Migrar para o Angular

Olá

Tenho uma aplicação web em Java EE JSF + PrimeFaces + Hibernate.
Ai pesquisando li que essa combinação já esta defasada. Que é lenta.

Ai pensei em migrar para o Angular. O que vocês acham vale a pena?

É uma aplicação completo com acesso ao banco de dados, relacionamento de tabelas, relatórios, etc.

Estou convertendo uma aplicação feita em maker para Spring e Angular.

Acho que é de boa.

Banco de dados é o mesmo.

Relatórios Jasper.

Angular 2+, por favor.
Olha, qual o nível de conhecimento que você (e a equipe) possuem nesse framework?
Se todos tiverem um bom conhecimento, não há problemas. Agora, se o conhecimento é pouco e limitado, sugiro amadurecer melhor essa ideia.

Olá

O que não esta ficando claro pra mim… é o acesso ao banco CRUD

Darlan,

O nível de conhecimento no momento pouco mesmo… estou estudando o Angular 2 e Angular 4… o video aula é de 2016.

Sugiro, realmente, estudar muito.
A questão não é a dificuldade de implementar coisas simples. O problema começa nas questões de autenticação e validação de usuários e suas permissões (vão usar o que? Como?), passando pela geração de relatórios e chegando a como vão distribuir isso.

Darlan… não é uma migração da noite pro dia. É por isso que estou estudando, vendo se vai atender a necessidade do que já esta rodando no outro.

Uma dúvida: Vou consegui gerar NF-e nessa migração?

Quais tópicos você recomenda estudar?

Sugiro Spring MVC + JdbcTemplate (no lugar de Hibernate). Lado client jquery (quando necessário).

Eu acho válido mudar, eu acho válido inovar, mas, eu fico preocupado quando eu não sei fazer, primeiro precisa aprender, estudar muito porque esse ramo FrontEnd é um vasto e imenso buraco negro que só cresce no sentido bom é claro, mas, é muito conhecimento para aprender antes de trocar um código que você sabe e entende.

Então primeiro estude, depois mude…

Pouco importa pra mim a tecnologia, mas, conhecer a tecnologia bem é primordial

1 curtida

HTML processado no servidor + requisições ajax quando necessário é muito mais simples de manter e nunca tive problemas de performance, pelo contrário. Voce tem que experimentar as opções e fazer teste de stress considerando o seu cenário de verdade.

Também nao usaria JSF/Primefaces por ser engessado pro meu cenário, mas veja se realmente seu problema de performance está desse lado antes de mudarem só por moda, trazendo mais complexidade a toa. De repente é a parte como você está acessando o banco, infelizmente é muito comum ver projetos em Hibernate fazendo multiplas querys sem necessidade.

1 curtida

A popularidade do JSF caiu um pouco mesmo, mas ainda é bastante usado em vários lugares, principalmente para sistemas administrativos.

Você disse que leu que a arquitetura é lenta, o que importa é se esta lento ai, esta?
Se sim, ja tentou melhorar a lentidão? O que você tentou para melhorar?

Antes de migrar você tem que analisar certas coisas:

• O sistema vai crescer bastante futuramente?
  • Esta lento mesmo aplicando as melhores práticas do JSF?
  • O problema é o JSF mesmo ou o Hibernate? Ja verificou?
  • O que ganhariam migrando?
  • Qual a experiência em Angular da equipe?
  • Se vão migrar para Angular, terão que utilizar REST. A equipe sabe JAX-RS ou Spring?
  • Após ler sobre as tecnologias que vão ser necessárias, quanto tempo levarão para aprender e quanto tempo levará para deixar o sistema atual feito em Angular + Spring ou Angular + JAX-RS?
  • Supondo que leve 1 ano, o sistema atual vai ficar 1 ano sem atualizações? Ele pode ficar 1 ano sem atualizações?
  • Será que o Angular é a melhor tecnologia pro front-end do seu sistema? De uma olhada em React, Vue ou até mesmo só jQuery.

É importante colocar tudo isso no papel antes de sair fazendo loucura

2 curtidas

Sim. Tudo o que você consegue fazer no JSF você deve conseguir fazer no angular. A questão é o nível de conhecimento.
Veja, eu já programei em php, node, C#(ASP.NET), C++, mas, eu sou muito mais acostumado e familiarizado com o java. Logo, se eu pegar algo para fazer do 0, certamente eu penso em java.

Olha, as principais diferenças do angular para o jsf contemplam as rotas, o modo de interação com a API REST (portanto, muito rxjs) e a criação/uso de componentes personalizados para reuso.
Uma outra coisa fundamental é escolher bem o que vai usar para o css: bootstrap, primeng, material… Isso pode fazer muita diferença.

Olá

Segue o link do curso Angular com 128 aulas e seguindo. Boa didática.

Assistir todas as aulas em uma semana.

Agora iniciando o curso de REST e depois Spring

Olá galera… bom dia… ressuscitando o tópico…

Deu uma estudada no Angular e agora no React. Acho que deu pra entender o porque o pessoal fala que JSF é tão pesado.

Fiz uma aplicação de médio porte em JSF e coloquei no servidor web e vi que o consumo de memória ficou no limite 550. E no caso dos outros não exigiu tanto do servidor.

Estou correto nesse pensamento?