Boa tarde Srs,
Estava dando uma olhada na plataforma .NET Core e percebi que com ela podemos construir aplicações WEB e CONSOLE que podem rodar em ambientes Linux.
Dentro dessa plataforma existe a possibilidade de eu criar um projeto do tipo “class library” que no windows seria uma DLL para assim ser consumido por uma outra aplicação ? Isso não estou falando de ambiente web e sim de um cenário para aplicações DESKTOP.
Porque essa necessidade ? Atualmente a empresa que trabalho possui um ERP que roda só em ambientes DESKTOP e estamos sentindo a necessidade de migrar alguns módulos para o Linux, hoje nossas aplicações só funcionam no Windows por serem desenvolvidas em C# utilizando o .NET Framework.
Sei que a parte de Windows Form não é comportada pelo .NET Core, porém surgiu essa duvida se existiria a possibilidade de construirmos nossas DLLs de negócio no .NET Core e com isso criarmos telas em um outra linguagem para só realizar as chamadas das rotinas dessas DLLs, pois assim seria mais fácil por já termos o conhecimento da linguagem C#.
Obrigado
Não sei se entendi bem seu objetivo. Mas se quer compartilhar biblioteca entre plataformas .NET diferentes, como o Core e o .NET antigo, usa .Net Standard.
Resumindo um pouco da minha dúvida seria: “Criar uma aplicação desktop para rodar na plataforma Linux”.
Com esse .NET Core eu vi que não seria possível criar as telas pelo fato dele não suportar o WinForm, então gostaria de saber se seria possível eu criar as telas em uma outra linguagem e essas telas realizarem as chamadas de “dlls” criadas no .NET core. Essa abordagem seria viável num ambiente Linux ? Posso fazer com o .NET Core uma “dll” (Class Library) ser consumida por uma outra em ambiente linux ?
No caso esse .NET Standard eu conseguiria criar aplicações utilizando a linguagem C# que rodem em Linux ?
Desktop atualmente é fora de cogitação para sistemas de informação, ainda mais desktop Linux que poucas empresas adotam, por Windows ser mais produtivo. Mas uma saída mais próxima com C# seria com Mono: https://www.mono-project.com/docs/gui/
Já te respondi no post anterior, usa lib do tipo .Net Standard se for entre implementacoes diferentes do .NET. Se for só para aplicações .NET Core usa lib normal para Core.
Além do uso do GTK com Mono, pesquise se estao fazendo algo para .NET Core usando GTK https://www.google.com.br/search?q=gtk+.net+core