Netbeans 4.1

Netbeans 4.1 ready for download

Netbeans 4.1 has been released. This release focuses quite a bit on J2EE, with modules for EJB and web development, with Sun’s Application Server 8.1 being bundled and heavily supported in the IDE.

This release focuses quite a bit on J2EE technologies including web applications and EJB. The EJB modules include the ability to declare EJBs as web service points from the application server, so it’s very useful for discovering what the J2EE stack offers, at the very least.

Other enhancements include:

* Support for projects with multiple source roots
* Automatic generation of Debug and Compile Single File actions for projects with existing build scripts
* Streamlines configuration of project classpaths
* Simplified browsing of project classes
* MIDlet workflow support via the Netbeans Mobility Pack

http://www.netbeans.org/products/ide/

hum legal…
só falta os milhares de plugins que o eclipse tem para os vários frameworks e APIs existentes :stuck_out_tongue:

Pq todo post que sequer menciona o nome do NetBeans vira uma guerra a favor do Eclipse? Que saco isso, a gente ja sabe que o Eclipse eh bom, e a gente ja sabe que o NetBeans nao da nem pro cheiro, agora parem de brigar como se voces tivessem que catequizar (eclipsar?) todo mundo! :mrgreen:

E por acaso não temos? Ah! Melhor… a religião dos frees (eclipse) e a dos com lincença (IntelliJ)… hum… acho que prefiro a religião dos burgueses, mas como ela não me compete, fico com o eclipse mesmo…

Gustavo Guilherme BacK

[color=blue]Oi pessoal !!! Acho que um dos grandes avanços dessa versão foi o plugin para Tomcat integrado, webservices e o Import de projetos do Eclipse… com certeza vou utilizar nos meus próximos projetos web. :roll:

Até mais
Skyblue[/color]

Eu estou utilizando o NetBeans 4.1 regularmente no lugar do eclipse. Posso dizer que o produto é bom, e é impossivel dizer que não melhorou significativamente. Ele é rapido, bonito e muito estavel.

Mas (sempre tem um MAS), eu não consigo passar meia hora sem dar umas xingadas nele, coisas básicas ele não faz, não faz verificação de erros no JSP, eu escrevo qualquer coisa e ele não diz que ta errado. No Java ele não corrige os erros sozinhos, eu que to acostumado com o IntelliJ é uma diferença enorme de produtividade.

Apesar disso, eu vejo que o NetBeans é o produto ideal para mim utilizar com pessoas que vem do VB por exemplo, por ter tudo integrado, por já vir com todas as ferramentas e se o cara não conhecer o IntelliJ nem vai achar tão ruim assim.

É isso aí, você entendeu o que o pessoal da Sun estava pretendendo com esse produto (e com as versões pagas dele, que são o Java Studio Creator e o Java Studio Enterprise). A Sun quer pegar o cara desenvolvedor médio, acostumado com o VB.

[quote=marcelomartins]Eu estou utilizando o NetBeans 4.1 regularmente no lugar do eclipse. Posso dizer que o produto é bom, e é impossivel dizer que não melhorou significativamente. Ele é rapido, bonito e muito estavel.

Mas (sempre tem um MAS), eu não consigo passar meia hora sem dar umas xingadas nele, coisas básicas ele não faz, não faz verificação de erros no JSP, eu escrevo qualquer coisa e ele não diz que ta errado. No Java ele não corrige os erros sozinhos, eu que to acostumado com o IntelliJ é uma diferença enorme de produtividade.

Apesar disso, eu vejo que o NetBeans é o produto ideal para mim utilizar com pessoas que vem do VB por exemplo, por ter tudo integrado, por já vir com todas as ferramentas e se o cara não conhecer o IntelliJ nem vai achar tão ruim assim.[/quote]

[color=blue]Concordo plenamente, não tinha tentado debugar nele ainda… mais realmente faltou isso, tentei baixar um plugin pra debug mas não funcionou.

Se alguem encontrar algum plugin pra isso… :?:

Até mais.
Skyblue[/color]

Marcelo, por acaso tem alguma versão livre do Intellij??? Ou só pago mesmo? Para quem vai desenvolver por hob, 30 dias é muito pouco…

Essa IDE é legal… mas que pena que tem que pagar!

[quote=skyblue][color=blue]Concordo plenamente, não tinha tentado debugar nele ainda… mais realmente faltou isso, tentei baixar um plugin pra debug mas não funcionou.

Se alguem encontrar algum plugin pra isso… :?:

Até mais.
Skyblue[/color][/quote]

Plugin para debug? O Netbeans já tem suporte para debug embutido…