Menos de 10% das empresas possuem alta tecnologia, diz IBGE

Hum … campo tem … porque ninguem investe ?

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u97458.shtml

Provavelmente porque não é interessante pra “outros países” que nós creçamos muito em tecnologia, nós somos mais interessantes como produtores de matéria prima, não manufaturados :smiley:

Mas também tem a dificuldade pra se fazer pesquisa aqui no Brasil, só as universidades públicas parecem investir de verdade nisso (e tem umas histórias… alguém lembra do “padrão brasileiro de TVs digitais”?) e muitas empresas só investem por obrigação mesmo. Tem alguma lei que prevê isso, que eu não sei mais qual é, mas ouvi de um cara da HP quando ele falava no investimento deles no projeto OurGrid, da UFCG, aqui pertinho.

As empresas brasileiras vivem em um eterno aperto fiscal então sobra pouca grana para bancarem investimentos.

As empresas de VC aqui investem uma fração em tecnologia por que é um setor com um risco muito maior que os mais tradicionais da industria. É muito mais facil saber se uma industria de ervilha em lata vai dar certo que um google nacional.

Desculpe a ignorância aí louds, mas o que é VC?

Venture Capital. Capital de risco.

Alguns chamam de Vulture Capital, mas isso é outra historia.

Venture Capital. Capital de risco.

Alguns chamam de Vulture Capital, mas isso é outra historia.[/quote]

Aaaaaahhhhhhh…

Mas veja só, lá na Índia a parada parece estar dando muito certo pro pessoal de tecnologia, bem que poderiam tentar dar uma alavancada nisso por aqui:

http://news.com.com/Indian+software%2C+service+exports+on+rise/2100-1007_3-5729524.html?tag=cd.top

A india pretente estar exportando 50 bilhões de TI até 2007, a meta do nosso governo são 9bilhões de reais em 2009

A diferenca eh que, enquanto o mercado da India eh praticamente so externo (com outsourcing e servicos para ajudar a industria de outsourcing), o mercado nacional faz muito pouco outsourcing, e tem muito desenvolvimento de solucoes customizadas pq o Brasil eh uma zona em diversos outros setores (fiscal e bancario, pra dar um exemplo).

A realidade é outra, estamos num país onde somos empreendedores emergentes - do tipo que abre empresa porque perdeu emprego, senão morre de fome.
O preço da hora de um programador na Índia é em média de $1,00 dólar. Não é porque eles adoram vacas ou acreditam em Buda…
Desde meados de 2002 a Índia não da mais conta de suprir a demanda mundial de produção de software, talvez por isso ta sobrando um pouco de espaço para nossas fábricas; que diga-se de passagem, é a parte “braçal” do desenvolvimento. A invenção mesmo fica mais pra cima…

albinati, de onde vc tirou essas informacoes?

Palestras que assisti do ITS (www.its.org.br) e no site do Softex (www.softex.br).

Yum! Valeu :mrgreen: