NetBeans 7 Beta 2

Já está disponível segundo release do netbeans da versão 7 ainda em fase beta.
Dentre as novidades é o uso do tomcat 7, como nativo.
link: http://www.netbeans.org/community/news/show/1508.html

Acho que esse é o link correto:
http://netbeans.org/community/news/show/1502.html

Release notes:
http://netbeans.org/community/releases/70/relnotes.html

Download:
http://dlc.sun.com.edgesuite.net/netbeans/7.0/beta2/

Eu queria saber porque o hibernate que vem com ele ainda está na versão 3.2.5. Passou da hora de atualizarem, ainda mais depois do JPA 2.0.

Outra coisa, a compatibilidade padrão do Netbeans é do JDK 5, até hoje o padrão não é o JDK 6, muito estranho.

Mas o mais interessante é que a Oracle vem divulgando muito mais o Netbeans que o JDeveloper.

eu ainda curto mais o eclipse.

eu curto o Intellij IDEA :smiley:

problema do eclipse é a falta de novidades. eu estou pensando seriamente em mudar pro lado negro (netbeans)

Que tipo de novidade?

Testando essa versão (e desviando da velha discussão Eclipse x Netbeans), vi que o NetBeans 7 agora tem suporte pro HTML5 no editor, muito legal!!

Eu utilizava o Eclipse a um tempo atrás mais o Netbeans possui atualizações com maior frequência isso me fez mudar pro lado negro hohohohoo
Mostrando que estão investindo bem na IDE

Netbeans, lado negro? :roll: , ta mais para o lado azul :lol: … Eu não sei que babaquice é essa… enfim
Gosto e respeito muito esta IDE chamada eclipse, mas atualmente uso netbeans e não acho que isso me faz menos programador, é só uma questão de gosto pois temos estas duas excelentes(entre outras) opções para trabalhar. Vou baixar este beta pra dar uma olhada. []s a todos.

Java é multiplataforma. Javeiro, portanto, tem OBRIGAÇÃO de conhecer Linux e Windows (no mínimo), Netbeans e Eclipse, Firefox, IE e crhome… E por aí vai.

Quando você ver alguém criticando ferrenhamente a outra IDE, tenha certeza de uma coisa: essa criatura bitolada não conhece o outro lado.

Até hoje conheço pessoas que dizem que o Netbeans “esconde código” e “gera código zuado”. Sem falar dos comentários tipo “isso é ide acadêmica”, “é ide para estudantes” e por aí vai. Sinceramente, nem paro mais para discutir, principalmente porque, na hora do vamos ver, os que têm me dito isso são justamente os me pedem ajuda 5 minutos depois… rssrsrrrsrs

Enfim, se você anda criticando o Netbeans ouEclipse, pare de perder seu tempo e vá codificar algo de útil. Enquanto você fica fazendo pose de “sou fodão”, tem um monte de programadores ninjas trabalhando para tornar as duas IDES ferramentas de primeira. E você aí fazendo achando lindo fazer CRUD.

[quote]Java é multiplataforma. Javeiro, portanto, tem OBRIGAÇÃO de conhecer Linux e Windows (no mínimo), Netbeans e Eclipse, Firefox, IE e crhome… E por aí vai.

Quando você ver alguém criticando ferrenhamente a outra IDE, tenha certeza de uma coisa: essa criatura bitolada não conhece o outro lado.

Até hoje conheço pessoas que dizem que o Netbeans “esconde código” e “gera código zuado”. Sem falar dos comentários tipo “isso é ide acadêmica”, “é ide para estudantes” e por aí vai. Sinceramente, nem paro mais para discutir, principalmente porque, na hora do vamos ver, os que têm me dito isso são justamente os me pedem ajuda 5 minutos depois… rssrsrrrsrs

Enfim, se você anda criticando o Netbeans ouEclipse, pare de perder seu tempo e vá codificar algo de útil. Enquanto você fica fazendo pose de “sou fodão”, tem um monte de programadores ninjas trabalhando para tornar as duas IDES ferramentas de primeira. E você aí fazendo achando lindo fazer CRUD.[/quote]

Discordo totalmente!
Sou usuário Linux, e digo que pelo fato do Java ser multi-plataforma o programador não tem necessariamente a obrigação de conhecer as duas plataformas. até por que não existem só duas!!!
Sobre a IDE, acho que é o D- para um desenvolvedor. Conhecer Java não significa conhecer IDE, apenas fiz uma citação ao eclipse sem intenção alguma de gerar flamewar.

caso tenha ficado uma má impressão de meu comentário, desde já peço desculpas.

