Enquanto Microsoft com o Vista e a Apple com o Mac OS X travam uma disputa paralela ao sistema operacional para ver quem colocar no mercado a interface gráfica mais avançada, o software livre, como quem não quer nada, mostra sua cara.
Eu não trocaria meu mouse por uma tela sensível a toque…
Já pensou que chato ter que ficar levantando o braço do teclado e cutucando o monitor toda hora? Fora que a precisão dessas telas costuma ser horrível!
Sinceramente, a notícia não me impressionou… Tela sensível a toque é bastante útil para as coisas em que é usada atualmente, mas para desktop, acho bem dispensável. Se realmente fosse tão bom Windows/MacOS X já teriam adotado faz tempo, afinal a tecnologia não é nada nova.
Aliás, que eu saiba Windows até já adotou sim, mas para Tablet PC.
Não vi nada de mais ali, os recursos 3D do XGL/Compiz já são conhecidos faz tempo, touchscreen tbm já tem anos que os outros SO suportam, mas ninguém usa em desktop.
mas eu tbm nao curto essa de touchscreen no desktop, pelo menos nao nos desktops de hoje. vc diz “nova interface” e tal, mas na verdade o cara ta usando o mesmo gnome de sempre. e usar o gnome com o dedo deve ser horrivel…
revolucionario nao eh touchscreen por si só, mas as interfaces realmente desenvolvidas pra tirar proveito disso (a la iPhone, e nao gnome)
Bom, mas a questão é que de fato recursos que a galera da apple criou para o felino deles (jaguar/tiger/leopard, qual é mesmo, :D), alá exposée e menu com barra de busca também existem no kde, no gnome, e agora mais recentemente como o “novo e revolucionário conceito Microsoft de menu”.
Haha, lembrando como é a dinâmica dos SO’s livres, uma feature de usabilidade facilmente vai estar presente nos desktops em questão de meses, tem gente trabalhando nisso.
Eu, por exemplo, só não entrei de vez na era de desktop 3D simplesmente por falta de um equipamento “dedicado” (Meu Slackware deve continuar firme e sólido aqui;) que não tenha que estar up para servir outros o tempo todo.
Mas realmente, pagar 900 reais por efeitos visuais inferiores aos encontratdos em qualquer gnome+beryl+emerald-themes (a.k.a zoom, multiplos desktops, exposee e toda sorte de efeito visual bizarro) não é lá uma das cosias mais agradáveis de se fazer.
"O XGL é uma aplicação que roda sobre o Linux, não é o sistema operacional, é baseado em X.org (parte gráfica do Linux) e em OpenGL, necessita de aceleração gráfica, porém é bastante leve, não consumindo mais que 1% de processamento! "
Fiz uma pesquisa rápida e achei um monitor touch por 1500 pratas de 15’’. Salgado não acham? Na boa, pra mim não vale a pena. Seria mais interessante para dispositivos móveis mesmo.
Pois é, mas tomara que ele seja fácil de usar e de configurar.
Acho que a briga da MS e Apple não é só por gráficos bonitos.
Mas também por conseguir quebrar a resistência dos usuários ao computador.
Veja por exemplo o Ubuntu e o Kurumin, que tem como proposta agradar ao usuário pouco experiente. Já tem recursos que facilitam a vida do usuário, mas simplesmente não detectam o mouse se ele estiver plugado na serial. Um usuário mais simples, se deparar com esse problema, não só não saberá o que fazer, não terá um assistente para orienta-lo e, mesmo que tivesse, terá dificuldade para chegar até ele porque a navegação por teclado também não é aquela Brastemp…
Nesse ponto, acho que os sistemas free estão ainda atrás. Estão evoluindo e creio que certamente irão superar os sistemas pagos, mas até onde eu sei, ainda não chegaram lá.
Não tinha visto o vídeo ainda e achei legal, mas imagine você usando o computador e comendo uma pizza :D! Depois de poucos minutos ficara difícil de exergar…
Bom, eu sou suspeito pra falar, afinal…Odeio os teclados, odeio os mouses e fico me perguntando pq ainda usamos essas coisas em 2007…
Quando será que vão acabar com essas teclas fazendo barulho quando digito??? Eu sei, já existe aquele tal teclado laser(ou algo do tipo), mais fabricando-se tão pouco o preço é absurdo :S
ps: opnião de um futurologista frustrado, sem flames pls…
Eu acho que, como alternativa mais legal e viável para as grandes massas no momento, poderiam investir um pouco mais na melhoria de interfaces com comando de voz. Não é novidade, isso vem auxiliando a acessibilidade dos usuários portadores de necessidades especiais há alguns anos, mas eu acredito que sua funcionalidade poderia ser adaptada como uso alternativo de interfaces para o usuário comum.
Já usamos o recurso nos nossos celulares no dia-a-dia, para diversas tarefas. Eu posso estar muito desinformado, mas não lembro de uma API recorrente que facilite o desenvolvimento de interfaces com “atalhos” de voz para comandos em aplicações desktop, por exemplo. Ao menos não uma que seja Open Source.
E por fim, outro argumento a favor destas interfaces é o fato de as dificuldades enfrentadas em sua concepção não seriam mais tão relevantes no panorama atual de hardware/software.
E não terá nenhum 0800 da ele ligar e pedir suporte… hehe
e não venham falar em forum porque isso é coisa de nerd bobão…[/quote]
Na verdade não é não.
Aqui Nós enfrentamos perguntas muito básicas, de pessoas que realmente já são vitoriosas por terem conseguido se cadastrar. Na verdade o suporte via Forum é uma realidade e os próprios end-users já explicam entre si como postar,
Dê uma rápida olhada na seção de perguntas, e vc vai ver o nível das dúvidas do pessoal.
Hehe, e também veja o nível das respostas, e logo perceberá que a coisa de suporte via comunidade produz uns efeitos no mínimo curiosos…
Por participar/moderr forum linux há muitos anos que digo isso, a pessoa que compra o computador nas casas bahia, no extra, em qualquer desses tipo de loja, quer pegar o telefone e alguém resolver pra ela, ela pagou/paga pra isso. Podem até falar, mas ela comprou o hardware, não SO que vem com ele, tudo bem, mas se fo Windows (original), ela sabe ao menos o nome da empresa pra procurar por suporte, e se for Linux, pro 0800 de qual empresa ela vai ligar?
Alias, se o problema for de rede/modem por exemplo, como ela vai usar forum hein?
Por participar/moderr forum linux há muitos anos que digo isso, a pessoa que compra o computador nas casas bahia, no extra, em qualquer desses tipo de loja, quer pegar o telefone e alguém resolver pra ela, ela pagou/paga pra isso. Podem até falar, mas ela comprou o hardware, não SO que vem com ele, tudo bem, mas se fo Windows (original), ela sabe ao menos o nome da empresa pra procurar por suporte, e se for Linux, pro 0800 de qual empresa ela vai ligar?
Alias, se o problema for de rede/modem por exemplo, como ela vai usar forum hein? ;)[/quote]
A Canonical tem suporte via telefone pro Ubuntu. Não lembro se é pago.