Nivel de permissão

Olá galera,
Sou novo no fórum e desde já aviso que vou perturbar muito a paciência de vocês… rsrsrs
Bem meu problema é o seguinte, sou desenvolvedor java com conhecimento médio e admito que nunca fiz algo assim. Tenho uma plataforma que estou desenvolvendo para trabalhar em um escritório com relatórios e coisas do gênero, mas minha dificuldade é em desenvolver um controle de acesso que seja simples e não necessite cadastrar meus menus no banco, pois acho que o banco serve apenas para cadastrar entidades. Minha ideia seria criar a tabela de usuário e adicionar um campo de permissão para ele na mesma que foce numérico, como por exemplo 1,2,3,4 em que o número 1 seria o administrador e o maior número seria do usuário comum. Gostaria da ajuda de vocês para poder fazer a implementação do código que seja sofisticado e que não necessite de tantos ifs, algo como uma classe de acesso ou alguma coisa assim.
Desde já agradeço a ajuda.

pois vc esta errado.

banco de dados serve pra vc serializar os seus dados. se vc tem a noção de permissões no seu modelo de dados, isso pode se refletir sim no banco de dados. ou talvez em tabelas auxiliares que digam a respeito a essas regras em especifico.

Agora vamos la, se existe a noção de administrador isso tem que ser representada de alguma forma. vc pode criar uma especialização de “usuario” que seja um “administrador” ( que vc simboliza no banco como uma flag x que pode ser um numero em um lugar, sei la). E ai vc usa orientação a objetos.

se o usuario não for administrador, vc vai ter um erro em runtime, que vc pode filtrar ( ou antecipar verificando se vc pode fazer o cast adequado ) e dar uma mensagem bonitinha tipo “não pode acessar isso seu usuario mundano”.

use orientação a objetos.

enriqueça seu modelo de dados.

banco de dados serve pra serializar esses dados pq se tudo ficar na memoria, vai faltar luz e babau.