 ← e o id do botão obrigado pela atenção espero que tenha intendido muito obrigado desde já agradeço. :grin: