NetBeans 5.5 e Enterprise Pack ML em Português

Olá pessoal…
agora é oficial, o NetBeans 5.5 e o Enterprise Pack ML em nosso idioma.
Veja o anúncio oficial em http://www.netbeans.org/community/news/index.html#975.
Para obter os arquivos, siga os links abaixo:

NetBeans 5.5 IDE
http://www.netbeans.info/downloads/all.php?b_id=2323

Enterprise Pack
http://www.netbeans.info/downloads/all.php?b_id=2360

Gostaria de deixar aqui um grande agradecimento à toda a equipe que, de uma forma ou de outra, tornou esta idéia uma realidade. E claro, convidar você à juntar-se conosco e tornar esta iniciativa cada vez mais viável e real, com a qualidade que todos desejamos. Participe do concurso de testes para NetBeans 5.5 em Português, detalhes em http://translatedfiles.netbeans.org/pt_BR/5.5testingcontest.html.

[]'s

Ainda não usei o entPack, mas deve estar muito bom.
O NetBeans 5.5 em Pt_BR ficou ótimo, pois foram Brasileiros que ajudaram na tradução…
Isso pessoal, vamos ajudar no que for possível, todo mundo do projeto de tradução tem outras atividades, mas pelo menos discutem sobre alterações

Olá pessoal,
é isso mesmo, durante o projeto de tradução do IDE, todos os trabalhos foram feitos pela comuniodade brasileira, apenas o Help foi terceirizado pela Sun. O Ent. Pack tbm foi a Sun que bancou (nem open source este é ainda). Toda e qualquer ajuda é muito bem vinda, desde sugestão de termos a submissão de bugs e quaisquer outros problemas.
[]'s

Bah, eu fui tentar usar o NetBeans em português e é impossível para mim! :slight_smile:

Primeiro eu levei meia hora procurando a janela de Output, até perceber que era a janela “Saida” hehe. Acho que vou continuar usando em ingles mesmo que já to mais acostumado.

Estou puxando o netbeans pra ver como que ficou, e gostaria de saber o que seria este enterprise pack

Marcelo, você pode continuar a usar a versão em inglês, a versão em portugues é para dar uma opção pra quem tah começando e não sabe ingles… depois alguém coloca ai os motivos da tradução

Claro Marcos, eu entendo e acho uma excelente opção ter em português. Dar escolha para o usuário sempre é uma boa.

Inclusive parabenizo todos envolvidos na tradução, ficou muito boa mesmo.

E também, para qm faz sistemas sobre o Platform, é bastante interessante. Mesmo a versão em pt_BR, vc pode entrar com parametros para q seja inicializado em ingles, se necessário. Eu estou utilizando em pt_BR a uns 3 meses já, e levei uma semana para me adequar à esta versão. Hj, esta bem tranquilo trabalhar assim, apenas alguns termos ou entradas ainda podem causar duvidas, qnd temos a linguagem muito viciada. Tentamos evitar ao máximo vícios de linguagem e neologismos nas traduções, por isso, problemas poderão ser encontrados pelo pessoal mais “velho”, mas com pouco tempo vc se acostuma. []'s

Mas o melhor é que o pessoal não mudou os atalhos do teclado como em alguns outros software traduzidos.

Sim ficou muito boa, mas ainda tem muito a ser melhorado, tem que ficar ótimo… hehehe :lol:

Ah, Netbeans 5.5 não interessa pra mim… Quero mesmo é ver o 6.0 quando sair, as melhorias no editor de código estão muuuito boas.

Vamos ter outra IDE com um ótimo editor de código :wink:

Veja em http://www.netbeans.org/products/enterprise/index_pt_BR.html um draft para a documentacao em pt_BR.

Documentação em pt_BR, um draft pode ser obtido em.
http://wiki.netbeans.org/wiki/view/Docs_pt_BR
Ainda não foram revisadas, então, se alguém quiser contribuir, é soh avisar.
[]'s

[b][i][color=green][/color]Nossa!!! bem legal em português hein!!!
Eu tenho a versão em inglês…tem como so atualizar a minha ou tenho que instalar novamente??
VALEU :!: :lol:

Faça o seguinte. Se vc não instalou nenhum plugin de forma global, vc pode apenas instalar a versão em pt_BR e apontar para a sua pasta de usuário atual, que tudo ficará corretamente configurado. Só uma ressalva, o IDE faz cache the algums views, e, se vc nao apagar a pasta Windows2Local na sua pasta de usuário, algumas telas terão seus títulos na versão em inglês, e se apagar esta pasta, vc perderá a atual configuração de telas (locais onde elas estão atualmente sendo exibidas). Então, isto fica a seu critério, se vc apaga esta última pasta citada, ou não. No mais, vc não terá nenhum problema. Caso vc venha a ter quaisquer inconvenientes, me avise, que poderemos estar resolvendo isso o mais breve possível.
[]'s

[b][i][color=green][/color]Ouhhh…valeu hmichel, eu vou fazer isto então!
Obrigado :!: :lol:

excelente trabalho…apesar de eu usar eclipse fiz o download pra dar uma olhada…a tradução ficou bem bacana…

parabéns novamente pela iniciativa… :wink:

[]'s

[quote=zelopes]excelente trabalho…apesar de eu usar eclipse fiz o download pra dar uma olhada…a tradução ficou bem bacana…

parabéns novamente pela iniciativa… :wink:

[]'s[/quote]

Eu também to so na curiosidade.
Mas nao uso nenhum dos 2 :wink:

Parabens pela traducao. Bela iniciativa.
Existe previsao para a traducao do 6?

Olá,
sim, de agora em diante, será mantido as traduções em paralelo com as versões oficiais. Os idiomas oficiais são: Inglês, Japonês, Chinês Simplificado e agora, Português. As traduções saem do forno por volta de um a dois meses após a versão final do IDE. Antes do 6, haverá a versão 5.5.1, basicamente com novas features voltadas para o Java EE e Enterprise Pack, mas ainda não definidos publicamente, e nas traduções, correções dos erros encontrados na versão 5.5.

[]'s

[quote=marcelomartins]Bah, eu fui tentar usar o NetBeans em português e é impossível para mim! :slight_smile:

Primeiro eu levei meia hora procurando a janela de Output, até perceber que era a janela “Saida” hehe. Acho que vou continuar usando em ingles mesmo que já to mais acostumado.[/quote]
hahahahaha!!!

E ai pssoal!!!

Legal a iniciativa!!!
PARABÉNS!!!

:wink:

O seu SO esta em q idioma? O nb irá subir com o idioma o qual seu sistema esteja configurado.
Caso vc queira forçar isso, adicione a seguite opção ‘–locale pt_BR’ no seu arquivo etc/netbeans.conf, na pasta de instalação, a qual ficará algo como:

netbeans_default_options="--locale pt_BR -J-Xms32m -J-Xmx128m -J-XX:PermSize=32m -J-XX:MaxPermSize=160m -J-Xverify:none -J-Dapple.laf.useSc
reenMenuBar=true"

Para confirmar, veja na tela de Help &gt About, na aba Details, a opção ‘System Locale’, deverá estar pt_BR.
[]'s