Olá pessoal,
Alguém do Brasil com experiência no mercado Java ou TI em geral na Europa, principalmente Itália e Inglaterra poderia compartilhar sua experiência nesse mercado (facilidades e dificuldades).
Obrigado!
Olá pessoal,
Alguém do Brasil com experiência no mercado Java ou TI em geral na Europa, principalmente Itália e Inglaterra poderia compartilhar sua experiência nesse mercado (facilidades e dificuldades).
Obrigado!
Eu as vezes dou uma passada por esse blog http://blog.wagnernunes.com/ o qual o autor já trabalhou na australia e na alemanha. Não são os países que vc está atrás, mas por ter trabalhado na alemanha, pode te dar alguma informação sobre o mercado europeu.
Tenm um podcast que acompanho (mas é de Londres)
Muito interessante, obrigado pelas dicas pessoal.
Opa, estou vivendo aqui em Londres por 3 anos ja. (me perdoem meu teclado nao tem acento)
Mercado java aqui eh muito bom, muita vaga, assim como outras tecnologias, tanto como permanente ou como contractor.
Pessoal nao se importa se eh brasileiro, argentino, chines, etc, desde que saiba ingles e tenha condicoes legais de trabalhar aqui.
Alguns pontos:
Ingles. Estude o maximo possivel no brasil para ter uma adaptacao mais rapida aqui.
Moradia. Caro para caramba, nao sei como anda os alugueis no interior mas em Londres eh caro. Se conseguir dividir um aluguel com alguem facilita. Eu nao divido pois tenho familia e filhos. Ideal eh ter lugar pra ficar de antemao ate conseguir um emprego pois para alugar um apto aqui voce precisara de um contracheque.
Transporte. Transporte eh bom mas eh caro. Para voce ter uma ideia, londres eh divida em zonas e paga-se o transporte de acordo com as zonas que voce viajara. A parte central eh zona 1 e onde a maioria dos empregos estao. Eu moro na zona 4. Um passe por 7 dias da zona 4 ate a 1 custa £46, ou seja £186 todo mes de transporte.
Ha muito recrutador terceirizado a procura de candidatos para colocar dentro das empresas mas nao gosto muito dessa relacao Candidato, Recrutador Terceiro, Empresa pois muitas vezes a empresa contratante nao contratou o recrutador (pois ele cobrara pelos servico) e acabando intermedianto voce com a empresa e te queimando. Eu fujo disso, estou no meu segundo emprego aqui e os 2 fiz contato diretamente com as empresas e mandei meu CV diretamente para o RH da empresa. Com certeza ha recrutadores trabalhando para as empresas mas eh dificil distinguir. Da uma olhada no site cwjobs, la praticamente todas as vagas sao de recrutador, dificil de saber se eh vaga real ou se soh quer chamar a atencao para conseguir um CV.
Aprenda a escrever uma carta de apresentacao. Esse foi um dos primeiros choques comparado ao brasil. Toda empresa espera receber junto com o CV uma carta de apresentacao especifica para a vaga. Evite carta de apresentacao genericas.
Inverno. O problema nao eh tanto o frio em si mas a longa duracao do inverno. Chega uma hora que enche o saco. E no inverno escuresse muito cedo, 4.30pm ja esta escuro. Eu sinto muito falta do sol entao nas poucas oportunidades de sol vc tem que aproveitar.
Comida. Eh diferente. Eles comem diferente, a comida eh diferente entao se prepare para sentir saudade da comida brasileira.
Acho que eh isso, se precisar de mais informacao eh soh falar!