Melhor linguagem para desenvolver App Desktop

Saudacoes Ilustres, sou novo neste mundo, com um pouco de pratica em programacao na linguagem java desktop, porem estou a ter alguns problemas em criar um executavel para minha aplicacao, gostava de saber se alguns dos ilustres tem a solucao pra isso, ou se podem indicar-me uma outra linguagem que deixe essa tarefa mais simples pra mim.

Fala Edson, seja bem vindo ao fórum e ao mundo de tec.

Essa pergunta é muito complicada de se responder, mas hoje eu acredito que c# seja a melhor e com a sintaxe parecida com a do Java.

  • Existe o JavaSwing, mas ele não tem mais atualização
  • Existe o JavaFX, mas eu particularmente nunca parei pra aprender de fato, então não sei o verdadeiro poder dele.
  • Há também o Kotlin, que a grosso modo é Java na hora de compilar.
  • Também temos o Electron, que é JavaScript, mas eu acho mais poderoso trabalhar com algo nativo.

Enfim, tem muitas outras que eu não citei, mas voltando a resposta. C# é uma boa e poderosa opção pra usar no desktop.

Pra plataforma Windows recomendo C# como o colega falou, é disparado a opção mais produtiva. Cross plataform recomendo Electron. Apesar de usar JS, Electron é para criação de aplicações nativas. VSCode, Teams, Discord, Postman e Whatsapp Desktop sao alguns exemplos de aplicações usando Electron.

1 curtida