Meu servidor do mySQL não esta funcionando

oi gente, estou com um grande problema no meu MySQL e não consigo solucionar, eu sou nova na área e não tenho idea do que fazer algém pode me ajudar???
pode ser algo besta mais não sei como resolver!!!

Vc sabe que o Workbench é só uma ferramenta, não o SGBD em si, certo? Sabendo disso, e tendo instalado o MySQL (ou MariaDB), verifique se o serviço está em execução.

sim, eu sei, a questão é que preciso ultilizar ele pra fazer minhas atividades.

Não tem problema. A pergunta é, o MySQL está instalado? Normalmente o usuário que vem por padrão na instalação é o usuário “root” não “user” igual está na caixa de texto Username. Experimente colocar root ali. A senha normalmente é vazia ou root de novo.

apareceu de novo

O MySQL está rodando? Vc precisa saber isso.

sim, eu abri o prompt e aparece isso

Isso informa que vc o comando mysql não é reconhecido. Vc leu a mensagem abaixo do comando? Se estiver instalado, provavelmente estará na pasta C:\Program Files\MySQL.

Se tiver instalado, precisa ver se está em execução. Abra os serviços do Windows:

Procure na lista de serviços se há uma entrada do MySQL e se está em execução.

Outra coisa, as vezes sua instalação (se é que existe) é de algum pacote pré-configurado como o XAMP.

Revise no seu material e com o seu professor o que precisa ser feito e da forma que ele espera que seja feito.