[quote=Elizeu_Santos][quote]Java é multiplataforma. Javeiro, portanto, tem OBRIGAÇÃO de conhecer Linux e Windows (no mínimo), Netbeans e Eclipse, Firefox, IE e crhome… E por aí vai.

Quando você ver alguém criticando ferrenhamente a outra IDE, tenha certeza de uma coisa: essa criatura bitolada não conhece o outro lado.

Até hoje conheço pessoas que dizem que o Netbeans “esconde código” e “gera código zuado”. Sem falar dos comentários tipo “isso é ide acadêmica”, “é ide para estudantes” e por aí vai. Sinceramente, nem paro mais para discutir, principalmente porque, na hora do vamos ver, os que têm me dito isso são justamente os me pedem ajuda 5 minutos depois… rssrsrrrsrs

Enfim, se você anda criticando o Netbeans ouEclipse, pare de perder seu tempo e vá codificar algo de útil. Enquanto você fica fazendo pose de “sou fodão”, tem um monte de programadores ninjas trabalhando para tornar as duas IDES ferramentas de primeira. E você aí fazendo achando lindo fazer CRUD.[/quote]

Discordo totalmente!
Sou usuário Linux, e digo que pelo fato do Java ser multi-plataforma o programador não tem necessariamente a obrigação de conhecer as duas plataformas. até por que não existem só duas!!!
Sobre a IDE, acho que é o D- para um desenvolvedor. Conhecer Java não significa conhecer IDE, apenas fiz uma citação ao eclipse sem intenção alguma de gerar flamewar.

caso tenha ficado uma má impressão de meu comentário, desde já peço desculpas.[/quote]

Eliseu

Acredito que quem tem que pedir desculpas pelo mal entendido sou eu. Não quis de forma alguma atacar você ou ser agressivo. Não quero gerar flamewar, muito pelo contrário. Estou justamente cansado dessas flames Netbeans x Eclipse, Windows x Linux e por aí vai.

Sobre a questão de conhecer as IDEs, se você trabalha sozinho, não precisa conhecer várias não. Mas se está inserido no mercado de trabalho, sabe que tem empresas que usam Eclipse, outras que usam Netbeans, algumas IntelliJ e muitas usam várias. Eu mesmo, no último ano, tive que trabalhar em projetos com Netbeans e com Eclipse.

Porque eu tenho que conhecer a IDE? Por que elas fazem parte do ecossistema do Java e podem sim fazer a diferença para um programador que conhece a linguagem. As ferramentas oferecidas pela IDE podem facilitar ou complicar nosso trabalho. E não conhecê-las pode afetar um projeto negativamente. Quem já fez aplicação Swing com Eclipse e com Netbeans, por exemplo, sabe do que estou falando.

Só pra você ter uma ideia, certa vez peguei um projeto Swing que foi feito no Eclipse durante dois anos e o reescrevi em 3 meses, além de adicionar um novo módulo. Eu que sou um super programador? Evidentemente que não! O sistema era super simples, tanto que o Netbeans deu conta de refazê-lo em 3 meses. O problema é que a equipe original só trabalhava com eclipse e não quiseram usar o Netbeans de forma alguma. Acabaram colocando o projeto em perigo e por muito pouco não perdemos esse cliente. Uma coisa que poderia ter sido feita em 3 ou 4 meses, levou quase dois anos para ser feita, tudo por teimosia.

Sobre Linux e Windows, sinto muito, mas você AGORA pode ser usuário Linux, mas isso pode não ser verdade no futuro. Sem falar, é claro. que seu cliente pode não compartilhar da sua paixão. E se ele usar Windows? E se usar Mac? Vai se recusar a fazer um sistema pra ele por causa disso? Quem já teve que fazer um sistema nas duas plataformas, sabe que desconhecer uma delas pode gerar um monte de dores de cabeça desnecessárias…

O futuro não aponta apenas para o dever de conhecer mais de uma IDE ou mais de um SO. O futuro aponta para os programadores poliglotas.

