Modelagem UML com Oracle ADF (Faces/BC)

Alguém aqui que usa Oracle ADF Faces / BC, tem modelado as classes e sequencia com a UML?

Como têm feito?

Estou meio perdido no que deveria modelar, se é que há o que modelar, pois o ADF faz tudo debaixo dos panos, caixa-preta.

Agradeço a ajuda!

Daniel, se tu tiver esta possibilidade, e gostar da tua sanidade mental, e horas de folga …
Fuja do ADF Faces + BC da oracle …

se não tiver como …
eu modelava só as classes (até os mbeans) e não utilizava o diagrama de seqüencia do jdev por que eu achava ele sofrível e no final não me ajudava em quase nada mesmo :smiley:

Um dos projetos usa EJB como serviço. Modelei normal.
O problema é modelar a app web, que vai integrar estes serviços EJB via ADF, ou seja, não vejo o que modelar (criar), a não ser representar alguns “backing beans” do JSF, que porventura venhamos a utilizar.

Cara, eu modelaria também somente as classes, mas modelaria tbos diagramas de seqüência em outra ferramenta, a do JDev é fraquinha mesmo. O importante seria a modelagem até os ManagedBeans, dada a responsabilidade destes objetos na camada de aplicação. Se vc for modelar tb EJBs, o JDev tem “diagramas” e facilidades para modelar até a versão 2.1, se num me engano. Para a versão 3 as coisas ficam “mais simples”… rs

Urubatan… Se vc achou os diagramas de sequencia do do JDev [sofríveis] já viu os do visual Studio? hehehe

Não me refiro à usabilidade do JDev para modelar UML.
Me preocupo com O QUE DEVO MODELAR, quando uso ADF?

Um dos meus casos, todos os serviços são feitos com EJB. Até aí tudo bem, modelei as classes de negócio e os session de serviços.

Porém na camada visual, vou integrar usando ADF Faces e o tal do Data Control. Não vejo maneira de representar isso com UML.

Pior ainda nos casos que terei que usar ADF Faces + ADF BC. Modelar o que, se a ferramenta já gera tudo e faz a ‘cagada’ por debaixo dos panos?