Boa tarde pessoal… Estou Estudando e lendo alguns posts sobre o assunto do tão famigerado if()…
Vamos ao um exemplo bem chulo, porém prático… Um cadastro onde vão ser inseridas informações de Nome, Sobre Nome e idade… Caso eu queira fazer uma validação desses três antes de efetuar a gravação no BD, imagino que seria dessa forma com “if’s”;
if (txtNome.getText().equals("")) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Necessário informar Nome!", "Aviso", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
txtNome.requestFocus();
return;
}
if (txtSobreNome.getText().equals("")) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Necessário informar o Sobre Nome!", "Aviso", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
txtSobreNome.requestFocus();
return;
}
if (txtIdade.getText().equals("")) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Necessário informar a Idade!", "Aviso", JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
txtIdade.requestFocus();
return;
}
Primeiro como eliminar os if em um caso desse? Imaginem se eu tenho um cadastro com trocentas informações e queira validar todas??? Serão trocentos if’s… Eu realmente não penso em absolutamente nada! É uma questão apenas para estudar um pouco melhor a questão dos if’s que dizem ser uma má pratica de programação, apesar de eu discordar um pouco, se fosse uma má pratica ele não existiria… Mas enfim!..
Vida longa e prospera.