Melhores praticas em um projeto com JSP

Bom dia galera!

Venho estudando JAVA/JSP a um tempinho e tenho uma duvida sobre qual a melhor maneira de utilizar. Comprei o livro “Core J2EE Patterns” que não me ajudou muito.

Vamos a duvida: Em um cadastro por exemplo qual a melhor maneira de trabalhar. A parte do Cliente (Tela) em JSP e a parte de gravação e validação no banco de dados em Servlet ou tudo em JSP?? ou um outra maneira??

Desde já agradeço,

Leonardo

Não é legal fazer tudo em jsp pq vc mistura suas regras de negócio com visualização.
Faça uma pesquisa no fórum por “MVC” (Model-View-Controller).

Uma boa prática para trabalhar na web independente de ser jsp ou não, seria vc usar o Pattern MVC (Model - View - Controller), esse fórum esta repleto de tópicos sobre esse assunto e é só fazer uma pesquisa. Fica a dica para vc dar uma olhada em frameworks que seguem esse padrão como o Struts e o WebWork.

E aí leonardobaiao, cara tenho baixado na minha máquina um tutorial legal sobre Struts, se quiser posso te passar.

Tinha postado o link dele aqui no fórum, só tentei acessar e não encontrou.

Pode ser?

ae Lucas, manda pra mim e-mail lacb@antares.com.br. se vc tiver algo de MVC manda tb…

Value…

Leonardo

[quote=“leonardobaiao”]ae Lucas, manda pra mim e-mail lacb@antares.com.br. se vc tiver algo de MVC manda tb…

Value…

Leonardo[/quote]

Agora vai aparecer um post do Daniel falando para não colocar e-mail aqui no fórum. hehehe
Antes que ele faça isso, eu adianto logo o que ele vai dizer:
O ideal é colocar o tutorial disponível na web e postar a url aqui.

Acho que é isso

:wink:

[quote=“baiano_mg”][quote=“leonardobaiao”]ae Lucas, manda pra mim e-mail lacb@antares.com.br. se vc tiver algo de MVC manda tb…

Value…

Leonardo[/quote]

Agora vai aparecer um post do Daniel falando para não colocar e-mail aqui no fórum. hehehe
Antes que ele faça isso, eu adianto logo o que ele vai dizer:
O ideal é colocar o tutorial disponível na web e postar a url aqui.

Acho que é isso

:wink:[/quote]

Hahahahahahahaahahaha… estou ficando previsível!! :frowning:
Bom, é o que o baiano_mg disse: posta a URL onde este tutorial pode ser encontrado antes que comece a feira livre do GUJ.

Ae galera, vocês são demais!!! :stuck_out_tongue:

http://rzserv2.fhnon.de/~lg002556/struts/Struts_Tutorial.pdf

Acho que deve ajudar. :wink:

Mais um detalhe, tu postou que comprou um livro. Esses dias atráz fiz uma aquisição que está me ajudando e muito.

O livro tem um preço um pouco salgado, mas tá me dando a maior força.

Livro:

JavaServer Pages O guia do desenvolvedor
Editora Campus
ISBN 85-352-1324-4

Dá uma olhada, acho que vale a pena. :wink:

Valeu pelo tutorial e desculpe pelo e-mail…

Leonardo

Sei que este tópico é um pouquinho antigo, mas o tutorial está fora do ar agora.

Alguém sabe onde posso encontrar ele.

http://www.ibm.com/developerworks/java/library/j-jspcol.html