Bom, eu não conheço nenhum deles mas gostaria de expor minha opinião de espectador de vitrine, que obviamente tem muito menos importancia do que a opinião de quem tem os aparelhos.
O Iphone é a tecnologia facil, obvia, chamativa. Qualquer um vê nele a inovação e a qualidade, mesmo que não use. Chama a atenção.
O N95 é mais comum, pouca inovação estética, mas superior nos detalhes tecnicos. A Nokia, ao meu ver, sempre dá algo mais em seus aparelhos, mas nem sempre é tão facil perceber e nem sempre faz diferença pra todo mundo. É como quando comprei meu primeiro aparelho com visor colorido. Era um nokia que tinha uma qualidade na resolução muito superior aos outros de mesmo preço, mas eu acho que só eu e alguns poucos percebiam e valorizavam isso.
Eu pesquisaria antes de comprar e pensaria: vou usar tudo isso que o nokia tem a mais? não? então vai o iphone que é chique no urtimo. Se eu preciso de um monte de coisa que tem no nokia, mas não tem no iphone, é claro que eu vou comprar o nokia que tb é belo e funcional.
Eu acho que o iphone poderia ter tudo que o nokia tem, mas os caras querem ganhar dinheiro. Pra que lançar um aparelho com tudo, se eles sabem que um aparelho inferior tecnicamente vai vender tanto quanto? Daí depois de uns anos lançam o aparelho com aquilo à mais e a galera que ja tem, vai comprar o novo também, ou seja, da pra lucrar duas vezes.
O iphone, na minha opinião, inova muito em beleza e “usabilidade” e isso faz muita diferença hoje em dia pq o povão gosta é de aparecer. A Apple pode vender um aparelho inferior tecnicamente, que talvez tenha um custo menor na produção, pelo mesmo preço de outro superior tecnicamente e competindo acirradamente gerando até tópicos comparativos nos foruns. hehe
Se o nokia não tivesse tudo que tem, seria fichinha perto do iphone. Cada um usa as armas que tem pra ganhar a clientela. Cada um tem uma estrategia. Se as empresas criarem um super aparelho com tudo-em-um, perfeito, com toda a tecnologia disponivel, vai vender muito. Mas e depois que todo mundo tiver? De onde vai vir o lucro já que não vai ter o que inovar? Não acho impossivel lançar um aparelho com uma camera de 12mp, mas é muito melhor ir aumentando gradativamente, poucos mp por geração, pra que haja algo novo que chame a atenção do consumidor.
É isso aí!
Valeu!