Ms-dos

To criando um programa simples em Batch Script e surgiu a necessidade de usar o comando EDLIN para editar linhas em um arquivo mais não funciona mais, não existe no help do ms-dos, existe outro similar?

meu amigo, eu posso estar enganado mas Ms-dos é algo que não existe mais no mundo windows.

Vc tem um “emulador” de “dos” chamado cmd.exe e ele tem varias limitações. E deve ser removido da ultima versão do Windows ( 10? ).

DOS ainda existe em alguns sitemas antigos/legados e tem gente que usa o Free-Dos em embarcados ( ou usava ).

edlin cai na categoria de programas esquecidos.

as suas alternativas,

  1. veja se o Power Shell ( da microsoft ) não tem algo parecido
  2. em windows vc pode criar scripts usando VB ou JScript ( uma variação de javascript ). veja se eles podem resolver facilmente o que vc quer (afinal sao… linguagens de programação de proposito geral)
  3. estou chutando alto, mas tem um programa chamado DOSBOX e é usado pra rodar jogos antigos. talvez ele tenha um EDLIN la de bobeira
  4. diz a lenda que o Windows suporta bash ( ou vai suportar, ou suporta desde que vc instale um dado pacote la ). com bash vc tem inumeras formas de fazer o que o edlin faz ( ed, sed, etc )
  5. mesmo sem suporte oficial vc pode ver se o CYGWIN não resolve a sua vida com bash + programas auxiliares tipo ed e sed.
  6. de uma procurada por abandonware talvez vc ache uma copia do EDLIN dando bobeira por ai ( tem FTPs cheios de programas pra CP/M então o EDLIN deve ser relativamente facil de achar )

Pra vc ter uma ideia, um shell script feito pra primeira versão do Unix provavelmente hoje vai rodar no Linux ou MacOS-X. é uma decisão de design manter o backward compabitility e a MicroSoft nunca foi, infelizmente, uma referência nesse assunto.