Mvc

Olá Pessoas,
Boa tarde!!!

Sou novo em java. Já estou tentando trabalhar com JAVA a algum tempo, mas ainda não consegui saber tudo o que preciso para começar a desenvolver nesta plataforma. Meu problema é que venho de uma plataforma procedural: ASP 3.0 e nesta plataforma, mesmo sendo ruim, consigo fazer tudo o que preciso, mesmo que sendo de maneiras não muito usuais atualmente. Tenho muitas dificuldades em JAVA e não sei se o que faço é certo ou não. Mesmo sendo novo em JAVA, isto não quer dizer que eu não saiba de algumas coisas, e acho que este também é meu problema: querer aplicar coisas que acho que sei, mas que na verdade não sei.

Vamos lá então: Vamos supor que eu esteja desenvolvendo um sisteminha web de cadastro de clientes. Detahes: Estou utilizando o padrão MVC, para a camada de Controller VRaptor (Achei mais fácil de aprender) e para persistência de banco de dados HIBERNATE. Primeira coisa que eu deveria fazer seria o LEVANTAMENTO DE REQUISITOS, que é indenpendente de linguagem e plataforma. Trabalhando com Orientação a Objetos nós utilizamos a ferramenta UML para a modelagem e documentação dos requisitos. Como resultado do Levantamento de Requisitos obtenho o seguinte caso de uso: Incluir Cliente. Vamos supor que este caso de uso tenha dois fuxos ALTERNATIVOS: Alterar Cliente e Remover Cliente. A partir deste caso de uso fiz o seguinte DIAGRAMA DE CLASSES:

Perguntas:
1.: Este diagrama esta coerente ???
2.: Fiz alguma besteira ???
3.: Se trabalhar desta maneira estarei trabalhando certo com JAVA e Orientação a Objetos ???
4.: Devo retornar ao ASP 3.0 ?? rsrs
5.: Minha Classe Criterio é correta para controlar paginação, ordenação e filtro nas listagens ??? Eu sei que vai funcionar, mas é algo correto de se fazer ???