[MJ46 - PMBok] - Agile combinado com PMBok

Oi,

Fui em uma palestra na semana passada sobre desenvolvimento ágil. Por sinal, uma palestra muito bem divulgada e com grande publico presente. A grande maioria saiu com ar de satisfeito, porém isso foi uma coisa que não consegui compreender. Tive uma ideia totalmente diferente do resto do mundo!

O Palestrante (que não irei divulgar o nome e essa não é a ideia desta thread), chegou ao ponto de definir PMBok como um processo e que para as empresas terem sucesso em seus projetos, devem seguir fielmente o que o “guia” diz.

Poxa, o PMBok não é um processo e sim um conjunto de conhecimentos, no qual ditas melhores práticas a serem adotadas. Isso não significa seguir todas! Ou estou enganada?

Tchauzin!

Olá a todos!

Engraçado essa pegada PMBoK em uma palestra sobre desenvolvimento ágil. Provavelmente é devido a última notícia do PMI sobre lançamento de sua certificação Agile (fruto de um esforço de algum tempinho para trazer isso para dentro de seu guarda-chuva).

Já fiz cursos sobre PMBoK e em todos (além do guia em si, que já li e revisitei algumas vezes, inclusive enquanto escrevia meu último artigo na MundoJ) a visão é mesmo ser um guia de conhecimento (caixa de ferramentas) de práticas que tiveram sucesso, em projetos de grande porte, que você pode utilizar para alcançar seus objetivos no projeto da melhor maneira possível. Nada de seguir tudo à risca. Inclusive, as experiências que conheço de quem fez isso (seguiu à risca, goela a dentro) indicam um belo fracasso.

Na minha opinião, temos que agregar o conhecimento sobre essas práticas, guias, metodologias, sabedoria popular, buzios, etc e utilizar da melhor maneira possível dentro dos projetos. Combinando umas com outras, inclusive, quando indicado.

Abraços,
Marcelo Zeferino

[quote=mczeferino]Olá a todos!

Engraçado essa pegada PMBoK em uma palestra sobre desenvolvimento ágil. Provavelmente é devido a última notícia do PMI sobre lançamento de sua certificação Agile (fruto de um esforço de algum tempinho para trazer isso para dentro de seu guarda-chuva).

Já fiz cursos sobre PMBoK e em todos (além do guia em si, que já li e revisitei algumas vezes, inclusive enquanto escrevia meu último artigo na MundoJ) a visão é mesmo ser um guia de conhecimento (caixa de ferramentas) de práticas que tiveram sucesso, em projetos de grande porte, que você pode utilizar para alcançar seus objetivos no projeto da melhor maneira possível. Nada de seguir tudo à risca. Inclusive, as experiências que conheço de quem fez isso (seguiu à risca, goela a dentro) indicam um belo fracasso.

Na minha opinião, temos que agregar o conhecimento sobre essas práticas, guias, metodologias, sabedoria popular, buzios, etc e utilizar da melhor maneira possível dentro dos projetos. Combinando umas com outras, inclusive, quando indicado.

Abraços,
Marcelo Zeferino[/quote]

Oi,

Exatamente.

Alguém poderia expor uma empresa que faz uso das técnicas apresentadas no PMBok? E também dar exemplos de empresas que utilizam técnicas ágeis no seu dia-a-dia (como xp, rup etc…) ?

Tchauzin!

Lina,

Você está com razão. O “The PMBOK Guide” é um guia de boas práticas de gerenciamento (Management) de projetos (Project) que foram reunidas em um corpo (Body) de conhecimento (Knowledge). Portanto, apesar de reunir 09 áreas de conhecimento com seus respectivos processos e subprocessos o The PMBOK Guide não deve ser implementado ao “pé da letra” até porque, quem fizer isso estará “engessando” o processo. Por essa interpretação errônea sobre o PMBOK Guide é que muita gente diz que ele não serve, que é muito burocrático, que só serve para projetos grandes etc. Opiniões como estas são formadas por pessoas que de fato não conhecem o The PMBOK Guide e o seu propósito.

Agora, se falarmos de PRINCE2, este sim é um método de gerenciamento de projetos. Trata-se do método de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo. O PRINCE2 reúne princípios e processos e temas que, se uma organização diz gerenciar projetos de acordo com este método, é preciso ser seguido. No entanto, o método pode ser “customizado”, ou melhor, adaptado às necessidades da organização e até mesmo do projeto, mas esta adaptação não significa dizer que os princípios e processos, totalmente ou parcialmente, podem ser retirados.

No meu blog você poderá ver alguns artigos que escrevi sobre o PRINCE2, comparação com o The PMBOK Guide etc.
Recentemente lancei o primeiro livro no Brasil sobre PRINCE2 (Gerenciando Projetos com PRINCE2).Coloquei uma mensagem no fórum falando de uma promoção gratuita para ganhar este livro.

O endereço do meu blog é: www.2rprojetos.com

Espero ter ajudado.

Obs.: desculpe-me pelos potenciais erros de português, pois escrevi correndo.