NetBeans 6.9 Milestone 1

Saiu o Milestone 1 do NetBeans 6.9:

Novidades: http://wiki.netbeans.org/NewAndNoteworthy69m1

Fonte: http://blogs.sun.com/lukas/entry/netbeans_6_9_milestone_1

Download: http://bits.netbeans.org/netbeans/6.9/m1/

Ob.: Parece que as coisas continuam andando, mesmo com todos os temores com a Oracle.

Ele continua com os releases semestrais, isso é legal. A maior mudança segundo o changelog é melhoria no OSGi, alguémsabe o que é isso?

Nas outras linguagens, o suporte ao Zend Framework no PHP também foi legal. E a preocupação com performance está sempre presente em todas as versões, isso é legal, porque todo mundo reclama disso no netbeans.

Eu acho que a Oracle só não matou esse projeto pq ele já estava desvinculado da Sun. A Sun era apenas a patrocinadora.
O histórico da Oracle na compra de empresas não é nada bom, pelo menos não para nós desenvolvedores.
Ela simplesmente compra a empresa, acaba com a marca, documentações, comunidades oficiais e coloca um texto curto sobre o produto em seu site.
Vide a compra da BEA.

[quote=fabiomazzo]Eu acho que a Oracle só não matou esse projeto pq ele já estava desvinculado da Sun. A Sun era apenas a patrocinadora.
O histórico da Oracle na compra de empresas não é nada bom, pelo menos não para nós desenvolvedores.
Ela simplesmente compra a empresa, acaba com a marca, documentações, comunidades oficiais e coloca um texto curto sobre o produto em seu site.
Vide a compra da BEA.[/quote]

Da Sun foi pior ainda pelo tamanho da Sun.

Menos de uma semana depois de oficial os caras tomaram o site, começou a sair gente e direcionou algumas URLs para sites nada a ver deles…

Acho que seria melhor se a IBM comprasse…

OSGi é, basicamente, uma especificação de arquitetura modular para desenvolvimento de aplicações em Java. O Eclipse 3.0 modificou a estrutura de plugins para se basear em OSGi provendo uma implementação chamada Equinox.

Mais detalhes no site: http://www.osgi.org

O IntellijIDEA (na versão 9) também suporta o desenvolvimento com OSGi, só não testei ainda pra ver como está.

Mas isso é normal em qualquer fusão, quanto antes sanearem a outra divisão, melhor pra todos. E o Java é uma das áreas que vai receber investimentos, mas não existe mágica: despesas tem de ser menor que receita, é a única regra pra um negócio ficar em pé!

Berkeley DB e os projeots da People Soft saíram ganhando muito. Produtos da BEA nunca fui fã, não sei o que a Oracle viu neles.

para quem for usar javafx nesta versao desista, conforme hasik postou em blog

neste caso, continuem por enquanto na versao 6.8

Caracas, isso tudo é só o Milestone 1?

Gostei da parte do suporte experimental ao Java 7, fora o code completion em CSS.

O lançamento final está marcado para Junho 2010. Provavelmente o Netbeans 7.0 irá coincidir com o lançamento do Java 7, no final do ano(já que o milestone final está marcado para Setembro).

:smiley:

realmente é uma coisa boa… confesso que eu preferi a oracle… os temores sempre temos, até por que na aquisição de uma empresa pro outra sempre acontecem certos cortes mesmo, a questão é onde seriam esses cortes… assim mesmo estou otimista quanto a netbeans e especialmente quanto a java.

quanto a questão levantada ai de se fosse a IBM e não a oracle… bom, ja ouvi muita gente dizer que a IBM tem certa richa com a SUN, tem aquela história do eclipse ter esse nome por ser uma provocação a sun, etc… se fosse a IBM acho muito mais provavel de que o netbeans fosse indo descontinuado… o hardware da sun não iria ter investimento nenhum obviamente, penso que inclusive o websphere iria encobrir o glassfish… para os produtos sun de outra hora seria muito pior se fosse a IBM no lugar da oracle…claro que isso é só opinião…

vamos ver com o passar do tempo…

Long live Netbeans! :smiley:

Paz e bem!

pessoal peguei a resvista sexta computerworld e saiu o ranking das 300 maiores empresas a sun estava apenas um pouco abaixo da oracle e com lucros bem acima por exemplo da apple que estava umas 150 posiçoes atras… não entendo se estava quebrando como ficou bem colocada no ranking?

Diabo Loiro: de fato, a Sun era enorme, mas já fazia alguns semestres que vinha dando prejuízo, e, apesar de criar tecnologias interessantes, não conseguia vendê-las com eficiência. Então, no médio prazo, a tendência era que quebrasse ou fosse engolida por uma outra empresa (o que de fato aconteceu).

Comentando uma outra teoria levantada neste tópico, achei melhor que fosse a Oracle a comprar a Sun, em vez da IBM, já que a IBM joga todo seu peso a favor do Eclipse e portanto a continuidade do NetBeans ficaria seriamente ameaçada.

[quote=maior_abandonado]realmente é uma coisa boa… confesso que eu preferi a oracle… os temores sempre temos, até por que na aquisição de uma empresa pro outra sempre acontecem certos cortes mesmo, a questão é onde seriam esses cortes… assim mesmo estou otimista quanto a netbeans e especialmente quanto a java.

quanto a questão levantada ai de se fosse a IBM e não a oracle… bom, ja ouvi muita gente dizer que a IBM tem certa richa com a SUN, tem aquela história do eclipse ter esse nome por ser uma provocação a sun, etc… se fosse a IBM acho muito mais provavel de que o netbeans fosse indo descontinuado… o hardware da sun não iria ter investimento nenhum obviamente, penso que inclusive o websphere iria encobrir o glassfish… para os produtos sun de outra hora seria muito pior se fosse a IBM no lugar da oracle…claro que isso é só opinião…

vamos ver com o passar do tempo…[/quote]

Websphere no lugar do glassfish??? bata tres vezes na madeira!