Não consegui usar o modo script do Python

Estou seguindo a apostila “Python e Orientação a Objetos”-Curso PY-14, e não consegui. Baixei o Python versão 3.9.10, e na página 9 segui os passos. Digitei o "dev@caelum:~$ python3 no diretório onde se encontrava o “programa.py”, o qual criei, ( o qual entrei na pasta dele) e quando apertei enter, a mensagem não saiu conforme deveria. Meu SO é Windows 10.

Agradecido desde já!

Só pra confirmar, você também digitou dev@caelum:~$?

Se foi isso, esse é o problema. Esse dev@caelum:~$ é o prompt do terminal, só é pra digitar o que vem depois (no caso, apenas python3).

O que aconteceu então? Coloque o erro que apareceu (aliás, essa é uma dica que vale pra todos: se você diz que algo “não funcionou”, tem que dar mais detalhes, como a mensagem de erro que apareceu e/ou o comportamento errado que ocorreu, senão não temos como adivinhar…)

[[quote=“hugokotsubo, post:2, topic:423680, full:true”]

Só pra confirmar, você também digitou dev@caelum:~$?

Sim, eu digitei tudo.

Se foi isso, esse é o problema. Esse dev@caelum:~$ é o prompt do terminal, só é pra digitar o que vem depois (no caso, apenas python3).

Fiz depois desta forma, e também não deu certo. O exercício me orienta a criar um arquivo de texto assim: “Minha primeira aplicação Python!” e depois colocar .py. Fiz assim e ainda não deu certo.

Deveria sair: “Minha primeira aplicação Python!”

O que aconteceu então? Coloque o erro que apareceu (aliás, essa é uma dica que vale pra todos: se você diz que algo “não funcionou”, tem que dar mais detalhes, como a mensagem de erro que apareceu e/ou o comportamento errado que ocorreu, senão não temos como adivinhar…)
[/quote]

Depois que coloquei no prompt de comando do WINDOWS(MS-DOS) isso: python3 programa.py,
apareceu esta mensagem:

Python nÒo encontrado; execute sem argumentos para instalar na Microsoft Store ou desabilite este atalho a partir de Configuraþ§es > Gerenciar Aliases de ExecuþÒo do Aplicativo.

Bom, teve algum problema ao instalar o Python (ou não instalou, ou instalou mas faltou alguma configuração).

Sugiro começar por aqui: Perguntas frequentes sobre como usar o Python no Windows 10 | Microsoft Docs - depois que garantir que a instalação está OK, aí vc tenta continuar…

Muito obrigado!