Mvc

Olá Pessoas,
Boa tarde!!!

Sou novo em java. Já estou tentando trabalhar com JAVA a algum tempo, mas ainda não consegui saber tudo o que preciso para começar a desenvolver nesta plataforma. Meu problema é que venho de uma plataforma procedural: ASP 3.0 e nesta plataforma, mesmo sendo ruim, consigo fazer tudo o que preciso, mesmo que sendo de maneiras não muito usuais atualmente. Tenho muitas dificuldades em JAVA e não sei se o que faço é certo ou não. Mesmo sendo novo em JAVA, isto não quer dizer que eu não saiba de algumas coisas, e acho que este também é meu problema: querer aplicar coisas que acho que sei, mas que na verdade não sei.

Vamos lá então: Vamos supor que eu esteja desenvolvendo um sisteminha web de cadastro de clientes. Detahes: Estou utilizando o padrão MVC, para a camada de Controller VRaptor (Achei mais fácil de aprender) e para persistência de banco de dados HIBERNATE. Primeira coisa que eu deveria fazer seria o LEVANTAMENTO DE REQUISITOS, que é indenpendente de linguagem e plataforma. Trabalhando com Orientação a Objetos nós utilizamos a ferramenta UML para a modelagem e documentação dos requisitos. Como resultado do Levantamento de Requisitos obtenho o seguinte caso de uso: Incluir Cliente. Vamos supor que este caso de uso tenha dois fuxos ALTERNATIVOS: Alterar Cliente e Remover Cliente. A partir deste caso de uso fiz o seguinte DIAGRAMA DE CLASSES:

Perguntas:
1.: Este diagrama esta coerente ???
2.: Fiz alguma besteira ???
3.: Se trabalhar desta maneira estarei trabalhando certo com JAVA e Orientação a Objetos ???
4.: Devo retornar ao ASP 3.0 ?? rsrs
5.: Minha Classe Criterio é correta para controlar paginação, ordenação e filtro nas listagens ??? Eu sei que vai funcionar, mas é algo correto de se fazer ???

Obs.: Meu caso de Uso de Incluir Cliente segue a seguinte lógica: Ao usuário clicar no menu Incluir Cliente, o Sistema apresenta todos os clientes cadastrados no banco de dados e disponibilizas os botões de incluir novo cliente, alterar cliente e excluir cliente. (Ou seja, apresento a jsp de listagem de clientes e os botões: incluir, alterar e excluir). A listagem possui paginação, ordenação e filtro, por isto da Classe Criterio.

Por favor, me ajudem a sair do procedural. rsrsr

Abraços,

Pessoal,

Estou utilizando o padrão MODELO DE DOMINIO acima ???
Minha classe IncluirCliente seria um facade ??? Se sim esta correto ??? Para os outros casos de uso utilizo da mesma forma ???
O que vocês acham de utilizar uma Interface Repositorio, e uma fabrica de Repositorios ??? É disperdicio ou vale mesmo a pena ???

Sei que o modelo acima vai funcionar. Tenhos alguns casos de uso que são realizados da maneira abaixo, mas não sei se isto é certo. Não tenho nenhum expert em JAVA ao meu lado que possa me dar o caminho das pedras. Tudo que estou fazendo que com os conhecimentos que aprendi lendo livros, revistas e um monte de exemplos na internet.

Abraços,

Não quero ser chato mas antes de sair duplicando tópicos e/ou upando-os leia esse tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/60158.java

Até!

Olá maquiavelbona,

Desculpe !!! Não foi por mau.

Já imaginava que não poderia sair duplicando as perguntas. Só dupliquei aqui porque revendo minha pergunta e meu problema vi que era mais relacionado ao contexto de Engenharia do que Desenvolvimento Web, inclusive gostaria de remove-lo, mas não sei como, se você puder me ajudar.

Sempre publiquei perguntas no GUJ e sempre obtive respostas rápidas, por isto achei que o melhor seria trocar de Índice. Sobre o link indicado, obrigado! Mas realmente não era minha intenção. Veja que minha pergunta é se o que estou fazendo esta certo, e não COMO fazer, ou seja, já pesquisei pra caramba. Nunca precisei disso que o tópico indicado esta falando. Sei que tenho que pesquisar muito ainda, e neste momento gostaria da ajuda de vocês, profissionais experientes e formados pelo mercado que um dia também precisaram da ajuda de outras pessoas, ou através de cursos, ou através de faculdade, ou através de amigos e etc.

Abraços,