Montando Infraestrutura

Ola pessoal
Irei montar um estrutura dev em minha casa e pensei assim:

  • uma Vm para o ORACLE BD EXPRESS EDITION p/ ser o de produção (debian)
  • uma Vm para o ORACLE BD EXPRESS EDITION p/ ser o de desenvolvimento (debian)
  • uma Vm para o pc dev com eclipse, maven, oracleclient, jdk, …
  • uma vm para o wildfly com debian
  • uma vm simulando o acesso as aplicações
  • meu pc tem 32giga de ram, e é um i7

embora seja para pequenos projetos de aprendizagem, ja estou pensando como seria numa empresa…

Nunca vai ser igual a uma empresa, cada empresa tem uma infra diferente. Em grandes empresas nem vai ter acesso aos servidores. Instale só o necessário para aprender a desenvolver. Nem precisa de VMs.

To viajando entao amigo? :slight_smile:

É que quero ir um degrau a mais alem de dev… quero eu mesmo fazer a a interação com bd desenvolvimento…e de produção…deploy, consultas a bd (insert/update/alter)…
essas VM nada haver?

Ai é contigo mesmo querer absorver outras competencias. Prefiro ter foco, por mim bastaria ter um banco Oracle Express direto na máquina e o resto que for necessário pra desenvolver. Se quer simular produção, pode usar a nuvem, isso sim seria uma experiencia importante, não algo caseiro.

Ok amigo,
Coloquei tudo no mesmo pc.
Habilitei o wild e maven n meu eclipse…e oracle sql server tambem…

Obrigado pela dica e foco que devo ter

tópico fechado

Caro @creocatia3d.

Para atingir seu objetivo de “ir um degrau a mais alem de dev”, você tem que entender que é competência para um dev mexer com banco de dados e fazer deploy. É o famoso “nada mais que sua obrigação”.

Todavia, se você quer montar infraestrutura de fato, sugiro que abra uma conta na AWS e comece a estudar ECR e ECS.

[]'s

Pra que isso?

Isso significa “abraços”. É uma demonstração de despedida. Muito comum em fóruns onde existem pessoas educadas e tal.

Olá amigos!!!
Quero compartilhar com pessoal novo no assunto e aos que responderam questao inicla.
E derepente mostrar a posssiblidade de mostrar que essa “curva de aprendizado” pode ser nao tao longa, quando se esta disposto ao sucesso. Posso estar prematuro mas ja consigo ter essa "obrigação’ de iniciante que quer algo a mais:

  • ja sei instalar e configurar servidor de aplicação (wildfly, tomcat…
  • Ja lidar com ambiente elipse
  • Ja inserir e criar select em consulta no BD Oracle e MYsql.
  • usar git como repositorio e gitbash no localhost
  • e muita evolução…sucesso GUJ!!!

Obrigado a todos

  • agora vamos a orientação a objeto…pois java introdução ja foi…