pessoal,
quero fazer uma modelagem de interface com o usuario. Que tipo de diagrama eu devo utilizar para isso ? :roll:
pessoal,
quero fazer uma modelagem de interface com o usuario. Que tipo de diagrama eu devo utilizar para isso ? :roll:
É necessário utilizar um conjunto de connstrutores UML para obter um bom resultado na modelagem de UI. Creio que a melhor forma de se começar a modelagem é identificar como o usuário interage com o sistema através de um diagrama de casos de uso e consequentemente a identificação dos requisitos funcionais do sistema.
Crie um modelo de domínio com um diagrama de classes e represente como e quando as informações são acessadas pelo usuário com um diagrama de atividades.
Nesse nível você ja vai poder saber quantos são e quais sãos os tipos de componentes a serem utilizados na UI. O próximo passo é descobrir quais sãos as operações que esses componentes devem possuir para isso, use um diagrama de sequencia de menssagens.
Infelizmente a linaguagem UML não tem nenhuma notação que descreva bem a estrutura de interfaces abstratas então é interessante neste caso, estudar como os objetos estão espalhados no modelo, com essa visão será possível indenticar e isolar características comuns entre o objetos , use notações como <<boundary>>, <<controller>> <<entity>>.
Ha mais algumas coizas a se fazer como especializar as classes abstratas e identificar eventos sincronos e assíncronos recomendo o livro :
D. Collins. Designing Object-Oriented User Interfaces. Benjamin/Cummings, Redwood
City, CA, 1995.
Do mais é isso ae, se o prazo estiver meio suícida parta para o :
PAPEL DE PÃO + RABISCOS de tela !! hehehehe :lol: :lol: :lol:
Espero ter ajudado.
Um Abraço
MaroSan
Gostei dessa parte. No fundo, se eu precisar modelar uma interface eu só preciso rabiscar ela em algum lugar. Se o tempo estiver folgado, eu posso brincar de escrever dezenas de diagramas abstratos, com nomes complicados e conceitos mais ainda… Legal
Desenvolvi um prototipador de interfaces.
Se ainda estiver precisando, disponibilizo!
:idea:
[quote=kaabah]Desenvolvi um prototipador de interfaces.
Se ainda estiver precisando, disponibilizo!
:idea: [/quote]
Se vc puder disponibilizar para agente dar uma olhada seria uma boa!
Será que pode anexar aqui nessa thread mesmo?!
é 1.45MB! Bem pequeno… :idea:
creio que sim kaabah
Dá para anexar, o limite são 2MB.
vou ver se coloco em minha página... depois passo!
vou ver se coloco em minha página… depois passo!
kabaah, foi mal, mas só agora que eu descobri que para os moderadores são 2048 e para os users normais são 512KB. Se for o caso, posta segmentado em 3 partes aqui mesmo.
Esse prototipador parece interessante!
Olá pessoal… Enfim saiu o PROFACE… hehehehe…
Estou colocando o comentário sobre prototipação de interfaces que meu orientador fez no blog dele.
Lá está também o link para poderem baixar o PROFACE… Essa versão final ficou muito legal, tem texto informativo sobre prototipação e interfaces, tem um help super completo… Enfim…
http://www.dpi.ufv.br/downloads/Proface/ (Download)
Porém o projeto está em constante evolução… críticas sugestões são sempre bem vindas… elas podem ser enviadas para os e-mails que estão no Menu Ajuda -> Sobre o Proface…
Em breve abriremos um projeto no sourceforge para colocá-lo lá…
Lembrando também que ele já está sendo empregado em algumas empresas de Viçosa-MG.
Espero que gostem e que seja util…
:idea:
Existe uma ferramenta para medelagem de tarefas para interface com o usuario (ITAOS) , como tambem um otimo material sobre o assunto o qual foi uma dissertacao de Mestrado na UFCG chamado de MEDITE - Uma Metodologia Orientada a Modelos para a Concepção de Interfaces Ergonômicas. De uma olhada que vc vai gostar.
www.dsc.ufcg.edu.br/~itaos
www.dee.ufcg.edu.br/~claudia/curriculu_es.html