A questão é: se excluirmos ERP’s e PDV’s (web ou desktop) que tipo de mercado resta para um programador? Acredito que um seja o de sistemas embarcados, mas e além deste?
OBS: resumidamente, quero saber se existe mercado além de aplicações comerciais.
inteligencia artificial / machine learning (p reconhecimento de assinaturas em cheques, calcular risco pra segurandoras, encontrar passagens aereas mais baratas, etc)
advertisement (com Real Time Bidding vc tem infinitas possibilidades de trabalhar com propaganda)
telecom
só de cabeça tem esses.
TerraSkilll2 likes
Considerando mais o cenário brasileiro, ERP’s, PDV’s são portas de entrada comuns por aqui, por isso a impressão de serem onipresentes. Sistemas embarcados são um supergrupo muito grande, então é complicado considerar tudo uma coisa só.
Algumas outras opções:
websites não estáticos (ou seja, que não são só páginas html);
frameworks diversos;
jogos em geral (desktop, web, mobile);
ferramentas (pequenos programas para tarefas específicas);
gestão diversa (exemplo: hospitalar, prefeituras, de hospedagem em hotéis);
aplicações científicas (em universidades, centros de pesquisa e instituições como o Inpe);
Agradeço vocês dois, eu comecei (e ainda estou) nesse universo de ERP’s e PDV’s. Quis vir aqui fazer esta pergunta, porque parece que com o tempo o cara fica um tanto “bitolado” por estar tão imerso no trabalho hahaha é importante saber o que existe por aí