A propósito, sou usuário Linux, em casa, e usuário Windows, em meu trabalho. Uso Netbeans e Eclipse em meus projetos pessoais e profissionais. E se alguém tiver uma boa indicação de IDE Python, por favor, me ajudem. Sinto que o Netbeans ainda não está maduro o suficiente nessa linguagem.

Ola Josenaldo sobre a IDE para Python sou um tanto receoso para com IDE de linguagens dinamicas… o Netbeans realmente me parece grande demais e pesado demais para uma linguagem como Python ou até mesmo Ruby (isso se aplica tambem ao Eclipse) acho que o custo beneficio não compensa, mas gostaria de saber o que uma IDE “madura” para Python poderia oferecer na sua opiniao…

Ola Josenaldo sobre a IDE para Python sou um tanto receoso para com IDE de linguagens dinamicas… o Netbeans realmente me parece grande demais e pesado demais para uma linguagem como Python ou até mesmo Ruby (isso se aplica tambem ao Eclipse) acho que o custo beneficio não compensa, mas gostaria de saber o que uma IDE “madura” para Python poderia oferecer na sua opiniao…
[/quote]

Olha, o que a “ide madura” pode oferecer ao Python eu não sei. Tô começando a estudar python agora. Mas o que ela não deve oferecer, disso não tenho dúvidas: travamentos, bugs, lentidão…

Tem algum tempo que brinquei com python no netbeans e na época, não gostei da experiência. Não sei como está hoje, nem mesmo se a comunidade python usa o Netbeans. Mas sei que a experiência ue tenho hoje com Java, por exemplo, é bastante fluida. Não vejo mais aqueles travamentos e bugs que o Netbeans tinha na versão 6.0 ou 6.1. Principalmente no Linux.

Idem … :frowning: ai achei um plugin pro Gedit e hoje sou um cara feliz …porem nao consigo conceber trabalhar dessas forma com Java…sim tem como mas é muito chato e custoso…e como ja dizia um sabio homem existem linguagens e linguagens …

Cada vez que aparece um tópico sobre netbeans, aparece alguém pra postar “Prefiro eclipse” e vice-versa.

Sobre precisar aprender outras IDEs, na boa: se você trabalha com Eclipse e um dia tem de pegar um trabalho no JBuilder, JDeveloper, Netbeans, etc, quanto tempo a pessoa vai demorar pra conseguir codificar?
Tão de brincadeira, né? Quem programa em um, no máximo vai ter de dar uma pesquisada no menu, no help ou perguntar pro colega do lado. E em uma semana já sabe até as teclas de atalho.

Não precisa ficar estudando IDEs, qualquer uma vai te atender, se você souber programar.

concordo com o amigo de cima.
e voltando sobre multi-plataforma…

se o meu cliente não compatibiliza da mesma paixão pelo Linux que eu isso não é um problema!

eu posso perfeitamente desenvolver no Linux e dar o *.jar pra ele. vai funcionar normalmente no windows. por isso dizemos que é multi-plataforma, funciona tão bem em um quanto em outro.
pode haver algum problema com diretórios de arquivos de logs se você não pensar na idéia de criar uma janela perguntando ao usuário “onde deseja salvar suas preferências?” tirando coisas do tipo, é totalmente portável para outro SO, eu diria até que é totalmente implantável.

sobre o pedido de desculpas, acho que houve um equivoco mútuo, vamos deixar isso no passado ok?
abraços a todos.

bla bla bla bla…

O que importa é que a Oracle manteve a promessa de continuar o desenvolvimento ABERTO do NetBeans…

Very Good !

Cade aqueles sem noção dos filhotes de RMS para gritarem agora ?

rsrs essa promessa ele manteve. realmente. Inclusive, ela disse que daria mais ênfase ao JDeveloper do que ao NB, e na verdade fez o contrario. o NB tem se popularizado de forma impressionante.