MySql não funciona nas ferramentas xampp e wampserver

Boa noite pessoal !

Estou com esse problema já faz alguns dias que é, não consigo startar o mysql na minha ferramenta de servidor, no xampp não vai nem com ele recém instalado, fica logo vermelho. Já no Wamp, ele funciona a sim que ele e instalado, após reiniciar o PC ele não funciona, já tentei trocar de porta pela configuração my.ini para qualquer outro tipo de porta “3307 / 3305” mas não funcionou. Quando tento acessar o phpMyAdmin ele apresenta algumas mensagens de erro que estarei colocando a baixo. Será que vocês podem me ajudar ?

Não é possível fazer login no servidor MySQL

mysqli_real_connect(): The server requested authentication method unknown to the client [caching_sha2_password]

*mysqli_real_connect(): (HY000/2054): The server requested authentication method unknown to the client

Imagem dos erros no phpMyAdmin

O serviço/servidor MySQL foi iniciado?

No caso do Wamp que eu oque eu uso com mais frequência o funciona quando na primeira execução (assim quando ele é instalado) quando tento usá-lo novamente em um outro momento, não funciona, com isso tenho que desinstalar e instala-lo novamente. No Xamp nem isso, assim que instalo já dar erro no MySQL.

Tenta excluir o serviço MySQL reinstala o XAMPP e tenta de novo.

Fala meu amigo, tudo bem ?

Então, eu já tive algumas instâncias do MySQL por causa de alguns cursos mas eu já exclui tudo que é de respeito a MySQL, e mesmo assim sempre está acontecendo esse erro. Hoje não tenho nada de MySQL instalado na minha máquina e instalei o xamp hoje mas sem sucesso :frowning:

Fala pessoal, boa noite !

Então um amigo respondeu a minha duvida no fórum da Alura e consegui resolver o problema, estarei compartilhando aqui com você para caso alguém tenho o mesmo problema.

Estava com o mesmo problema a pouco.

1°Desinstala o mysqlserver;

2°Vai em C:\xampp\mysql\mysql_installservice | roda o bat (como administrador);

3° Reinicia o PC;

Realizei os testes aqui na minha maquinha e funcionou perfeitamente.