Medo de usar IF's ... rsrs

5 respostas
java
Lucas_Gustavo

Boa tarde pessoal… Estou Estudando e lendo alguns posts sobre o assunto do tão famigerado if()…

Vamos ao um exemplo bem chulo, porém prático… Um cadastro onde vão ser inseridas informações de Nome, Sobre Nome e idade… Caso eu queira fazer uma validação desses três antes de efetuar a gravação no BD, imagino que seria dessa forma com “if’s”;

if (txtNome.getText().equals("")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Necessário informar Nome!", "Aviso", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
            txtNome.requestFocus();
            return;
        }

if (txtSobreNome.getText().equals("")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Necessário informar o Sobre Nome!", "Aviso", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
            txtSobreNome.requestFocus();
            return;
        }

if (txtIdade.getText().equals("")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Necessário informar a Idade!", "Aviso", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
            txtIdade.requestFocus();
            return;
        }

Primeiro como eliminar os if em um caso desse? Imaginem se eu tenho um cadastro com trocentas informações e queira validar todas??? Serão trocentos if’s… Eu realmente não penso em absolutamente nada! É uma questão apenas para estudar um pouco melhor a questão dos if’s que dizem ser uma má pratica de programação, apesar de eu discordar um pouco, se fosse uma má pratica ele não existiria… Mas enfim!..

Vida longa e prospera. :vulcan_salute:

5 Respostas

Lucas_Camara

Segue uma forma de fazer:

public static void main(String[] args) {
	String nome = "";
	String sobrenome = null;
	String idade = "";

try {
		alertIfInvalid(nome, "Necessário informar Nome!");
		alertIfInvalid(sobrenome, "Necessário informar o Sobre Nome!");
		alertIfInvalid(idade, "Necessário informar a Idade!");

JOptionPane.showMessageDialog(null, "OK", "Sucesso", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
	} catch(Exception ex) {