Melhor pratica para fazer pesquisas no ambiente Web

Bom dia pessoal, tudo blz ?
Eu sou mais um que vem do mundo Delphi, PowerBuilder e estou estudando Java, gostaria de saber de vocês uma coisa, estou no momento fazendo varios testes com Struts, EJB, Hibernate para me situar no mundo J2EE rs… e uma coisa que ainda nao consegui ver um exemplo é o seguinte…

Imagine que temos um “cadastro de produtos” e nesse cadastro de produtos temos um campo para ser preenchido com Fornecedor, hoje em meus sistemas Desktop costumo criar um “Edit” que recebe a Razão Social, CNPJ e ao pressionar o botão Enter realizo a pesquisa e faço uma logica assim:

If Edit.Text = EmptyStr Then
   Messagem('Voce deve preencher com a informacao...')
Else
  begin
   query := "select campo from tabela where campo = " + Edit.Text
   query.executa;

Case query.QtdLinhas of
     0: Message('Sua pesquisa nao retorno nenhum registro...')
     1: begin 
          Edit.Text = query.campo1;
          table.text = query.campo2;
         end
     Else // como retorno mais 1 registro usuario precisa escolher entre a lista
         begin
          JanelaPesquisa.Show;
          Edit.Text = query.campo1;
          table.text = query.campo2;          
         end
    end
  end

Bom acredito que de para entender minha idéia, mais entao é o seguinte quero saber como vcs costumam fazer isso em uma janela poupop ?! alguem sabe aonde posso ler sobre isso existe algum exemplo ?? :slight_smile:

Acho que vc deve dar uma lida sobre JDBC… veja se encontra algo aqui

http://www.guj.com.br/user.article.list.chain#JDBC%20e%20bancos%20de%20dados

bom minha duvida nao seria quanto a tecnologia e sim o como se costuma fazer com janelas poupop ? abrir um outro formulario depois voltar no q estava sendo preenchido… isso sim…

Popup mesmo.